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Porto de Porto Alegre recebe primeiro empreendimento da indústria oceânica

Fonte: SPH

Instalação da Ecovix-Engevix Construções Oceânicas acontecerá em área de 51,3 mil metros quadradosA Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ) aprovou a proposta de contrato temporário entre a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) e a Interbrasil Transportes e Guindastes Intermodais Ltda. O contrato permite a instalação de uma unidade da empresa Ecovix-Engevix Construções Oceânicas no Porto de Porto Alegre. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (26) pelo superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar. O empreendimento deve gerar 600 empregos diretos e mais 1,5 mil indiretos, além de um acréscimo na receita da autarquia.

O governador em exercício, Beto Grill, que acompanhou de perto o processo entre empresa, SPH e Seinfra, comemorou o anúncio feito esta tarde. Grill disse que o acordo traz benefícios diretos para o Porto de Porto Alegre e para a região Metropolitana. "Este é um investimento que indica todo o aquecimento da indústria naval no Estado e a sua importância para a economia gaúcha".

 


Grill afirmou que o Polo Naval é uma concepção de governo que está fomentando a economia em diversas regiões do Estado. "Deixou de ser um projeto de território para se tornar uma política de indústria da produção do petróleo e gás nas diversas regiões onde existem empresas ligadas ao setor". Para o secretário de Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, o investimento comprova a retomada do desenvolvimento do RS. "Estamos trabalhando forte junto à SPH para que possamos atrair mais investidores, gerando empregos para os gaúchos e receita para o Estado".

Travessia do Atlântico termina em Ilhabela com festa para Beto Pandiani e Igor Bely

Fonte: ZDL

Às 12h35 deste sábado (27), na sede da escola de vela BL3, em Ilhabela, chegou ao fim uma das mais desgastantes aventuras da carreira do brasileiro Beto Pandiani e do francês Igor Bely. A Travessia do Atlântico a bordo de um catamarã (barco de dois cascos) sem cabine durou 38 dias e a dupla percorreu mais de 4.000 milhas náuticas, o que corresponde a 7.400 quilômetros da Cidade do Cabo, na África do Sul, até o Brasil.

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"Foi muito mais difícil psicologicamente do que fisicamente", logo dizia Beto Pandiani aos amigos quando a embarcação tocou nas areias da Praia da Armação. A recepção aos velejadores foi digna dessa grande expedição com mais de 500 pessoas no local, sem contar as 20 embarcações que escoltaram o Picolé, como foi batizado o barco, desde a Ponta das Canas até a praia da Armação, sede da BL3. Com celulares e máquinas fotográficas em mãos, os fãs da vela oceânica e as crianças registraram o momento na bela tarde de sol e 27 graus do litoral norte paulista. O trajeto entre os continentes foi marcado pela falta de vento, o que mudou o cronograma da viagem inicialmente previsto para um mês. Desde o início do projeto, em 2011, a dupla alinhou todos os detalhes do barco para encontrar ondas fortes e não quebrar. Numa conta simples, em 70% do caminho a velocidade dos ventos não ajudou a impulsionar a proa do Picolé para a costa brasileira. A ansiedade da chegada, principalmente na última semana, foi, segundo os velejadores, a maior dificuldade da Travessia do Atlântico.

Robert Scheidt é prata na Copa do Mundo em Hyères

Fonte: Local

A briga pelo título da etapa francesa da Copa do Mundo de Vela, entre Robert Scheidt, o croata Tonci Stipanovic e o australiano Tom Burton, os três primeiros colocados na Laser, teve lances atípicos em Hyères. O vento mal apareceu nas duas medal races deste sábado (27), disputadas perto do cais e acompanhadas de perto pelo público. Num duelo particular com Stipanovic, Scheidt garantiu a medalha de prata, deixando o adversário com o bronze e Burton livre para conquistar o topo do pódio.


