ptendeites
Image

O que mais incomoda na rotina de um marinheiro particular

Fonte: Revista Náutica Online

Raramente o dia a dia de um marinheiro particular prima pela completa boa vida, ainda que o barco sob sua responsabilidade praticamente só seja usado nos fins de semana. Mesmo fora de uso, seu ofício o obriga a manter o barco sempre pronto para zarpar e, principalmente, com a manutenção em dia, o que consome boas horas de um trabalho permanente. Além disso, seu serviço exige renúncias difíceis, como raramente passar os domingos com a família e não se divertir nem um pouco (cervejinha, nem pensar!) nos passeios nos quais for junto a bordo. Mesmo assim, nada disso faz parte das reclamações e reivindicações mais frequentes dos marinheiros contra os patrões, que, no caso, vêm a ser os donos das embarcações que os contratam para cuidar — e eventualmente até pilotar — o barco no seu lugar.


Opinião: Hélio Viana, Ponto para a Marinha

Fonte: Blog MaraCatu, Hélio Viana

A Marinha do Brasil tem 30 Normas da Autoridade Marítima, a famosa NORMAN, cada uma tratando de um assunto especí­fico. A NORMAN 03 é a bíblia do navegador de esporte e recreio que quer estar legal no mar.

As últimas alterações na NORMAN 03 foram publicadas na Portaria nº 263/2011, que estabelece que a partir de julho de 2012 o candidato a Arrais deverá ter 10 horas de prática. Vai ser como fazer autoescola para tirar a carteira de habilitação para conduzir automóveis. Já para pilotar jet ski o candidato terá que ter, no mínimo, 4 horas de prática para se habilitar na nova categoria de Motonáutica. Como para conduzir motocicletas no asfalto.

Na prática a Marinha instituiu a prova prática, só que aplicada por escolas credenciadas. Boa nova em face da calamidade de acidentes no mar dos últimos meses, principalmente os que envolveram jets? Só para citar os dois últimos: o óbito da pequena Grazielly, de apenas 3 anos, na praia de Guaratuba, em Bertioga, e de um garoto de 9 anos na represa Billings, em Ribeirão Pires, no ABC paulista. Saberemos depois do segundo semestre.

Mas mudando o rumo da prosa: a partir de agora não é mais necessário dispor de artefatos pirotécnicos quando em navegação interior, exceto para embarcações de grande porte (que para a Marinha são as que têm de 23 metros pra cima). Ótimo, nunca gostei de navegar no quintal de casa com explosivos a bordo. Outra mudança interessante é que o atestado médico para a renovação da carteira de amador pode ser substituído pela Carteira de Habilitação do DETRAN. Como diz um amigo cruzeirista, “e ainda tem gente que vive criticando a Marinha, que é um exemplo de evolução na aplicação da burocracia”.


Dois brasileiros estão no pódio do Campeonato Centro Sul-americano de Laser

Fonte: Revista Náutica Online

Os catarinenses Bruno Fontes e Maria Cristina Boabaid, ambos de Florianópolis, foram os brasileiros que mais se destacaram no Campeonato Centro Sul-americano de Laser, que terminou sábado em Buenos Aires. Bruno ficou com a prata na Laser Standard, mesma conquista de Maria Cristina entre as velejadoras da Laser 4.7. Ela ainda terminou em terceiro lugar no geral da classe.

“Foi um grande evento, mesmo ficando com a medalha de prata. Foi uma competição onde enfrentei grandes adversários. Agora é avaliar erros e acertos e voltar aos treinos, visando a próxima etapa da copa do mundo, na Espanha, no final do mês”, declarou Bruno Fontes.

O último dia do Campeonato Centro Sul-americano de Laser Standard e 4.7 foi bastante desgastante. Perto das 9h30, sopravam ventos de 20 nós (36 km/h) de nordeste, o que levou os organizadores a abrirem a raia apenas para os 53 velejadores de Standard. Os atletas de 4.7 entrariam na água meia hora depois.

No entanto, na hora da largada, às 11 horas, soprava uma brisa tão fraca, de 4 nós (7,2 km/h), que a Comissão de Regata precisou esperar que o vento voltasse para começar a última prova da competição, o que só aconteceu às 15h30, quando largou a flotilha de Standard. Os 34 velejadores de 4.7 começaram a prova às 16h58, mas a regata foi anulada por ter excedido o tempo limite.

Confira os pódios e as pontuações:

Standard
1° Julio Alsogaray (7)
2° Bruno Fontes (21)
3° Alejandro Foglia (25)

4.7
1° Lucía Falasca (9)
2° Alonso Collantes de Riglos (10)
3° Maria Cristina Knudsen Boabaid (13)

Navios Paraguaios serão leiloados no dia 30 de março

Fonte: SPH

O leilão dos navios paraguaios Mariscal José Felix Estigarríbia e Genaral Bernardino Caballero já tem data marcada. O certame acontecerá no dia 30 de março, às 11 horas no auditório da Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado (Av. Mauá, 1050). O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (7), e define as regras do leilão público que irá promover a alienação das embarcações cargueiras, de propriedade da Administração Estadual. As duas embarcações estão atracadas no Porto de Porto Alegre desde 1997, quando foram apreendidos pela Marinha do Brasil, em razão da falta de segurança para navegação.


