Fonte: Rotas Comunicacão
Com objetivo prestar um completo suporte aos seus clientes no território nacional, o estaleiro Azimut do Brasil – filial do renomado Grupo italiano Azimut-Benetti - estalebece a Rede Dealer Azimut nos vários estados brasileiros, aliado a serviços especializados e suporte direto da fábrica. Com esta nova estratégia, a Azimut do Brasil se torna a primeira empresa náutica no país de procedência internacional com a mais ampla e variada gama de serviços, incluindo assistência técnica especializada, reposição de peças e manutenção, pós-vendas - e consultoria em todas as fases da compra: desde atividades administrativas e financeiras até a seleção e treinamento da tripulação. “Em 2010 o Grupo Azimut-Benetti estabeleceu uma ampla estrutura no país com o objetivo de se aproximar cada vez mais dos seus clientes e assisti-los em todas as suas necessidades. Nosso foco é nos tornar cada vez mais brasileiro trazendo novas tendências a excelência tipicamente italiana do setor náutico”, afirma o CEO da Azimut do Brasil Davide Breviglieri.
Fonte: Sobre as Águas
Com um percurso de oito milhas náuticas e ventos de 12 nós na baía de Biscayne, em Miami, terminou neste sábado (9/3) a Bacardi Miami Sailing Week e a tradicionalíssima Bacardi Cup de Star. Os americanos Mark Mendelblatt e Brian Fatih ganharam a única prova do dia e asseguraram o título da competição. A dupla brasileira Lars Grael e Marco Lagoa, que liderou a copa desde o início, obteve um sétimo lugar e terminou com a prata na Flórida.
Fonte: Revista Náutica
Os flapes, também chamados de “trim tabs”, são duas pequenas aletas reguláveis, instaladas na popa, em cada bordo do casco, que ajudam a melhorar o equilíbrio do barco, qualquer que seja o tipo de motor. A rigor, o nome correto seria “hidrofólios”, mas o mercado convencionou que “hidrofólio” é uma peça fixa, em formato de cauda de baleia, usada na placa antiventilação dos motores de popa, para melhorar o equilíbrio do casco na direção proa-popa — e assim ficou. Por isso, para não haver confusão, flapes (ou trim tabs) passaram a ser as tais aletas laterais no casco. Eles são fundamentais para o conforto, a segurança e o consumo de combustível, mas, para obter o efeito desejado (e não justamente o oposto disso), é importante saber as respostas para as questões básicas sobre esse equipamento. Como estas, abaixo.
1 - Qual a maneira certa de usar os flapes?
Os flapes são independentes um do outro e, por isso, você pode corrigir a inclinação do casco tanto na direção proa-popa quanto na bombordo-boreste. Para elevar a popa em relação à proa e, assim, atingir mais rapidamente o planeio e atravessar as ondas sem batidas secas do casco, deve-se baixar igualmente os dois flapes. Já para corrigir a inclinação lateral, pode-se elevar o bordo de boreste ou o de bombordo, baixando os flapes separadamente.
Fonte: Revista Náutica
Pode soar estranho, mas o principal responsável pela corrosão nas partes internas de um motor pode ser o próprio combustível usado para acioná-lo. O óleo diesel brasileiro tem até 100 vezes mais enxofre do que o padrão internacional. Além disso, como é um líquido higroscópico — ou seja, com tendência a absorver a umidade do ar —, ele acolhe naturalmente a água do meio ambiente. Nos tanques dos barcos que não navegam com muita frequência, o efeito da mistura do enxofre com a água costuma ser drástico: cria-se um ácido altamente corrosivo, que, como se não bastasse, ainda desenvolve colônias de micro-organismos — a chamada borra —, acelerando ainda mais a oxidação de alguns componentes internos do motor. É a ferrugem que não se vê. E, por isso mesmo, a pior de todas. Até porque afeta um componente vital nos barcos a motor — o próprio motor!
Fonte: Sobre as Águas
Apesar de entrar hoje na raia com 15 pontos de desvatagem em relação ao rival Red Bull Sailing Team, a equipe The Wave, Muscat, do skipper inglês Leigh McMillan, se mostrou confiante e mesmo sob ventos fracos levou o título da etapa.
"Admito que pensei que não conseguiríamos uma vitória em Muscat hoje, mas a equipe é resistente e determinada", elogiou Leigh McMillan, logo após saber do resultado. O campeão da etapa só saiu na última regata e os dois primeiros colocados tiveram apenas seis pontos de diferença.
Fonte: Murillo Novaes
A Rolex Fastnet Race atingiu o número máximo de inscritos em apenas 24 horas. Com a lista de espera de mais de 100 barcos, a organização optou por abrir mais 40 vagas para a classe IRC, aumentando a flotilha de 300 para 340 barcos. Por isso, o evento foi transferido para Plymouth Yacht Heaven, que tem a capacidade para receber até 450 barcos, de todos os tamanhos, sem preocupação com a maré.
“Com tanta demanda, a solução foi mudar o evento para a Plymouth Yacht Heaven e contar com o apoio das marinas Queen Anne’s Battery, Sutton Harbour and Mayflower para receber os mais de 3 mil velejadores inscritos”, disse Eddie Warden Owen, CEO da RORC.
A largada da regata está programada para o dia 11 de agosto na Ilha de Cowes e os primeiros barcos serão esperados em Plymouth a partir do dia 13.
Fonte: Mar Aberto
A raia de Manguinhos, em Búzios, foi palco nesta quarta-feira de uma conquista inédita da classe RS:X masculina. O britânico Nick Dempsey, prata em Londres 2012, se tornou o primeiro bicampeão mundial ao obter o segundo lugar na medal race, regata final em que participam apenas os dez melhores colocados e que tem pontuação dobrada. Nick terminou a fase classificatória na primeira posição, com nove pontos de vantagem sobre o holandês Dorian Van Rijsselberghe, vencedor da regata de hoje, e fez valer sua vantagem. Dorian, ouro em Londres justamente na terra de Dempsey, Weymouth, por sua vez, contentou-se com o vice-campeonato.
Fonte: Clube dos Jangadeiros
Estão abertas as inscrições para uma das mais tradicionais competições de vela de oceano do Rio Grande do Sul, a Copa Cidade de Porto Alegre. Realizado desde 1995, o evento é uma homenagem do Clube dos Jangadeiros e dos velejadores porto-alegrenses à Capital Gaúcha e este ano acontecerá nos dias 16 e 17 de março. São esperados cerca de 50 barcos e mais de 200 competidores, representando os principais clubes náuticos do estado.
Além do tradicional Velejaço e da Regata em Solitário, serão disputadas provas nas classes RGS (A e B), HPE 25, J-24 e Microtoner 19. As regatas começarão no sábado (16) e encerram no domingo (17), quando será a realizada a cerimônia de premiação, às 19h30min, na Sede da Ilha do Clube dos Jangadeiros. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas em qualquer clube filiado à Federação de Vela do Rio Grande do Sul (Fevers). A 19ª Copa Cidade de Porto Alegre tem patrocínio do Banrisul.
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