Fonte: R7
A imprensa britânica divulgou imagens da família Milligan, devastada por uma lancha fora de controle em Padstow, no Reino Unido. O executivo da tv britânica Nick Milligan, de 51 anos, e uma de suas filhas, Emily (na foto, à esquerda), de oito anos, morreram no acidente. A mulher de Milligan, Victoria, de 39 anos, e seus outros três filhos sobreviveram à tragédia, mas ficaram feridos, alguns com gravidade. Nesta semana, a imprensa local confirmou que Victoria, mãe dos pequenos, teve a perna amputada duas semanas após o acidente.
O terrível acidente aconteceu quando a família aproveitava um dia de folga no balneário. De acordo com informações preliminares, eles caíram da lancha que ocupavam. Alguns instantes depois, a embarcação avançou formando círculos, atingindo as vítimas com sua hélice. Tudo foi visto de perto pelos turistas que se encontravam no local, que relembram como a água ficou "vermelha como sangue".
Todos teriam morrido se não fosse a coragem de um instrutor de ski aquático, Charlie Toogood, de 32 anos, que conseguiu pular sobre o barco descontrolado e fazê-lo parar. Rob Atkinson, da capitania dos portos da região, alerta para que os donos de barcos fiquem atentos à segurança e verifiquem se o cabo que garante o desligamento do motor está funcionando corretamente, assegurando que a embarcação fique desligada enquanto alguém permanece fora dela, por exemplo, evitando tragédias. A polícia investiga se o barco usado pela família Milligan estava com esse cabo em perfeitas condições de uso.
O serviço de emergência recebeu um grande número de ligações das testemunhas que estavam no local. Três botes salva-vidas, além de helicópteros de busca e salvamento, foram enviados.
As pessoas que presenciaram o acidente declararam-se chocadas com tudo o que aconteceu e relataram terem escutado gritos vindo da água, além do sangue se espalhando.
— A água estava vermelha, foi terrível. Aquele barco atingiu aquelas pobres pessoas em uma velocidade assustadora.
Fonte: PalavraCom
O município de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, foi o segundo visitado pelo GT Náutico catarinense, que está detectando potencialidades das cidades do litoral que desejam desenvolver o setor em busca de empregos e renda. Para Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente do Grupo e também da Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar), o local tem tudo para se transformar no maior polo do Brasil de turismo sobre as águas. “Um primeiro passo será o apoio à requalificação do trapiche da Praia Ganchos”, afirmou, em rápido diagnóstico durante a visita, que teve também as presenças do prefeito Juliano Duarte Campos, do secretário municipal da Fazenda, Rodrigo D. da Silva, e dos membros do Sebrae/SC Iriberto Moschetta (analista) e Wilson Sanches (Coordenador Regional da Grande Florianópolis).
Outra ação, firmada entre o Sebrae/SC e a Acatmar, é a criação de convênio de serviços, iniciando com o projeto "Negócio Certo Rural" - foco nas colônias de pesca e workshops para restaurantes que servem aqueles que chegam de lancha nas praias da região. Também foi discutida a implantação da primeira via gastronômica náutica do sul do país. “Algo inédito que trará não só visibilidade, mas fomentará a vinda de muitos turistas apaixonados pelo mar e pelas belezas de praias como o Tinguá, uma das preferidas pelos amantes da náutica”, frisou Ferrari.
Fonte: Revista Náutica Online
O Campeonato Brasileiro de HPE começou neste sábado (18), em Ilhabela, São Paulo. Ao todo, o primeiro fim de semana de competição teve cinco regatas, as duas últimas foram realizadas no domingo (19). 21 barcos estão na disputa pelo título.
Fonte: Murillo Novaes
Pelo segundo ano consecutivo o site SailX irá promover Virtual Isaf Sailing World Championship. Apesar do nome, o campeonato virtual é aberto a velejadores de todas as idades.
O evento virtual será disputado entre os dias 20 de maio e 30 de junho e servirá como um esquenta para o Mundial da Juventude, que acontecerá em Limassol, no Chipre, de 13 a 20 de julho. Para se registrar, clique aqui.