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A decisão da etapa de Hyères começou a se desenhar na primeira medal race deste sábado, disputada sob ventos fracos de 4 nós (7,4 km/h), quando o australiano Tom Burton, terceiro na classificação, fez o quarto lugar e assumiu a ponta, com 42 pontos perdidos. O croata Tonci Stipanovic foi apenas o 8º, seguido por Scheidt, resultado que deixou os dois empatados na vice-liderança, com 47 pontos perdidos.

"Larguei mal e acabei não fazendo uma boa regata", admitiu Scheidt. "Para a segunda medal race, a condição de vento se tornou impossível (2 nós, ou 3,7 km/h), o que levou a uma disputa bem atípica. Quando vi que dificilmente poderia alcançar o australiano, decidi marcar o croata, que vinha atrás de mim, para garantir a medalha de prata." A estratégia funcionou, e o brasileiro terminou em 8º, logo à frente de Stipanovic. Com o 6º lugar, Burton assegurou o título em Hyères.

Dono de três medalhas olímpicas na Laser (ouro em Atlanta/96 e Atenas/04, prata em Sydney/00), Scheidt comemorou o resultado em Hyères. "Voltar à Laser e conquistar a medalha de prata numa competição em alto nível, com todos os melhores do mundo, é muito positivo. O nível da flotilha estava realmente forte, e a prata é um resultado excelente". O próximo desafio do brasileiro será o Olimpic Garda, entre 8 e 12 de maio, em Garda, na Itália, onde voltará a enfrentar Stipanovic e Burton, entre outros nomes de destaca da classe no mundo.

Desde seu retorno à antiga classe, em setembro de 2012, Scheidt vem colecionando vitórias. Patrocinado pelo Banco do Brasil, Prada, Gocil e Rolex, conquistou o Campeonato Italiano de Classes Olímpicas, o Brasileiro da categoria, seu 12º título nacional, a Semana Brasileira de Vela, em fevereiro, e a Laser Europa Cup, em março. Os resultados somam-se a oito títulos mundiais, além das três medalhas olímpicas. Em 2004, o velejador passou a competir pela Star com Bruno Prada, parceria que rendeu outras duas medalhas em Olimpíadas (prata em Pequim/2008 e bronze em Londres/2012) e o inédito tricampeonato mundial da classe.

Resultado final

1. Tom Burton (AUS) - 54 pp (21+2+2+0+[11]+9+0+8+12)
2. Robert Scheidt (BRA) - 63 pp (6+3+[16]+4+3+8+5+18+16)
3. Tonci Stipanovic (CRO) - 66 pontos perdidos (0+0+[56]+2+5+0+25+16+18)
4. Daniel Mihelic (CRO) - 81 pp (17+7+[35]+8+16+7+26+0+0)
5. Jean-Baptiste Bernaz (FRA) - 85 pp (12+13+[27]+5+0+15+22+12+6)
6. Bruno Fontes (BRA) - 87 pp (2+4+23+7+2+21+[28]+14+14)
7. Andy Maloney (NZL) - 91 pp (13+12+[19]+15+10+12+15+4+10)
8. Ryan Palk (AUS) - 96 pp (8+[34]+21+11+22+10+10+6+8)
9. Nick Thompson (GBR) - 98 pp (41+9+3+6+14+[16]+11+10+4)
10. Pavlos Kontides (CYP) - 110 pp (14+5+[47]+3+27+18+3+20+20)

Mais informações no site www.robertscheidt.com.br

Isaf divulga nota sobre briga entre projetista e fabricante do Laser

Fonte: Murillo Novaes

No último dia 22 a Isaf divulgou uma nota dando a sua posição sobre a briga entre Bruce Kirby, o projetista do Laser, a LaserPerformance, fabricante do barco na Europa, e a Torch, nova fabricante do Laser. Segundo a Federação, a única entidade de classe reconhecida por ela é a International Laser Class Association e o barco que irá para os Jogos do Rio 2016 é o Laser e não o Torch.

