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Favoritismo francês perto do título da primeira etapa do Extreme Sailing Series

Fonte: Excom

O penúltimo dia do Extreme Sailing Series em Muscat, Omã, viu a velocidade do vento aumentar, assim com a competição. A intensa batalha entre Groupe Edmond de Rothschild e o impressionante novo time do Oman Air prosseguiu e, mais uma vez, apenas um ponto a favor dos franceses separa os dois times da liderança final da primeira etapa. “Foi radical. Sabemos que precisamos forçar a corrida quando os ventos aparecem” afirmou Morgan Larson. Será uma final imprevisível, com três outros times na cola dos líderes. Toda a competição será transmitida online, a partir das 10h30, hora local.

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Nova norma para construção de barcos está disponível para consulta pública

Fonte: Revista Náutica Online

A nova norma que regulamenta a construção de pequenas embarcações de lazer está disponível por 60 dias para consulta pública, a partir da última quinta-feira, dia 23 de fevereiro. O novo texto teve por base a antiga NBR 14574, que foi revisada e ampliada.

A versão inicial da norma foi editada em 2000, e sua revisão começou em 2011, quando a Comissão de Estudo de Pequenas Embarcações de Recreio foi reativada. Essa comissão, coordenada pelo vice-presidente da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), engenheiro Jorge Nasseh, integra o Comitê Brasileiro de Navios, Embarcações e Tecnologia Marítima da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Quinze grupos de trabalho foram criados para a elaboração da NBR 14574:2012.

Antes de entrar em vigor, a nova norma está à disposição de qualquer interessado no assunto, que queira conhecê-la e sugerir mudanças. Após o prazo da consulta pública, um novo encontro será marcado para análise das sugestões e, por fim, o texto final será publicado. A partir de então, o Brasil terá uma norma definitiva para a construção de embarcações de recreio em plástico reforçado com fibra de vidro, com comprimento igual ou inferior a 24 metros.

Para ter acesso à norma, basta clicar na página inicial www.abnt.org.br/consultanacional de Consulta Nacional da ABNT e acessar a pasta ABNT/CB-07, que é a do Comitê Brasileiro de Navios, Embarcações e Tecnologia Marítima.

Velejador brasileiro de 62 anos contorna o planeta em apenas 11 meses

Fonte: Webventure

Ser o velejador brasileiro mais velho a dar uma volta ao mundo, inaugurar uma nova rota de circum-navegação do planeta – diminuindo o tempo de 2 anos para 11 meses de viagem –, viajar sozinho num barco de 12 metros, superar um câncer. Essas são os feitos de Raimundo Nascimento, de 62 anos, ao completar a viagem de sua vida a bordo do Caroll. Ele partiu do Rio de Janeiro em 23 de abril de 2011 e chegou na última terça, 28 de fevereiro.

 

ARTIGO: obras do emissário subaquático prejudicam a segurança da navegação no Rio Guaíba

Fonte: Blog Hidrovias Interiores, Hermes Vargas dos Santos

O que é o Pisa
O Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) da Prefeitura de Porto Alegre, resultado de discussões ocorridas no 3° Congresso da Cidade, em 2000, tem como principal objetivo ampliar a capacidade de tratamento de esgotos da Capital de 27% para 77% até 2012. Ao todo, serão investidos R$ 586,7 milhões*, com financiamento de R$ 203,4 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e de R$ 316,2 milhões da Caixa Econômica Federal, com contrapartida de R$ 67,1 milhões da prefeitura.

A implantação do Pisa busca a ação da balneabilidade das águas do Guaíba até 2028, com a redução de mais de 99% dos coliformes fecais lançados na extensão, que vai desde a foz do arroio Dilúvio até a praia de Ipanema. O sistema de abastecimento de água também será melhorado, devido à redução da carga de poluentes orgânicos e da densidade de coliformes na água captada.