Fonte: G1
O navio paraguaio General Bernardino Caballero deixou o porto de Porto Alegre na última quarta-feira. A retirada se iniciou ainda pela manhã e deu um novo visual à capital gaúcha. Em janeiro, outra embarcação já havia sido retirada do local. Os dois cargueiros estavam atracados desde 1997, após serem retidos pela Marinha e abandonados. Eles foram leiloados em março de 2012.
A embarcação foi rebocada com ajuda de outras duas embarcações menores, e segiu rumo a um estaleiro de Triunfo, também no Rio Grande do Sul. A parte de cima será vendida para uma siderúrgica e a parte de baixo vai virar uma balsa.
A previsão da retirada do General Bernardino Caballero era para setembro do ano passado. A saída do cargueiro vai liberar as docas do cais Mauá e de Navegantes.
As duas embarcações pertenciam ao governo paraguaio e foram entregues ao patrimônio da Superintendência de Portos e Hidrovias em junho de 2011. A entrega dos navios foi realizada em troca de uma dívida portuária acumulada em quase R$ 5 milhões.
Construídos em 1994, os navios Mariscal José Félix Estigarríbia e General Bernardino Caballero chegaram a Porto Alegre em 1997 carregados de trigo. Eles pertenciam a uma empresa estatal de navegação do Paraguai. Retidos na capital gaúcha em 1997 pela Marinha, eles foram abandonados pela empresa proprietária. Em 2011, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, assinou o decreto que autorizava a doação dos navios ao governo do Rio Grande do Sul.
Fonte: Clube dos Jangadeiros
Primeiras colocadas no ranking mundial da classe 470 feminina, as velejadoras Fernanda Oliveira e Ana Barbachan seguem uma rotina intensa de treinamentos no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre. Acompanhadas pelo técnico Paulo Ribeiro, as atletas gaúchas estão se preparando para o Campeonato Mundial de 470, que será realizado em La Rochelle, na França, entre os dias 30 de julho e 11 de agosto. Além da preparação realizada na Capital, Fernanda e Ana aproveitarão os próximos dias para velejar na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, na raia onde serão disputadas as regatas dos Jogos Olímpicos de 2016.
Este ano, a dupla do Jangadeiros participou de seis competições e obteve seis títulos. Foram três conquistas em etapas da Copa do Mundo de Vela (Miami, Palma de Mallorca e Hyères) e outros três primeiros lugares em competições disputadas em águas brasileiras (Campeonato Sul-Americano, Campeonato Brasileiro e Semana Brasileira de Vela). O excelente retrospecto levou as gaúchas ao topo do ranking mundial da classe 470 feminina, com uma ampla diferença de 197 pontos sobre as segundas colocadas, as austríacas Lara Vadlau e Jolanta Ogar.
Integrantes da Equipe Brasileira de Vela, Fernanda e Ana representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, terminando a competição na sexta colocação.
Fonte: Marinha do Brasil
Como parte das comemorações do 823º aniversário do Porto de Hamburgo, na Alemanha, o Navio-Veleiro “Cisne Branco” (NVe) da Marinha do Brasil participou, no período de 9 a 12 de maio, de diversos eventos na cidade.
Por ocasião da chegada e saída do navio, foram realizados “Desfiles Navais” no Rio Elba, que liga a cidade de Hamburgo ao Mar do Norte, contando com a participação de “Tall Ships”, pequenos veleiros e navios de guerra de diversas Marinhas, além da presença de inúmeras embarcações de esporte e recreio. Na parada de saída do porto, o NVe “Cisne Branco” ocupou lugar de destaque e capitaneou o desfile.
