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Lagos dos Patos e Rio Guaíba - Condições atuais de navegabilidade

Fonte: DNH via blog Hidrovias Interiores

HG 139(T)/93 BRASIL - LAGOA DOS PATOS - Existência de assoreamento - Carta nº 2105
Canal da Feitoria
Assoreamento ao longo  do canal, no trecho compreendido  entre os faroletes  nºs  68  e 71 e as bóias  cegas nºs 80 e 83. Face ao estreitamento do canal, o  navegante,  durante  a  travessia,  deve manter-se entre o eixo  longitudinal do  canal e a uma  distância mínima de 15 metros da margem  do  canal  balizado  pelos sinais pares. Relembra-se que o balizamento  dista das margens do  canal 35 metros, para  fora. O navegante  neste trecho deve evitar cruzamentos e  ultrapassagens de embarcações. Este Aviso substitui o Aviso Preliminar nº P 83(P)/93.

HG 164(P)/96 BRASIL - LAGOA DOS PATOS - Existência de assoreamento - Cartas  nºs 2109/2111/ 2140 - Proximidades da Ponta do Melo
Canal do Cristal
Posição -  30º 04'.30 S   51º 14'.72 W
Existência de assoreamento no canal do Cristal nas proximidades do Fte. Cristal nº 129. Este Aviso cancela o Aviso-rádio nº P 7675/96.

Vela: Robert Scheidt e Bruno Prada são bicampeões mundiais da Star

Fonte: ZDL

Um dia lindo, de muito sol, ventos excelentes e astral lá em cima, foi o pano de fundo para a histórica conquista da dupla da EBV - Equipe Brasileira de Vela, na classe Star, Robert Scheidt e Bruno Prada, no Mundial de Vela de 2011 (ISAF Sailing World Championships). Com o quinto lugar obtido na medal race neste sábado (17), a prova final que reúne apenas os 10 melhores na tabela e conta dobrado, os paulistas puderam comemorar o inédito bicampeonato mundial na classe das estrelas.


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Azimut investe no setor náutico catarinense

Fonte: Rotas Comunicação

Incentivar os funcionários a serem partes integrantes dos negócios da empresa, construindo relações de confiança com os líderes e tonando-os apaixonados pelos seus trabalhos em um ambiente cooperativo, colaborativo e integrado. Mais do que construir uma relação de trabalho sustentável, eficaz e de incentivo ao crescimento profissional, o Grupo italiano Azimut-Benetti, como o mais importante fabricante náutico de lazer do mundo, tem a missão de promover o desenvolvimento dos países e regiões os quais atua, fortalecendo o desenvolvimento econômico, através dos investimentos e incentivo à expansão do mercado náutico, à captação a novos negócios e à qualificação da mão de obra.

Mundial de Perth: Fernanda Oliveira e Ana Barbachan sobem duas posições

Fonte: Final Comunicação

Nesta sexta, 16, com a realização das regatas de número 7 e 8, as brasileiras Fernanda Oliveira e Ana Barbachan subiram mais duas posições na classificação provisória do Mundial de Perth, que acontece na Austrália. As velejadoras, que estão enfrentando algumas dificuldades desde o primeiro dia de campeonato, passaram para a 28ª posição dentre 48 embarcações.

Domingo ocorre o Campeonato Gaúcho de Open Bic 2011

Fonte: Blog ZH Zona Sul

A largada para a Operação Verão, que promete uma série de atrações esportivas e culturais na orla, será na água. No domingo, a praia do Leblon, no Belém Novo, será o palco do Campeonato Gaúcho de Open Bic 2011. O evento contará com a participação de jovens e adolescentes do Projeto Vela Socia e contará com oito regatas.

 


A novidade deste ano é que os velejadores estarão estreando uma nova mastreação (mastros de taquara). Além disso, a competição classificará o campeão para disputar o mundial da classe, em Miami no ano que vem. As atividades começam às 10h.

Mundial de Vela: Brasil pode confirmar mais uma vaga olímpica nesta sexta-feira

Fonte: ZDL

O Mundial de Vela de 2011 (ISAF Sailing World Championships), que qualifica 75% dos países para Londres 2012, está chegando ao fim e o Brasil caminha para bater o número de classes classificadas no mesmo evento há quatro anos em Cascais, Portugal, quando das classes olímpicas que disputavam vagas em Pequim apenas cinco obtiveram o posto no Mundial unificado do Isaf.

Mundial da Austrália: vela do Brasil garante mais duas vagas nos Jogos Olímpicos

Fonte: ZDL

Com apenas mais dois dias de regatas até o fim da fase de classificação, entre as cinco classes que ainda disputam o Mundial de Vela de 2011 (ISAF Sailing World Championships), o Brasil assegurou mais duas vagas nos Jogos Olímpicos, na RS:X Masculina, com Ricardo Winicki, e na Laser, com Bruno Frontes. Na Star, com a dupla Robert Scheidt e Bruno Prada vencendo mais uma regata nesta quarta-feira (14) e liderando o Mundial, tudo parece estar quase garantido.

