Acompanhe as etapas da reforma de um HPE 25

Fonte: Site da Classe HPE 25/RJ

Caros amigos e entusiastas da Classe HPE 25, hoje as fotos não serão em alto mar, nem será preciso roupas especiais para proteger do sol ou água salgada e o visual também não será o que estamos acostumados a encontrar por aqui.

A equipe do site está acompanhando a reforma completa de um HPE25 carioca de 7 anos de uso e que voltará a navegar “novinho em folha” dentro de algumas semanas. A obra está acontecendo no Rio de Janeiro, durante este mês de Fevereiro, e sendo realizada por Paulo “Gordon” Kunze e  equipe. (+ informações aqui) que colaborou com o envio de fotos e informações.

“O barco foi todo desmontado no Iate Clube, e preparado para ser levado ao local escolhido para a obra. O início do processo inclui a desmontagem de todas as ferragens com o devido cuidado para não perder ou estragar nada. A obra só acaba quando o barco é devolvido pro dono do jeito que foi prometido.” ressalta.

Desde já nos desculpamos com os leitores pela qualidade das imagens, lembrando que é um ambiente pouco propício para fotos e bastante empoeirado. As fotos estão em ordem cronológica e o resultado final virá em um post na próxima semana. Boa leitura!

O barco é preparado para reboque já devidamente desmontado, sem gurupés ou cabos desnecessários. Acima e abaixo podemos ver o equipamento saíndo do clube.

A equipe que vai colocar a “mão na massa” é formada por 1 pintor e 2 ajudantes, juntos decidem as etapas da reforma e onde cada um irá atuar. Abaixo podemos ver a aplicação do contraste: “Como tudo é branco no costado, o contraste serve para ter certeza de que a área foi devidamente lixado. Neste estágio é usada uma lixa para acabamento com o objetivo de remover toda tinta velha e defeitos”, ressalta um deles.

Com o barco devidamente lixado, é usada uma massa de acabamento. “A massa cobre pequenos trincos e buracos, depois toda a massa é lixada fora preparando a superfície para a aplicação do primer”.

Nesse estágio da obra com o costado já devidamente preparado, passou-se para as partes lisas do convés, que vai ser todo lixado inclusive preparando a superfície para o preparo de um novo anti-derrapante.

Na fase de pintura do deck, um plástico é colocado para proteger a carreta e as partes do costado que ainda serão pintados. Os buracos que antes fixavam as bolsas foram masseados pois serão colocadas novas no lugar.

As partes lisas foram pintadas e serão devidamente protegidas. O anti derrapante será feito ao final de tudo. Agora a equipe voltará as atenções para o costado e aplicação do Primer. “O anti derrapante é uma parte que suja muito fácil e não leva polimento, por isso prefiro deixar para o final da obra”, explica.

Essa parte um pouco mais azulada é a fita que separa o que é anti-derrapante do que é liso. Quando ela for retirada, a superfície receberá um polimento.

A vantagem de fazer uma obra dessas em local apropriado, é que o barco pode ser erguido e tudo fica mais fácil sem a carreta, as partes podem ser lixadas e pintadas por igual, sem depender de um guincho ou trawler para movimentar o berço da carreta.

Agora a equipe está trabalhando na aplicação do primer, quando depois tudo será lixado novamente para receber a tinta. Esse HPE25 será branco e ainda tem algumas camadas de tinta e polimento pela frente.

Semana que vem vamos postar tudo sobre o final da obra, e acompanhar a volta do barco para o clube onde será montado e estará pronto para continuar vencendo regatas.

Para informações sobre a reforma: paulo.kunze@terra.com.br