A Federação lembra ainda que os anúncios feitos sobre o Torch ser o novo Laser quebram cláusulas contratuais com a classe e, de acordo com assembleia aprovada em 2012 tanto a Isaf quanto a ILCA têm o poder de aprovar quem serão os construtores do Laser e que tem o direito de usar a marca.

Scheidt assume o terceiro lugar na Copa do Mundo em Hyéres

Fonte: Local Comunicação

O vento mudou para Robert Scheidt nesta quarta-feira (24), início da fase final da etapa francesa da Copa do Mundo de Vela, em Hyères. Maior medalhista olímpico brasileiro, o velejador subiu para a terceira posição na Laser, após fazer um terceiro e um 16º lugares nas regatas do dia, e está a apenas três pontos do segundo colocado, o compatriota Bruno Fontes. A liderança é do croata Tonci Stipanovic.


O dia foi de ventos médios, em torno dos 15 graus, na raia de Hyères. "Comecei bem a fase final, com o terceiro lugar na primeira regata", considerou Robert Scheidt, que ficou atrás apenas do líder da competição e do australiano Tom Burton. Já na segunda regata, que teve uma dobradinha australiana com Mathew Wearn em primeiro e Burton novamente em segundo, o brasileiro encontrou dificuldades. "Larguei mal e tive problemas com o primeiro contravento. Fiz uma prova de recuperação", explicou.

Seguindo o novo modelo adotado para a etapa de Hyères da Copa do Mundo, os velejadores entraram nesta fase somando apenas os pontos referentes à sua classificação. Scheidt, em 6º lugar na fase classificatória, foi para a disputa com 6 pontos perdidos, e enfrenta os principais nomes da Laser na flotilha ouro.

"Eu poderia ter ido melhor na segunda regata, mas de modo geral foi um dia muito positivo. O jogo está aberto, ainda tem muita coisa pela frente", destacou Scheidt. Os dez melhores velejadores da fase final se classificam para as duas medal races, ambas com valor dobrado, no sábado (27). As regatas têm início às 11 horas (6 horas no horário brasileiro).

Scheidt está invicto na Laser desde seu retorno à antiga classe, em setembro de 2012. Patrocinado pelo Banco do Brasil, Prada, Gocil e Rolex, conquistou o Campeonato Italiano de Classes Olímpicas, o Brasileiro da categoria, seu 12º título nacional, a Semana Brasileira de Vela, em fevereiro, e a Laser Europa Cup, em março. Os resultados somam-se a oito títulos mundiais e três medalhas olímpicas (ouro em Atlanta/96 e Atenas/04, prata em Sydney/00), até 2004, quando o velejador passou a competir pela Star com Bruno Prada. A parceria lhe deu outras duas medalhas em Olimpíadas (prata em Pequim/2008 e bronze em Londres/2012) o inédito tricampeonato mundial da classe.

Resultados após duas regatas e um descarte

1. Tonci Stipanovic (CRO) - 0 pontos perdidos (0+0+[56])
2. Bruno Fontes (BRA) - 6 pp (2+4+[23])
3. Robert Scheidt (BRA) - 9 pp (6+3+[16])
4. Sam Meech (NZL) - 13 pp (3+[18]+10)
5. Thomas Saunders (NZL) - 18 pp (7+11+[45])
6. Pavlos Kontides (CYP) - 19 pp (14+5+[46])
7. Tom Burton (AUS) - 23 pp (21+[2]+2)
8. Ashley Brunning (AUS) - 23 pp (15+[14]+8)
9. Daniel Mihelic (CRO) - 24 pp (17+7+[35])
10. Andy Maloney (NZL) - 25 pp (13+12+[19])

35. Matheus Dellagnelo (BRA) - 55 pp (27+28+[29])
55. Alex Veeren (BRA) - 101 pp (50+51+[56])

Mais informações no site www.robertscheidt.com.br