Fernanda Oliveira e Ana Barbachan lideram Semana de Vela de Hyères
Fonte: Brasil Olímpico
As gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan voltaram a comprovar o grande momento. Líderes do ranking mundial da classe 470 feminina, as velejadoras do Clube dos Jangadeiros que venceram as cinco competições que disputaram desde os Jogos Olímpicos de Londres, estrearam nesta segunda-feira na quarta etapa da Copa do Mundo de Vela, em Hyères, na França, e terminaram o dia em primeiro lugar, após vencer duas regatas e obter ainda uma 11ª posição.
Com os resultados, Fernanda e Ana abriram dois pontos de vantagem em relação às as austríacas Lara Vadlau e Jolanta Ogar, segundas colocadas, que venceram a segunda regata e terminaram na vice-liderança na terceira, além de finalizarem em 33º na prova de abertura.
Na classe Laser, Bruno Fontes teve bom desempenho no primeiro dia e obteve um sétimo e dois terceiros lugares e é o segundo colocado no geral, com seis pontos perdidos. A liderança é do croata Stipanovic Tonci, que venceu duas das três regatas. Apontado como um dos favoritos, Robert Scheidt venceu a segunda prova e terminou em sexto e 10º nas outras duas e ocupa a quinta posição no geral. Matheus Dellagnelo está em 43º e Alex Veron aparece em 62º.
Ricardo Winicki dos Santos disputou duas regatas na classe RS:X masculina e obteve um quarto e um oitavo e está em sétimo lugar no geral. A liderança é do francês Julien Bontemps que venceu uma e foi segundo na outra prova realizada. No feminino, apenas uma regata foi corrida e Patrícia Freitas acabou em sexto lugar. A britânica Bryiny Shaw foi a vencedora do dia. Bruna Mello finalizou em 26º.
Martine Grael e Kahena Kunze tiveram desempenho razoável na abertura da competição da classe 49er FX e após terminarem em 15º, oitavo e nono lugar, nas provas do dia, elas ocupam a 11ª posição. As líderes são as alemãs Jurczok Victoria e Anika Lorenz.
Fernanda Decnop não foi bem nas duas regatas da classe Laser radial e ocupa a 45ª colocação, 39 pontos atrás da francesa Marte Bolou que está em primeiro.
A classe 49er é liderada pelos britânicos Dylan Gletcher e Sign Alan, que venceram duas e terminaram em segundo lugar em outra regata. Os brasileiros Marco Grael e Gabriel Borges estão em 21º e André Fonseca e Francisco Andrade (Clube dos Jangadeiros) aparecem em 27º lugar.
Bruno Prada começou mal a disputa da classe Finn e foi o 56º na primeira regata, mas recuperou-se e terminou em terceiro na segunda e é o quinoto colocado na classificação geral. A liderança é do britânico Edward Wright que venceu a segunda, depois de ser 17º na primeira disputa.
Mario Czaschke é o 14º na classe 2.4 que é liderada por Pasoce Megan, da Grã-Bretanha. Na Sonar, Francisco de Oliveira, Antônio Marcos do Carmo e José Matias de Abreu estão em quarto lugar a três pontos dos líderes Udo Hessels, Mischa Rossen e Marcel van de Veen, da Holanda.