 

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A quarta-feira de sol entre nuvens e calor nas raias de Fremantle, em Perth, prometia ser mais um dia bom para velejar com a famosa brisa do mar, o ‘Doctor’, soprando forte. No entanto, o que se viu foram regatas difíceis, com ventos fracos no início da tarde, sempre muito rondados, e disputas ferozes para definir quem ficaria nas flotilhas ouro, prata e até bronze, no caso da Laser que tem 150 barcos competindo.

Com o fim da fase classificatória, apenas a metade superior (no Laser, o terço superior) do número de barcos segue na disputa pelo pódio. E no caso do Laser e da RS:X Masculina, a presença de, respectivamente, Bruno Fontes e Ricardo "Bimba" Winicki na flotilha ouro também significou a classificação do Brasil para os Jogos de Londres 2012 e o precioso primeiro ponto para os atletas na seletiva individual para a vaga olímpica em suas respectivas classes.

"Foi um dia difícil com o vento mudando de intensidade e direção o tempo todo. Mesmo com o sétimo lugar, depois de escorregar em uma regata em que estive liderando, e o 18º na segunda desta quarta, ainda deu para ficar em 18º geral, perto dos líderes em pontos, me manter na briga pelo campeonato e conquistar a vaga para o Brasil nas Olimpíadas de Londres 2012", explica Bruno Fontes com a satisfação do dever cumprido.

Na RS:X apenas uma regata foi completada nesta quarta (14) e com o sétimo lugar obtido, Bimba está agora em 15º lugar geral, na flotilha ouro e com a vaga do Brasil assegurada na prancha à vela.

Com as duas confirmações desta quarta-feira, o Brasil soma cinco vagas em 2012: Finn, com Jorge Zarif, RS:X Feminina, com Patrícia Freitas, e Laser Standard, com Adriana Kostiw.

Outros atletas da EBV - Equipe Brasileira de Vela, apoiada pela CBVM/COB e patrocinada pelo Bradesco e CPFL - , infelizmente não puderam comemorar. Depois de um dia desastroso na terça (13), quando a quebra do pino do leme do seu barco obrigou a dupla André "Bochecha" Fonseca e Marco Grael a fazer verdadeiros malabarismos e os tirou de duas regatas, os velejadores do 49er brasileiro viram a flotilha ser dividida em dois e as 14 vagas de nações em disputa aqui na Austrália serem preenchidas. Como consolo restou o desempenho satisfatório nas regatas do dia: 20º e 14º. Agora restam ainda as cinco vagas que estarão em disputa no Mundial 2012 em Zadar, Croácia, em maio do ano que vem, última chance para classificar o Brasil para Londres.

Flotilha única - As classes 470 Feminino e Star seguem até sábado a disputa das regatas em regime de flotilha única já que, com menos de 50 barcos em cada classe, não haverá divisão em flotilhas ouro e prata. Por isso, não é possível determinar que países estarão classificados para os Jogos Olímpicos antes da definição dos 10 finalistas que seguem para as Medal Races no sábado (Star) e domingo (470 F).

No entanto, o desempenho de Martine Grael e Isabel Swan, em 13º geral depois de um 16º e um 20º nesta quarta, permite dizer que a vaga está muito próxima. As atletas seguem lutando pela Medal Race e ainda sonham com o pódio em Perth. "Estamos felizes em estar na zona de classificação dos países e muito perto das Top 10 da flotilha. Temos ainda quatro regatas para tentar melhorar o desempenho e chegar mais perto do pódio que é o nosso objetivo aqui na Austrália", falou a pioneira medalhista olímpica da Vela feminina brasileira Isabel Swan. A outra dupla do país, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan está em 30º lugar geral, depois de um 34º e um 25º no dia.

Liderança mais folgada ns Star - Na classe Star, o Brasil pode se orgulhar de ter dois atletas diferenciados. Robert Scheidt e Bruno Prada tiveram novamente um dia espetacular nas águas de Fremantle e com uma vitória na sétima regata e o terceiro lugar na oitava seguem para o dia de descanso com uma liderança razoável de seis pontos sobre os americanos e de 13 pontos sobre os alemães.

Com oito provas corridas, a dupla brasileira sabe que tem a vaga nas mãos e a participação na Medal Race virtualmente garantida. "O Robert gosta de emoções fortes. Depois de patinar um pouco no começo, com aqueles dois 13º, agora estamos no caminho certo para um final de campeonato feliz", garante, o proeiro Bruno Prada com o seu bom humor característico.