As obras do projeto, vinculado ao Programa Transforma POA, começaram a ser executadas em dezembro de 2007 pelo Sistema de Esgotamento Sanitário da Restinga e deverão ser estender até o final de 2012 com a conclusão da ETE Serraria, quando todos os sistemas de esgotamento construídos entraram em atividade. Além disso, o Pisa integra três frentes de atuação do governo: o Eixo Ambiental, o Eixo Social e o Eixo Econômico.
O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico (Smgae) e a Componente 1- Melhoria das Águas do Lago Guaíba - estão sendo executadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). São coexecutores do Socioambiental o Demhab, o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), a Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMCPGL), a Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), a Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) e a Procuradoria-Geral do Município.


Fonte: PMPA, Projeto Integrado Socioambiental. Pisa

O material acima ilustra perfeitamente a importância do projeto para a população de Porto Alegre e para o meio ambiente, mas todas as obras de engenharia, por mais importantes que sejam, devem ser executadas com observância da Lei, o que nesse caso inclui o cumprimento das normas de segurança aquaviária, em especial a Normam-11 (Obras, Dragagem, Pesquisa e Lavra de Minerais Sob, Sobre e às Margens das Águas sob Jurisdição Brasileira).

No capítulo 2 da Normam 11, referente a dragagem e aterros, a dragagem de implantação é definida como aquela executada para implantação, ampliação ou aprofundamento de canais de navegação, bacias de evolução
e em outras obras ou serviços de engenharia em corpos de água. Os locais de descarte, são definidos como áreas de despejo do material dragado, onde serão definitivamente despejados os materiais resultantes das atividades de dragagem, onde possam permanecer por tempo indeterminado, em seu estado natural ou transformado em material adequado a essa permanência, sem prejudicar a segurança da navegação, nem causar danos ao meio ambiente ou à saúde humana.

Qualquer atividade de dragagem em águas navegáveis brasileiras depende de autorização prévia da Marinha do Brasi l, através da respectiva Capitania dos Portos, e está condicionada a uma série de procedimentos relacionados, dentre outros, à segurança da navegação, inclusive com batimetrias e sinalização das áreas de dragagem e de despejo (item 0204, Normam 11). Veja aqui o conteúdo da Normam 11. Então, se a dragagem para abertura da cava do emissário subaquático do Pisa está sendo feita é porque foi previamente autorizada pela Capitania dos Portos do RS, mediante a apresentação dos documentos técnicos exigidos pela Normam 11; se não foi, ou está sendo executada de forma irregular, é ilegal, e deve ser interditada/embargada pela Marinha, sob pena de omissão de autoridade.

Normam 07 - Inspeção Naval (Seção II - Situações Especiais)

Por outro lado, a responsabilidade pela execução das obras é, sem qualquer dúvida, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da ação de diversos órgãos - DMAE, DEP, SMAM, DEMHAB, SMOV, SPM, SMIC, SMCPGL e PGM, que operam sob a coordenação da Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico (SMGAE). Os documentos abaixo mostram que os bancos criados pelo despejo de material dragado devem ser retirados (entulhos), inclusive com a previsão orçamentária de reaterro das cavas que, por motivos óbvios (economia, meio ambiente e segurança da navegação), deve contemplar a utilização do material original disposto a poucos metros das cavas.


Apesar da situação de perigosa criada, que atenta contra os princípios e normas da segurança aquaviária, com potencial para causar danos à vida, à integridade física das pessoas e prejuízos materiais (o que já aconteceu), os órgãos públicos envolvidos têm adotado uma postura lamentável, tentando se desonerar de suas responsabilidades, usando a velha tática de "tirar o corpo fora", ou usando um discurso ideológico rançoso (e perverso) a respeito do valor da vida (que dependeria, nessa ótica deformada, da condição socioeconômica das pessoas). Veja aqui as fotos dos bancos criados pela dragagem irregular das obras do Pisa, lembrando que a maioria dos bancos não são visíveis ...).

Está na hora de levar o assunto ao Ministério Público Federal ...

