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Curso qualifica mão de obra para trabalho em estaleiros de SC

Fonte: Palavracom

Dando sequência ao combate à escassez de mão de obra na indústria náutica catarinense, a parceria entre a Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar) e a Associação Horizontes lança neste primeiro semestre o Curso de Construção Naval Utilizando Fibra de Vidro, totalmente desenvolvido com base nas práticas dos estaleiros locais. As aulas iniciam em 16 e abril e têm previsão de encerramento dia 31 de maio. Já na terceira semana de aprendizado os alunos já são encaminhados para treinamento em empresas do polo náutico da Grande Florianópolis.

O trabalho consiste em proporcionar qualificação profissional teórica e prática que habilite o aluno a ingressar no mercado formal de trabalho, conhecendo as etapas de construção de embarcações em fibra de vidro, assim como os principais materiais e ferramentas utilizadas no processo de fabricação dos barcos. “O objetivo é qualificar jovens de baixa renda para o setor, resgatando um aluno que teve sua trajetória educacional interrompida, proporcionando seu ingresso no mercado”, afirma o Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Acatmar.

As aulas serão na Faculdade Municipal de Palhoça, de terça a sábado - de terça a sexta-feira ocorrem à tarde, das 13h às 18h, e à noite, das 19h às 22h. Aos sábados acontecem as oficinas práticas, onde os jovens poderão fabricar peças em fibra de vidro a partir de moldes, simulando o processo do estaleiro. A partir da terceira semana de curso os jovens serão encaminhados para treinamento nas empresas. O curso é inteiramente grátis e inclui vale transporte, lanche e material didático. Para mais informações basta entrar em contato pelos telefones (48) 3028-7374 e 9982-9660, ou pelo e-mail francine.s@ah.org.br .


Sobre a Associação Horizontes

A Horizontes é uma associação civil, cuja missão é promover a sustentabilidade, a cidadania, a inclusão social e a geração de trabalho e renda por meio da educação. A entidade detém titulação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e é certificada pela norma internacional NGO Benchmarking, da certificadora independente suíça Société Générale Surveillance (SGS).

VOR confirma duas paradas no Brasil

Fonte: Alma Náutica

É por pouco mais de 600 milhas náuticas que a edição 2014-2015 da Volvo Ocean Race será a mais longa de todas. Vão ser praticamente 40 mil milhas, mais de 73 mil quilometros. O diretor executivo da prova destacou o fato de o itinerário ser novo, um elemento que fará nascer “novas estratégias” para adaptar a navegação à “nova rota, às novas condições climáticas” e que trará “novos desafios para os tripulantes”, explicou Knut Frostad.


A Ocean Race zarpa de Alicante, na Espanha, no dia 4 de outubro de 2014. Depois de uma escala em Recife, no Brasil, dobra o Cabo da Boa Esperança no rumo para Abu Dhabi. Dos Emirados Árabes Unidos, segue viagem para Sanya, na China, antes da passagem por Auckland, na Nova Zelândia.

 

Após o mítico cabo Horn, a frota retempera forças em Itajaí, no Brasil, antes da parada em Newport, nos Estados Unidos. Lisboa recebe a maior regata do mundo em junho de 2015. Os “sobreviventes” fazem ainda uma escala em L’Orient, na costa francesa, antes da derradeira etapa até Gotemburgo, na Suécia. (Euronews)

ARTIGO: Por que eu acho que Brasil leva ouro feminino no Rio, Antônio Alonso

Fonte: Antônio Alonso, Sobre as águas

É um pouco cedo para falar disso, não? É sim. Na verdade, antes da Medal Race acabar, em 2016, é cedo para falar disso. Mas eu nem se chego até lá, então vou gastar tudo agora.


Em primeiro lugar, eu considero esse o melhor momento da Vela feminina brasileira na última década. Sim, teve a medalha da Fernanda e Isabel em 2008, na China, mas naquele momento elas estavam séculos à frente do nível nacional. Neste fim de semana, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan venceram o disputado Troféu Princesa Sofia na disputada 470. Martine Grael e Isabel Swan ficaram em sexto na 49erFX e eu ainda tenho muito boas esperanças na Laser Radial e na RS:X.

Antigamente, a Vela feminina brasileira era coadjuvante declarada: "mas também, olha o tamanho das coreanas, não dá pra competir"; "elas correm todo o circuito internacional"; "têm os melhores barcos"... Éram coitadinhas que faziam seu melhor. Acabou. Cada vez que essas meninas entram na raia elas têm um único objetivo: ser melhor do que todas as outras. E estão conseguindo. Martine venceu em Miami, Fernanda em Palma. Acabou a época das desculpas, garotas, a bola está toda com vocês e vocês estão arrasando.

 

ABVC divulga programação do seu encontro anual

Fonte: Murillo Novaes

No próximo feriado de Corpus Christi (30 de maio a 2 de junho) acontece pelo décimo primeiro ano consecutivo o Encontro Nacional da ABVC – Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro.


