Fonte: Navegue Angra/ Jorge Paragon
Um dos maiores inimigos do lazer, são os acidentes que podem e devem ser evitados. Apesar de ser um acidente raro de acontecer o fogo a bordo é muito comentado e já faz parte dos acontecimentos náuticos. Porque? Onde e quando ele ocorre? São perguntas frequentes que serão respondidas à seguir.
Raramente ouviremos falar de uma lancha nova ou semi nova pegar fogo, muito pelo contrário, os casos de fogo que tenho visto ultimamente aconteceram em lanchas que vieram da reforma ou de uma revisão completa, o que me deixa mais ressabiado.
Se numa reforma os fios, mangueiras (Principais elementos para inicio de incêndio) forem trocados por outros de mesma especificação não há problema, agora existem materiais fora de especificação ou aproveitamento de mangueiras velhas, que endurecidas pelo tempo ao serem reapertadas podem trincar.
Outro exemplo de causador de fogo, são as turbinas. Normalmente localizadas no alto dos motores (Diesel ou Gasolina de centro) e tem umaproteção antitérmica, que as vezes numa reforma é retirada, ou no caso de uma reforma na parte de fibra, esta passa a encostar nas turbinas.
E finalmente há o caso de troca de fiação por outra de diâmetro ou especificação menor, principalmente nos bowtrusters/sterntrusters que demandam uma amperagem bastante elevada. O uso e principalmente, o funcionamento correto dos blowers e detectores de fumaça, são dois aliados na prevenção de incêndio.
Caso, infelizmente ele ocorra, nunca levante o tampão que cobre o motor para ver, abra somente para poder despejar o conteúdo do extintor.Extintor é outro caso a parte, se sua embarcação faz parte do grupo de risco (tem motores de centro), além dos extintores obrigatórios, leve sempre perto do piloto um extintor de CO2 ou ABC, para poder atacar o inicio do incêndio com mais rapidez.
Nunca faça revisões nem reformas com curiosos. Faça com profissionais, o custo pode até ser mais alto mas a despesa certamente será bem menor. Se seu barco é pequeno a melhor opção é o motor de popa – reduz quase a zero a possibilidade de incêndio a bordo.