Curso qualifica mão de obra para trabalho em estaleiros de SC
Fonte: Palavracom
Dando sequência ao combate à escassez de mão de obra na indústria náutica catarinense, a parceria entre a Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar) e a Associação Horizontes lança neste primeiro semestre o Curso de Construção Naval Utilizando Fibra de Vidro, totalmente desenvolvido com base nas práticas dos estaleiros locais. As aulas iniciam em 16 e abril e têm previsão de encerramento dia 31 de maio. Já na terceira semana de aprendizado os alunos já são encaminhados para treinamento em empresas do polo náutico da Grande Florianópolis.
O trabalho consiste em proporcionar qualificação profissional teórica e prática que habilite o aluno a ingressar no mercado formal de trabalho, conhecendo as etapas de construção de embarcações em fibra de vidro, assim como os principais materiais e ferramentas utilizadas no processo de fabricação dos barcos. “O objetivo é qualificar jovens de baixa renda para o setor, resgatando um aluno que teve sua trajetória educacional interrompida, proporcionando seu ingresso no mercado”, afirma o Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Acatmar.
As aulas serão na Faculdade Municipal de Palhoça, de terça a sábado - de terça a sexta-feira ocorrem à tarde, das 13h às 18h, e à noite, das 19h às 22h. Aos sábados acontecem as oficinas práticas, onde os jovens poderão fabricar peças em fibra de vidro a partir de moldes, simulando o processo do estaleiro. A partir da terceira semana de curso os jovens serão encaminhados para treinamento nas empresas. O curso é inteiramente grátis e inclui vale transporte, lanche e material didático. Para mais informações basta entrar em contato pelos telefones (48) 3028-7374 e 9982-9660, ou pelo e-mail francine.s@ah.org.br .
Sobre a Associação Horizontes
A Horizontes é uma associação civil, cuja missão é promover a sustentabilidade, a cidadania, a inclusão social e a geração de trabalho e renda por meio da educação. A entidade detém titulação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e é certificada pela norma internacional NGO Benchmarking, da certificadora independente suíça Société Générale Surveillance (SGS).