A grande novidade desse ano é a realização na Ilha de Florianópolis, nas dependências da subsede do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, em Jurerê.
A ABVC já divulgou a programação que inclui palestras com Vilfredo Schürmann e as filhas de Amyr Klink. As inscrições serão abertas na segunda-feira, dia 8/4 no site da ABVC (www.abvc.com.br) e os valores para participação em todo o evento (incluindo as refeições) são de R$200,00 para associados e R$260,00 para não associados.

Programa XI Encontro Nacional ABVC – 2013

Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha
Subsede de Jurerê
De 30 de Maio a 01 de Junho

30/05 – quinta feira

19h – Abertura oficial do XI Encontro Nacional ABVC
20h – Jantar

31/05 – Sexta feira

11h – Work shop – Refeições embarcadas – Regina Schwery e Maurício Rosa (autor do Livro Cozinhando a bordo)
14h – Palestra: (Palestrante local)
15h – Futuro e metas ABVC – mesa redonda com associados
17h – Palestra: Expedição Oriente – Vilfredo Schürmann
18:30h – Churrasco

01/06 – Sábado

14h – Palestra: Cruzeiros dos velejadores do interior de São Paulo: Rios represas e litoral – Paulo Fax
15:30h – Quem vai ao mar , avia-se em terra: preparação para lançar-se ao mar – Eduardo Moura
17:00h – Palestra: Antártica – Marina, Tamara e Laura Klink
20h – Jantar de encerramento, sorteio de prêmios e musica ao vivo

Exercito Brasileiro estuda capacidade hidroportuária gaúcha

Fonte: SPH

As hidrovias do Rio Grande do Sul e o potencial do Porto de Porto Alegre foram alvos de estudo prático de alunos da Escola de Comando e Estado Maior do Exército do Rio de Janeiro na última terça-feira. O grupo formado por cerca de 30 oficiais fez uma visitação ao Porto da Capital. O objetivo foi conhecer as estrutura e a capacidade de recepção e armazenagem de carga, com o aproveitamento do modal hidroviário.


Recebidos pelo diretor de Portos da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), Paulo Argeu Fernandes, e pelo supervisor da Segurança, Cláudio Neves, o grupo pôde conhecer a realidade do setor hidroportuário gaúcho, especialmente das hidrovias interiores. “Temos capacidade de descarga e armazenamento no Porto de Porto Alegre em armazéns e área aberta. A utilização depende do interesse do exercito que colocou o Porto de Porto Alegre na rota de seus projetos”, disse Neves.

Um dos instrutores, o tenente coronel Marcelo de Almeida Narciso, explicou que os militares integram o curso de formação de generais. “Todos aqui estão com o mestrado e/ou doutorado em logística em andamento. A visitação ao Porto de Porto Alegre integra o que chamamos de contexto e conflito na busca de alternativas para a logística de suprimento, manutenção e saúde das unidades militares”, disse. Narciso afirmou que o potencial hidroportuário gaúcho surpreendeu positivamente. “O RS tem uma capacidade impressionante, mas que está ociosa. O transporte hidroviário no estado foi relegado ao esquecimento, o que é uma lástima. Nosso estudo está direcionado para a retomada deste modal.”

Para o tenente Coronel Alexandre Dornelas, o sistema está pronto e com uma capacidade que oferece grandes possibilidades de aproveitamento. “Se colocarmos nessas hidrovias uma carga diferente da que já vem sendo transportada, certamente servirá como atrativo para outros segmentos. Acreditamos muito que a união entre entidades civis e militares resultará sempre em desenvolvimento para o estado e o país”, afirmou.

A vista se encerrou com entrega de uma aquarela do prédio histórico onde fica sediada a Escola de Comando e Estado Maior do Exército do Rio de Janeiro, na Capital fluminense.

Travessia do Atlântico: Velejadores sofrem com "verdadeiro deserto no oceano" no caminho ao Brasil

Fonte: ZDL

A Travessia do Atlântico, aventura de Beto Pandiani e Igor Bely a bordo de um catamarã sem cabine, se torna cada vez mais desgastante. Após quase 20 dias de viagem e faltando menos da metade do caminho entre a África do Sul e o Brasil, a dupla sofre com o forte calor e a falta de ventos. Por isso, a expressão: um ‘verdadeiro deserto no oceano’ é usada pelos velejadores nos seus relatos diários, que podem ser acompanhados em tempo real pelo site travessiadoatlantico.tumblr.com. "Nos sentimos como nômades no deserto! Basta trocar a água por areia para sentir a realidade", disse Igor Bely.

 

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Brad Pitt compra embarcação tipo schooner de 75 pés

Fonte: Revista Náutica

O ator norte-americano Brad Pitt comprou um barco do tipo schooner – veleiro clássico – de 75 pés, que custa cerca de US$ 7,6 milhões, segundo informações do site do jornal britânico The Sun.



A embarcação é capaz de acomodar oito pessoas para pernoite. De acordo com a publicação do site, Brad Pitt planeja levar a família para navegar ao longo da costa francesa, próximo a St. Tropez.