Durante a visita ao porto, o “Cisne Branco” recebeu o Secretário Estadual de Economia, Trafego e Inovação de Hamburgo, Senador Frank Horch, o Comandante Territorial de Hamburgo, Capitão-de-Mar-e-Guerra Siegfried Schneider, o Adido de Defesa e Naval do Brasil na Alemanha e Holanda, Capitão-de-Mar-e-Guerra Ricardo Alves de Barros e diversas autoridades locais. O meio naval esteve aberto à visitação pública, sendo um dos mais visitados do evento.
Fonte: Zero Hora
Equivalente ao comprimento de dois ônibus e com largura superior a quatro carros compactos, o novo catamarã que integrará a frota do transporte hidroviário impressiona pelo tamanho. O barco, o primeiro produzido no Estaleiro RGS, na Ilha do Marinheiros, recebeu o batismo na tarde desta sexta-feira: colocado na água, aguarda os últimos retoques para reforçar a travessia entre Porto Alegre e Guaíba.
— Com o início da operação, teremos mais possibilidades para trabalhar com a manutenção das lanchas, já que hoje operamos com os dois catamarãs nos horários de pico — explica Carlos Bernaud, diretor da Catsul, empresa responsável pelo serviço.
Maior e mais moderna, a nova embarcação terá capacidade para 138 passageiros — 18 a mais do que as atuais — e acessibilidade para cadeirantes. Atracada no cais do estaleiro, a lancha receberá pintura e colocação dos bancos nas próximas semanas, além de passar por testes. Para os passageiros, a promessa é de conforto, segurança e rapidez superiores — além da expectativa de extensão da hidrovia. A previsão é que o catamarã esteja pronto para navegar em um mês — quando já deverá ter avançado o projeto de ampliação do transporte na zona sul da Capital.
Nova linha prestes a desencalhar
Concluído há dois meses, o píer do novo ponto do catamarã na zona sul ainda segue inoperante — e sem previsão para início do funcionamento. Porém, após reunião entre representantes da Marinha, da Superintendência de Portos e Hidrovias e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) na terça-feira, a extensão do serviço deve desencalhar a partir da próxima semana.
— Os licenciamentos necessários já foram obtidos, agora estamos ajustando o projeto de sinalização marítima. Nos deparamos com algumas formalidades que não estavam previstas justamente por se tratar de um transporte que oferece riscos — explica o presidente da EPTC, Vanderlei Capellari.
Com a entrega dos documentos, cabe à Marinha a análise final e autorização para início do trajeto. A nova estação, localizada em frente ao BarraShoppingSul, no Cristal, ficou pronta em março. Com o início do funcionamento, os passageiros poderão se deslocar ao Centro Histórico ou ao município de Guaíba. A ligação com o Cais Mauá custará R$ 5 e leverá 10 minutos. Já até a cidade vizinha, serão 12 minutos de viagem pelo valor de R$ 7,25. O próximo passo será a construção de dois terminais na Ilha da Pintada: um na Colônia Z-5 e outro no antigo Estaleiro Mabilde.
Inaugurada em outubro de 2011, a primeira linha do transporte hidroviário conta atualmente com duas paradas e 37 viagens. A média diária é de 2,5 mil pessoas, mas o número chega a 6 mil em finais de semana de tempo bom. No mês passado, foram 72,5 mil usuários — uma alta de 30% no fluxo registrado no início das operações.
O novo catamarã
— Capacidade para 138 passageiros
— 6 metros de altura
— 22,78 metros de comprimento
— 7,10 metros de largura
— Velocidade de transporte com passageiros de 45 km/h
O catamarã atual
— Capacidade para 120 passageiros
— 3,20 metros de altura
— 18,5 metros de comprimento
— 6 metros de largura
— Velocidade de transporte com passageiros de 35 km/h
Fonte: ZDL
A Rolex Ilhabela Sailing Week promete mais um campeonato equilibrado em 2013 na ORC. O evento completa 40 anos nesta temporada e será disputado entre os dias 6 e 13 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI). Veleiros do País e da América Latina estão convidados para as regatas no litoral norte paulista. Dias antes, na Itália, será a vez do Mundial, com a participação de 100 barcos. Os números comprovam que no Brasil e no exterior, a categoria continua forte.