Nesta quinta-feira (15) as classes 470 Feminino e Star terão dia de folga. O Star terá mais duas regatas na sexta-feira antes da Medal Race de sábado. As classes RS:X Masculina, Laser e 49er seguem com regatas na quinta e terão folga na sexta. Com exceção do Star todas as outras Medal Races serão no domingo.

Barco fantasma encontrado no Pará é veleiro de competição australiano

Fonte: Blog Sobre as águas

 

O veleiro que chegou velejando sozinho à costa do Pará e foi encontrado por pescadores na última segunda-feira é o brainchild.org.au, veleiro de competição abandonado no meio de uma regata no dia 25 de outubro. O veleiro de 21 pés (6,5 metros) era tripulado apenas pelo skipper Scott Cavanough, que tentava ser o primeiro australiano a vencer a Mini-Transat, regata em solitário da França até o Brasil. Scott foi obrigado a abandonar seu barco pouco depois de largar para a segunda e última etapa da regata, da ilha da Madeira até Salvador, na Bahia. O australiano precisou ser socorrido no meio do Atlântico depois de um acidente com o mastro, que provocou danos também à proa do veleiro.

Apesar de todas as avarias, e de ter sido abandonado sem velas, o brainchild.org.au conseguiu completar sozinho a travessia. Bom, quase. Em vez de chegar em Salvador, ele acabou sendo encontrado perto da Ilha do Machadinho, ao norte do arquipélago de Marajó, onde foi encontrado por pescadores.

Segundo o site "Diário On Line", que noticiou a descoberta do veleiro, nesta segunda (dia 12), a embarcação foi encontrada vazia, sem nenhum equipamento a bordo. A Capitania dos Portos abriu um inquérito administrativo, cujo resultado deve sair em 90 dias.

 


Brasil receberá etapa final do Extreme Sailing Series 2012

Fonte: Excom Comunicação

Após meses de negociação, agora é oficial: o Brasil receberá a última etapa de uma das mais emocionantes competições de barcos catamarãs 40 pés. A cidade-sede oficial ainda não foi definida, mas já se sabe que será no Brasil a final Mundial do Extreme Sailing Series. Márcio Moreira e Gustavo Kruger, representantes da OC ThirdPole no Brasil, dizem que “trazer um dos eventos mais competitivos da vela é um privilégio para um país que já tem no calendário tantas competições importantes para os próximos anos”.

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Mundial de Perth: Fernanda Oliveira e Ana Barbachan em 30º

Fonte: Final Comunicação

Esta quarta-feira, 14, foi de mais regatas para a classe 470 Feminina no Mundial de Perth, Austrália, com a realização das provas de número 5 e 6. Além da variação do vento, que oscilou entre 15 e 20 nós, novamente o dia foi marcado pelo troca-troca entre as primeiras colocadas. As japonesas Ai Kondo e Wakato Tabata subiram do terceiro para o segundo lugar, ocupando a posição das holandesas Lisa Wesrerhof e Lobke Berkhout que desceram um degrau. Já as espanholas Tara Pacheco e Berta Betanzos seguiram liderando o grupo, formado por 48 embarcações.

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Luna Rossa vence última etapa e ganha a temporada 2011 do Extreme Sailing Series

Fonte: Excom Comunicação

Os italianos da Luna Rossa venceram a etapa final do Extreme Sailing Series 2011 de maneira emblemática e faturaram o campeonato. Max Sirena, Paul Campbell-James, Alister Richardson e Manuel Modena competiram juntos em todas as temporadas e pouco erraram nas 35 corridas em Singapura. Eles chegaram ao dia final com uma vantagem de 56 pontos sobre os principais rivais, os franceses do Groupe Edmond de Rothschild, que pouco puderam fazer para mudar a situação. Os italianos fecharam a etapa 45 pontos a frente do segundo colocado, The Wave Muscat. “Estou muito feliz. Fechamos a temporada bem, mas não era tão esperado porque não navegamos muito bem na última etapa. Aqui, competimos de modo seguro. Navegamos sempre perto do 100%. Estou muito orgulhoso dos rapazes. É ótimo para nosso futuro, por isso estamos muito felizes”, comemorou o capitão Max Sirena.

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Apesar de seis diferentes vencedores ao longo do ano, apenas os italianos e os franceses chegaram à etapa final com chances de vitória. Groupe Edmond de Rothschild venceu a primeira etapa em Muscat, Omã, enquanto Luna Rossa venceu a segunda, em Qingdao, China. O time de Pennec teve uma vitória em casa, na sétima etapa em Nice e a equipe de Sirena chegou à etapa final com um ponto de vantagem. Após 11 meses, nove etapas e 301 corridas, o Luna Rossa conquistou o troféu.