Disputa segue acirrada no segundo dia do Extreme Sailing Series

Fonte: Excom

O capitão novato Morgan Larson terminou o primeiro dia de corridas do Extreme Sailing Series na liderança, à frente dos favoritos Groupe Edmond de Rothschild. No segundo dia, mantiveram a boa forma, mas dessa vez os franceses assumiram a frente por apenas um ponto. Cinco diferentes vencedores em oito corridas nos dois dias de competição mostram que a disputa está apertada.

 

extem1

O segundo dia foi bem disputado, com o Oman Air pressionando os franceses do team Groupe Edmond de Rothschild. O time de Omã venceu a primeira corrida do dia, os franceses, as duas seguintes, seguidas por outra vitória da Oman Air. Apenas um ponto separa os dois times na liderança da competição. A quinta corrida, quando os ventos começaram a acalmar, teve vitória de Leigh McMillan no comando do The Wave, Muscat.

extem2


“Fizemos um bom trabalho. Quando a corrida começou, não estava com o tempo certo e cometemos alguns erros que nos custaram alguns pontos. Ficaremos felizes se pegarmos um pódio no final, que é nosso objetivo”, disse Larson. O The Wave, Muscat acabou com a série de vitórias das duas equipes, assim como a Alinghi, que obteve a primeira vitória na competição. “Estamos felizes com o primeiro lugar na última corrida  Todos os times têm condições de vencer as corridas e a questão é ser melhor do que os outros times, o que ainda não alcançamos ainda” disse Ernesto Bertarelli, estreante no Extreme Sailing Series.

extem3

No pequeno curso do estádio, houve diversos contatos entre os barcos, o que permitiu imagens fantásticas para quem acompanhou pela webcam, que começou as transmissões no segundo dia. “Navegar dentro do porto é sempre cheio de armadilhas, especialmente em corridas com descidas”, disse Roman Hagara, capitão da Red Bull Sailing Team. Na corrida final, liderada pela equipe de Bertarelli, o Groupe Edmond de Rothschild foi penalizado por não ceder espaço para a The Wave, Muscat, o que custou pontos da equipe francesa e impediu que se distanciassem na classificação geral.

Extreme Sailing Series 2012 Etapa 1, Muscat, Omã, classificação após 2 dias, 14 corridas (29.2.12)
Posição / Equipe / Pontos

1- Groupe Edmond de Rothschild (FRA) Pierre Pennec / Jean-Christophe Mourniac / Hervé Cunningham / Bernard Labro / Adeline Chatenet 85 pontos
2- Oman Air (OMA) Morgan Larson / Will Howden / Charlie Ogletree, Nasser Al Mashari, Max Bulger 84 pontos
3- The Wave, Muscat (OMA) Leigh McMillan, Ed Smyth, Pete Greenhalgh, Hashim Al Rashdi, Rachel Williamson 72 pontos
4- Red Bull Sailing Team (AUT) Roman Hagara, Hans Peter Steinacher, Matthew Adams, Graeme Spence, Pierre Le Clainche 65 pontos
5- GAC Pindar (GBR) Ian Williams / Mark Ivey / Mark Bulkeley, Adam Piggot / Andrew Walsh 62 pontos
6- ZouLou (FRA) Loick Peyron, Philippe Mourniac, Jean-Sébastien Ponce, Bruno Jeanjean, Antoine Joubert 51 pontos
7- Alinghi (SUI), Ernesto Bertarelli, Tanguy Cariou, Nils Frei, Yves Detrey, Pierre-Yves Jorand 50 pontos
8- Team Trifork (DEN) Jes Gram-Hansen, Rasmus Kostner, Pete Cumming, Simon Hiscocks, Jonas Hviid 35 pontos