Disputa segue acirrada no segundo dia do Extreme Sailing Series

Fonte: Excom

O capitão novato Morgan Larson terminou o primeiro dia de corridas do Extreme Sailing Series na liderança, à frente dos favoritos Groupe Edmond de Rothschild. No segundo dia, mantiveram a boa forma, mas dessa vez os franceses assumiram a frente por apenas um ponto. Cinco diferentes vencedores em oito corridas nos dois dias de competição mostram que a disputa está apertada.

 

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Melhor início de temporada para um capitão estreante na largada do Extreme Sailing Series

O americano Morgan Larson, novo capitão da Oman Air, teve um incrível início de temporada na abertura do Extreme Sailing Series, em Muscat. O esportista quarentão, apaixonado por surfe, tem em seu currículo três America´s Cup, 6 títulos em campeonatos mundiais, mas poucos acreditariam que dividiria o topo da tabela após seis corridas na pré-temporada com o Groupe Edmond de Rothschild na frente. “Não sabia o que esperar, para ser honesto. Sei que há muitos times talentosos, mas eu acho que o formato se adapta bem ao meu estilo. Acredito que possamos vencer, mas vamos precisar estar no pódio a todo momento”, disse Larson.

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A pergunta que todos fazem é quem vencerá essa temporada. O time Frances liderado por Pierre Pennec é renomado e foi vice-campeão nas duas últimas temporadas. “Vencemos aqui ano passado e é sempre bom marcar o território para estar 100% competitivo”, disse Hervé Cunningham. É sempre um time para se observar.

Foi a equipe de Leigh McMillan, a The Wave, Muscat, que marcaram o primeiro revés da corrida. As condições não estavam desafiadoras com o vento entre seis e dez nós ao longo tarde, o que não demorou muito para que o time de Pennec assumisse o controle para vencer as duas corridas seguintes.  A corrida foi responsável por um momento de tensão quando o quinto homem da Oman Air, Max Bulger, caiu no mar. “Já vi várias pessoas caírem no mar, mas não do modo que se deu com ele. Foi impressionante”, disse Larson. O quinto homem foi rapidamente socorrido pelo time de Larson que tão logo se reposicionou para liderar a corrida.

O novo time do Estreme Sailing Series, Team Trifork, teve sua primeira experiência na competição, e adorou a experiência. ”Difuculdades, muito aprendizado e diversão. Terminamos em terceiro em uma das corridas e estivemos na briga o tempo todo”, disse o capitão Jes Gram-Hansen.


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GAC Pindar, liderada pelo experiente Ian Williams, novos integrantes ano passado, fecharam a classificação neste primeiro dia na terceira posição.

Extreme Sailing Series 2012 Etapa 1, Muscat, Omã classificação após 1 dia, 6 corridas (28.2.12)
Posição / Equipe / Pontos

1- Groupe Edmond de Rothschild (FRA) Pierre Pennec / Jean-Christophe Mourniac / Hervé Cunningham / Bernard Labro / Adeline Chatenet 36 pontos
2- Oman Air (OMA) Morgan Larson / Will Howden / Charlie Ogletree, Nasser Al Mashari, Max Bulger 36 pontos
3- GAC Pindar (GBR) Ian Williams / Mark Ivey / Mark Bulkeley, Adam Piggot / Andrew Walsh 34 pontos
4- The Wave, Muscat (OMA) Leigh McMillan, Ed Smyth, Pete Greenhalgh, Hashim Al Rashdi, Rachel Williamson 30 pontos
5- Red Bull Sailing Team (AUT) Roman Hagara, Hans Peter Steinacher, Matthew Adams, Graeme Spence, Pierre Le Clainche 26 pontos
6- ZouLou (FRA) Loick Peyron, Philippe Mourniac, Jean-Sébastien Ponce, Bruno Jeanjean, Antoine Joubert 22 pontos
7- Alinghi (SUI), Ernesto Bertarelli, Tanguy Cariou, Nils Frei, Yves Detrey, Pierre-Yves Jorand 17 pontos
8- Team Trifork (DEN) Jes Gram-Hansen, Rasmus Kostner, Pete Cumming, Simon Hiscocks, Jonas Hviid 15 pontos

