Nova norma para construção de barcos está disponível para consulta pública

Fonte: Revista Náutica Online

A nova norma que regulamenta a construção de pequenas embarcações de lazer está disponível por 60 dias para consulta pública, a partir da última quinta-feira, dia 23 de fevereiro. O novo texto teve por base a antiga NBR 14574, que foi revisada e ampliada.

A versão inicial da norma foi editada em 2000, e sua revisão começou em 2011, quando a Comissão de Estudo de Pequenas Embarcações de Recreio foi reativada. Essa comissão, coordenada pelo vice-presidente da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), engenheiro Jorge Nasseh, integra o Comitê Brasileiro de Navios, Embarcações e Tecnologia Marítima da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Quinze grupos de trabalho foram criados para a elaboração da NBR 14574:2012.

Antes de entrar em vigor, a nova norma está à disposição de qualquer interessado no assunto, que queira conhecê-la e sugerir mudanças. Após o prazo da consulta pública, um novo encontro será marcado para análise das sugestões e, por fim, o texto final será publicado. A partir de então, o Brasil terá uma norma definitiva para a construção de embarcações de recreio em plástico reforçado com fibra de vidro, com comprimento igual ou inferior a 24 metros.

Para ter acesso à norma, basta clicar na página inicial www.abnt.org.br/consultanacional de Consulta Nacional da ABNT e acessar a pasta ABNT/CB-07, que é a do Comitê Brasileiro de Navios, Embarcações e Tecnologia Marítima.