Melhor início de temporada para um capitão estreante na largada do Extreme Sailing Series

O americano Morgan Larson, novo capitão da Oman Air, teve um incrível início de temporada na abertura do Extreme Sailing Series, em Muscat. O esportista quarentão, apaixonado por surfe, tem em seu currículo três America´s Cup, 6 títulos em campeonatos mundiais, mas poucos acreditariam que dividiria o topo da tabela após seis corridas na pré-temporada com o Groupe Edmond de Rothschild na frente. “Não sabia o que esperar, para ser honesto. Sei que há muitos times talentosos, mas eu acho que o formato se adapta bem ao meu estilo. Acredito que possamos vencer, mas vamos precisar estar no pódio a todo momento”, disse Larson.

120228_EX40_Muscat_073

A pergunta que todos fazem é quem vencerá essa temporada. O time Frances liderado por Pierre Pennec é renomado e foi vice-campeão nas duas últimas temporadas. “Vencemos aqui ano passado e é sempre bom marcar o território para estar 100% competitivo”, disse Hervé Cunningham. É sempre um time para se observar.

Foi a equipe de Leigh McMillan, a The Wave, Muscat, que marcaram o primeiro revés da corrida. As condições não estavam desafiadoras com o vento entre seis e dez nós ao longo tarde, o que não demorou muito para que o time de Pennec assumisse o controle para vencer as duas corridas seguintes.  A corrida foi responsável por um momento de tensão quando o quinto homem da Oman Air, Max Bulger, caiu no mar. “Já vi várias pessoas caírem no mar, mas não do modo que se deu com ele. Foi impressionante”, disse Larson. O quinto homem foi rapidamente socorrido pelo time de Larson que tão logo se reposicionou para liderar a corrida.

O novo time do Estreme Sailing Series, Team Trifork, teve sua primeira experiência na competição, e adorou a experiência. ”Difuculdades, muito aprendizado e diversão. Terminamos em terceiro em uma das corridas e estivemos na briga o tempo todo”, disse o capitão Jes Gram-Hansen.


120228_EX40_Muscat_073

GAC Pindar, liderada pelo experiente Ian Williams, novos integrantes ano passado, fecharam a classificação neste primeiro dia na terceira posição.

Extreme Sailing Series 2012 Etapa 1, Muscat, Omã classificação após 1 dia, 6 corridas (28.2.12)
Posição / Equipe / Pontos

1- Groupe Edmond de Rothschild (FRA) Pierre Pennec / Jean-Christophe Mourniac / Hervé Cunningham / Bernard Labro / Adeline Chatenet 36 pontos
2- Oman Air (OMA) Morgan Larson / Will Howden / Charlie Ogletree, Nasser Al Mashari, Max Bulger 36 pontos
3- GAC Pindar (GBR) Ian Williams / Mark Ivey / Mark Bulkeley, Adam Piggot / Andrew Walsh 34 pontos
4- The Wave, Muscat (OMA) Leigh McMillan, Ed Smyth, Pete Greenhalgh, Hashim Al Rashdi, Rachel Williamson 30 pontos
5- Red Bull Sailing Team (AUT) Roman Hagara, Hans Peter Steinacher, Matthew Adams, Graeme Spence, Pierre Le Clainche 26 pontos
6- ZouLou (FRA) Loick Peyron, Philippe Mourniac, Jean-Sébastien Ponce, Bruno Jeanjean, Antoine Joubert 22 pontos
7- Alinghi (SUI), Ernesto Bertarelli, Tanguy Cariou, Nils Frei, Yves Detrey, Pierre-Yves Jorand 17 pontos
8- Team Trifork (DEN) Jes Gram-Hansen, Rasmus Kostner, Pete Cumming, Simon Hiscocks, Jonas Hviid 15 pontos