Copa Suzuki Jimny confirma quatro etapas em 2012

Fonte: ZDL

O calendário da Copa Suzuki Jimny de 2012 / XII Circuito Ilhabela de Vela Oceânica já está confirmado com quatro etapas no Yacht Club de Ilhabela (YCI) para as principais tripulações de oceano do País O circuito começa em março nos dias 17, 18, 24 e 25. A segunda etapa será em dois finais de semana - 26 e 27 de maio e 2 e 3 de junho. Os barcos voltam a se enfrentar no litoral norte paulista em setembro (22, 23, 29 e 30) e decidem os campeões entre 24 e 25 de novembro e 1 e 2 de dezembro.

 

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Mundial de ORC 2012 está perto de bater o recorde de inscrições

Fonte: Blog Murillo Novaes

O Mundial de ORC 2012, que acontece na Finlândia, está perto de bater o recorde de inscritos em 43 anos de história.

Até o momento 95 barcos, de 11 países já confirmaram a presença na competição, que acontece entre os dias 4 e 11 de agosto em Helsinki.

Clube dos Jangadeiros realiza Copa Cidade de Porto Alegre em março

Fonte: assessoria de imprensa CDJ

Já tem data marcada uma das principais competições de Vela de Oceano do Rio Grande do Sul, a Copa Cidade de Porto Alegre. Com organização do Clube dos Jangadeiros , o tradicional evento será realizado nos dias 24 e 25 de março e deve reunir mais de 100 competidores nas águas do Guaíba. Velejadores do Clube dos Jangadeiros , do Veleiros do Sul , do Iate Clube Guaíba e do Sava Clube devem participar das regatas, que serão disputadas nas classes BRA RGS (A, B e Estreante), J-24 e Microtoner 19, além da Regata em Solitário e do Velejaço.


Rally Náutico de Caiobá terá 100 competidores

Fonte: palavracom

Realizado há mais de uma década, o tradicional Rally Náutico do Iate Clube de Caiobá (PR) deste ano será nos próximos dias 2 e 3 de março. Já considerado o maior evento náutico motorizado da América Latina, a competição atrai participantes de todo o país e é patrocinada pela Schaefer Yachts – a maior e mais conceituada indústria de barcos de luxo do Brasil.

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Altas emoções na Volvo Ocean Race

À medida que a Volvo Ocean Race vai caminhando, ou melhor, velejando para seu fim, mais novidades afloram entre uma rajada e outra.

Na volta da última perna da competição, a equipe francesa Groupama surpreendeu e passou na frente do ex-líder Camper. Escolhendo uma rota mais ao norte, o Groupama conseguiu garantir nada menos do que 50 milhas de vantagem sobre a Camper e, caso mantenha essa posição, a sudeste do pelotão, será a primeira equipe a entrar na zona de ventos fortes que vem pela frente.

Essa é a informação técnica do momento. (Fonte: Blog Sobre as Águas)

Agora, se os franceses do Groupama comemoram sua liderança na última perna, o brasileiro Joca Signorini, por outro lado, se contenta com algo muito mais pessoal. Foi a bordo do Telefónica, na madrugada de ontem (27/2), que o velejador descobriu que acaba de se tornar pai. A comando do barco na rota entre a China e Nova Zelândia, depois de falar com a família graças a um telefone via satélite, Signorini declarou: “Falei com a minha esposa, Lotta, e estamos muito felizes. É difícil continuar aqui. Eu queria estar ao lado dela neste momento. Mas agora, estamos no Pacífico norte, tentando chegar à Auckland. Assim que possível, encontrarei as minhas garotas”.

Além da alegria de virar pai, Signorini ainda pode comemorar o fato de sua equipe Telefónica entrar em primeiro lugar na competição, com 18 pontos de vantagem em cima do segundo colocado.

Fonte: Webventure

VÍDEO: assista imagens da última perna da Volvo Ocean Race

Fonte: Youtube VOR