Extreme Sailing Series 2013: veteranos lideram no segundo dia

Fonte: Sobre as Águas

Os ventos de 20 nós animaram o começo das regatas “stadium” do segundo dia de competição em Muscat, Omã, mas conforme as temperaturas subiam o vento sumia. Ao final do dia, o ventão se transformou em uma brisa de 4 nós e as equipes trabalharam muito para terminar as últimas regatas. Na classificação geral, a equipe Red Bull Sailing Team, com o veterano olímpico austríaco Roman Hagara soma agora o mesmo número de pontos que a equipe The Wave, Muscat, de Leigh McMillan. Entretanto a equipe suíça Alinghi, com Ernesto Bertarelli, registrou três vitórias hoje em Muscat.


Apesar da liderança, os veteranos estão tendo trabalho para se manterem no alto do pódio nesta primeira etapa, já que as equipes estreantes não estão dando mole durante as regatas. "Somos uma equipe forte e quando as coisas correm bem conseguimos manter bons resultados em várias corridas. Agora com as novas equipes no circuito temos que nos preocupar em velejar de forma firme e manter a nossa boa performance.", disse Leigh McMillan, skipper da equipe The Wave Muscat, campeã do circuito no ano passado.

Mesmo com os bons resultados das equipes novatas, os suíços do Alinghi brilharam hoje ao conquistar três vitórias no primeiro dia de regatas próximas à costa. Ernesto Bertarelli — bicampeão da America’s Cup e comandante da equipe — bfoi elogiado pelo companheiro e tático do barco, o americano Morgan Larson, por seu domínio nas largadas, mas em uma delas Bertarelli falhou, deixando a equipe em ultimo lugar em uma das regatas. "Fazer boas largadas é fundamental e nós cruzamos a linha muito cedo e terminamos uma das provas em último lugar. Mas em todas as outras corridas do dia Bertarelli fez um ótimo trabalho no leme dominando as largadas agressivamente”, declarou Larson.