Franceses vencem quarta perna da Volvo Ocean Race

Fonte: ZDL

O Groupama foi o vencedor da quarta perna da Volvo Ocean Race 2011/2012 entre Sanya (China) e Auckland (Nova Zelândia). Os franceses completaram as 5.220 milhas náuticas (9.542 km) na madrugada deste sábado (10) em 19 dias 15 horas e 36 minutos, com uma vantagem de mais de 100 milhas sobre o segundo colocado, o Puma. O resultado foi bastante comemorado pelos tripulantes do barco verde na chegada ao porto da Oceania. Afinal de contas, eles tiraram os 100% de aproveitamento do Telefónica, da Espanha, na Volta ao Mundo, que ganhou as três primeiras pernas da regata. Com os 30 pontos somados, o time da França assume a segunda colocação geral, ultrapassando o Camper, que deve ser o quarto colocado desta vez.

vore

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan viajam para a Espanha de olho na vaga olímpica

Fonte: Blog Murillo Novaes

As velejadoras Fernanda Oliveira e Ana Barbachan embarcaram nesta quarta-feira (7) para a Espanha, onde disputarão o Trofeo Princesa Sofia, a partir do dia 31 de março. A ideia da dupla gaúcha é treinar bastante e buscar uma rápida adaptação à raia da competição, que será realizada em Palma de Mallorca e definirá a tripulação brasileira da classe 470 Feminina que disputará os Jogos Olímpicos de Londres ainda este ano. As atletas do Clube dos Jangadeiros brigam pela vaga com Martine Grael e Isabel Swan, antiga parceira de Fernanda, com a qual conquistou a medalha de bronze na Olimpíada de Pequim, em 2008.


Diferencial ST tem o seu primeiro desafio neste final de semana

Fonte: Final Comunicação

Após intercalar férias e treinamentos no último mês, a Diferencial Sailing Team participa neste final de semana da sua primeira competição oficial de 2012. Com a tripulação formada por Nelson Ilha, Manfredo Florick e Felipe Ilha a equipe participará do Campeonato Brasileiro de Soling, que acontecerá em duas etapas em Porto Alegre, RS. Sediado pelo Clube Veleiros do Sul, o evento terá duas regatas diárias neste próximo sábado e domingo, continuando no final de semana dos dias 17 e 18.

No Brasileiro do ano passado, encabeçada por Paulo Lemos Ribeiro, Nelson e Felipe Ilha, a Diferencial Sailing Team comemorou a regularidade nas manobras e a conquista da 4ª colocação, dentre 13 barcos participantes. Na ocasião, a equipe utilizou o Campeonato como preparação para o Mundial da classe, quando subiram no pódio com o 3º lugar.

A Diferencial Sailing Team conta com o patrocínio da Diferencial Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.

VÍDEO: filme da década de 50 mostra corrida de escunas

Fonte: Youtube/Gustávo Gonzales Piedras

Cena do filme O Mundo em suas mãos (World in his Arms) de 1952 com Gregory Peck, mostra uma corrida de escunas.



Telefónica sobe para a segunda posição rumo à Nova Zelândia

Fonte: Murillo Novaes


 

Na tarde desta quarta-feira o líder da Volvo Ocean Race mostrou por que está no topo da tabela e subiu para a segunda colocação rumo à Nova Zelândia. A equipe de Íker Martinez, que conta com o papai Joca Signorini como tripulante, ganhou seis milhas, enquanto o até então segundo colocado Puma perdeu 30 e caiu para a terceira posição.

O Groupama continua na ponta da flotilha. E os ventos estão favoráveis também para Abu Dhabi (5º)e Sanya (6º), que diminuíram a distância para o resto da flotilha. Com pouco mais de 600 milhas ainda pela frente, a previsão é de que a flotilha cruze a linha de chegada em Auckland, no dia 10.

Circuito G1 reúne mini-oceanos em Guarapiranga (SP) a partir deste fim de semana

Fonte: Murillo Novaes

No próximo sábado terá início o Primeiro Circuito G1 de Vela na represa de Guarapiranga.  Trata-se de um torneio realizado ao longo do ano, cujo objetivo principal é aliar o esporte da vela com a diversão e confraternização.  O Circuito G1 de Vela é, antes de tudo, uma forma de reunir os amigos velejadores do Grupo1 (cabinados de 16 pés: Marrecos, Paturis, Botos, Taitis e Caribes) da Classe Mini-Oceano.   A G1 foi uma classe muito atuante entre a segunda metade dos anos 70 e meados dos anos 90, com campeonatos reunindo mais de trinta barcos.  Depois “envelheceu” e perdeu força.


Por serem muito seguros – principalmente os Marrecos, Paturis e Botos  – fáceis de manejar e baratos, voltaram a se popularizar novamente nas águas da represa.  Surpreendentemente, 22 barcos já se inscreveram para o torneio, incluindo até mesmo alguns veteranos do passado, que neste ano terá cinco regatas:·
ETAPA 1 – 10 março, com largada em frente ao Clube de Campo Castelo e apoio do mesmo
ETAPA 2 – 21 abril , com largada em frente ao Clube ASBAC e respectivo apoio
ETAPA 3 – 30 junho, com largada em frente ao Clube de Campo Castelo e apoio do mesmo
ETAPA 4 – 25 agosto, com largada em frente ao Clube ASBAC e respectivo apoio
Etapa 5 – 24 novembro,  com largada em frente ao Clube de Campo Castelo e apoio do mesmo

Para manter um nivelamento principalmente neste primeiro ano, que reunirá estreantes em regatas e velejadores com mais experiência, decidiu-se dividir a classe em duas categorias:

Categoria I – sem balão: barcos que não possuem ou não irão utilizar a vela balão durante o Circuito         Categoria II – com balão: barcos que farão uso da vela balão no Circuito

A reunião de comandantes acontecerá às 12 h de sábado, 10 de março, e a largada se dará às 13 h.  Após a chegada dos participantes, haverá a premiação seguida de um churrasco de confraternização.