Fonte: Revista Náutica
À exceção de barcos bem simples, qualquer embarcação tem motor, luzes de navegação, indicador do nível de combustível, rádio, bomba de porão e… pelo menos uma bateria, para tudo isso funcionar! Mas quase todo mundo esquece que baterias necessitam de recarga, porque nem sempre o alternador consegue repor a energia consumida enquanto o motor esteve desligado.
Quer um exemplo? Para cada partida num motor a gasolina V8 de 5 litros e 260 hp, são necessários cerca de 20 minutos de funcionamento só para recarregar a energia gasta na sua partida. Quer dizer, se você desligar
o motor antes, poderá não haver força suficiente para religá-lo. Portanto, o ideal é checar sempre as baterias e, antes que a carga caia para menos da metade (o que, inclusive, reduz a sua vida útil), recarregá-la como se deve. Ou seja, observando estes cuidados.
Use um carregador apropriado, de carga lenta ou, numa emergência, um carregador portátil. Assim como nos carros, a “chupeta” (transferência de carga de uma bateria para outra) não é boa idéia, pois a reposição é apenas parcial. Ou seja, em pouco tempo, a bateria ficará sem carga novamente.
Verifique a tensão (ou seja, a voltagem) de saída do carregador a cada seis meses. Se estiver acima de 14,5 V, o próprio carregador pode danificar a bateria.
Para ser conectado ou desconectado da bateria, o carregador deve estar sempre desligado.
Baterias liberam gás hidrogênio, que é explosivo. Portanto, jamais faça a recarga com o compartimento das baterias fechado.
Não recarregue uma bateria se o indicador de teste (caso a bateria tenha um) estiver amarelo, se houver marcas de danos na caixa, tampa ou pólos ou se o nível do líquido estiver abaixo do mínimo. Troque logo por uma nova.
Embora as baterias aceitem bem a carga rápida, o ideal é a recarga lenta, que leva entre 4,5 e 15 horas e com tensão de recarga entre 10 e 20% da capacidade nominal da bateria. Por exemplo, se a bateria for de 45 Ah, a corrente de recarga deve ficar entre 4,5 A e 9 A.
Não deixe que a tensão da recarga ultrapasse os 14,5 V nem que a temperatura da bateria suba acima dos 50 graus.
Baterias com menos de 11 V demoram mais para sinalizar que estão recebendo carga.
Nas baterias com indicador de teste, faça a recarga até ele ficar verde e não mudar mais de cor.
Não exceda o tempo de recarga da bateria, principalmente com corrente constante, para não danificá-la.
Se tiver um jet, recarregue a bateria dele sempre que não usá-lo por mais de 20 dias.
E se for mais de uma?
Dicas para recarregar um banco de baterias:
● Use baterias iguais, porque cada tipo de bateria tem uma tensão e um tempo de recarga específico.
● Certifique-se de que haja, pelo menos, um espaço de dois centímetros entre as baterias.
● As baterias podem ser ligadas em série, somando-se, assim, a sua tensão — por exemplo, duas baterias de 12 V fornecem 24 V. Neste tipo de ligação, o pólo negativo de uma é ligado ao positivo da seguinte, reservando o pólo positivo da primeira e o negativo da última bateria da série para ligá-las ao carregador.
● Quando são ligadas em paralelo, a tensão continua igual, mas a capacidade das baterias é somada — juntas,duas baterias de 12 V e 100 Ah,por exemplo, fornecem 12 V e 200 Ah.Neste caso, os pólos positivos são interligados e, da mesma forma,os negativos, em circuitos paralelos.E o carregador é ligado nos pólos da primeira bateria.
● Coloque no mesmo circuito somente baterias de mesma capacidade e no mesmo estado de carga.
● Não importa a quantidade, a tensão de recarga para as baterias é sempre de 13,5 a 14,5 V. Acima disso, podem ocorrer danos por sobrecarga.