Favoritismo francês perto do título da primeira etapa do Extreme Sailing Series
Fonte: Excom
O penúltimo dia do Extreme Sailing Series em Muscat, Omã, viu a velocidade do vento aumentar, assim com a competição. A intensa batalha entre Groupe Edmond de Rothschild e o impressionante novo time do Oman Air prosseguiu e, mais uma vez, apenas um ponto a favor dos franceses separa os dois times da liderança final da primeira etapa. “Foi radical. Sabemos que precisamos forçar a corrida quando os ventos aparecem” afirmou Morgan Larson. Será uma final imprevisível, com três outros times na cola dos líderes. Toda a competição será transmitida online, a partir das 10h30, hora local.
A corrida do penúltimo dia começou com ventos em torno dos nove nós, que logo aumentaram para 12 e então 14, proporcionando voos e combates próximos da largada. Ao longo da corrida, seus competidores chegaram a gritar de emoção. Tamanha aventura fez com que tantos os competidores mais experientes quanto os novatos cometessem algumas falhas ao longo do percurso, que é pequeno, o que resultou em penalidades.
Conferindo o Extreme Sailing Series estava o jogador de futebol da seleção de Omã Saad al-Mukhaini, que comemorava a vitória do seu time contra a Tailândia na noite anterior pela eliminatória da Copa do Mundo 2014. O time de Pierre Pennec conseguiu a primeira vitória do dia, mas garantiu o primeiro lugar apenas em uma segunda vez nas oito corridas que teve. Loick Peyron, do Zoulou venceu a segunda corrida, Alinghi a terceria seguido pelo GAC Pindar, que está mostrando fantástica forma em sua segunda temporada no Extreme.
Na corrida seguinte, Mark Bulkeley, da GAC Pindar, sofreu um pequeno ferimento na lateral da cabeça. Com a equipe britânica recuperada, eles voltaram à prova para vencer a corrida seguinte. Leigh McMillan a bordo do The Wave, Muscat fez o possível para se manter na terceira posição da classificação. “Administramos a situação para manter tudo em ordem. Cometemos apenas uma falta hoje. Estamos indo para a última corrida com uma boa posição”, disse Brit McMillan. O Red Bull Sailing Team se assegurou na quarta posição, à frente do GAC Pindar. Como sempre, muitos pontos estão em jogo na final, incluindo a corrida com o dobro de pontos.
Extreme Sailing Series 2012 Etapa 1, Muscat, Omã Classificação após três dias, 22 races (1.3.12)
Posição / Equipe / Pontos
1- Groupe Edmond de Rothschild (FRA) Pierre Pennec / Jean-Christophe Mourniac / Hervé Cunningham / Bernard Labro / Adeline Chatenet 121 pontos
2- Oman Air (OMA) Morgan Larson / Will Howden / Charlie Ogletree, Nasser Al Mashari, Max Bulger 120 pontos
3- The Wave, Muscat (OMA) Leigh McMillan, Ed Smyth, Pete Greenhalgh, Hashim Al Rashdi, Rachel Williamson 116 pontos
4- Red Bull Sailing Team (AUT) Roman Hagara, Hans Peter Steinacher, Matthew Adams, Graeme Spence, Pierre Le Clainche 110 pontos
5- GAC Pindar (GBR) Ian Williams / Mark Ivey / Mark Bulkeley, Adam Piggot / Andrew Walsh 102 pontos
6- ZouLou (FRA) Loick Peyron, Philippe Mourniac, Jean-Sébastien Ponce, Bruno Jeanjean, Antoine Joubert 85 pontos
7- Alinghi (SUI), Ernesto Bertarelli, Tanguy Cariou, Nils Frei, Yves Detrey, Pierre-Yves Jorand 74 pontos
8- Team Trifork (DEN) Jes Gram-Hansen, Rasmus Kostner, Pete Cumming, Simon Hiscocks, Jonas Hviid 64 pontos