Azimut investe no setor náutico catarinense
Fonte: Rotas Comunicação
Incentivar os funcionários a serem partes integrantes dos negócios da empresa, construindo relações de confiança com os líderes e tonando-os apaixonados pelos seus trabalhos em um ambiente cooperativo, colaborativo e integrado. Mais do que construir uma relação de trabalho sustentável, eficaz e de incentivo ao crescimento profissional, o Grupo italiano Azimut-Benetti, como o mais importante fabricante náutico de lazer do mundo, tem a missão de promover o desenvolvimento dos países e regiões os quais atua, fortalecendo o desenvolvimento econômico, através dos investimentos e incentivo à expansão do mercado náutico, à captação a novos negócios e à qualificação da mão de obra.
Instalada desde agosto de 2010 na cidade catarinense de Itajaí, a Azimut percebeu o potencial da região para o fortalecimento do setor. Por isso, anunciou um investimento inicial de R$ 200 milhões no município através da construção de um pólo náutico (ao longo dos próximos 4 anos) e que terá a sua primeira fase concluída em 2012 – em uma área de 200 mil m2. Por enquanto, a fábrica, que começou com 20 funcionários, atua em um galpão provisório de 10 mil m2 e conta com uma equipe de 300 pessoas diretas, em sua maioria, funcionários de Itajaí e arredores.
A previsão é atingir um número de mais de 1000 funcionários com o funcionamento do pólo náutico que, além da fábrica, terá uma ampla e completa gama de serviços de apoio e de lazer para atender os seus clientes. Segundo o CEO da Azimut do Brasil, Luca Morando, apesar do potencial de mão de obra na cidade, o mercado náutico ainda é deficitário em qualificação nesse setor. Por esse motivo, uma das medidas tomadas pelo estaleiro ao longo de 2011 foi a promoção de cursos de qualificação em parceria com a Prefeitura de Itajaí, através da Feapi, Fundação de Educação Profissional e Administração Pública.
O diretor de recursos humanos da empresa, Francisco Ernst, explica que ao longo do ano, mais de 100 pessoas da comunidade local tiveram a oportunidade de participar das aulas de Laminação e Acabamento em Fibra de Vidro. Nos três cursos realizados, mais de 50% dos alunos garantiram vagas de trabalho para atuarem no estaleiro e, mesmo os que não ingressaram na empresa, tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento com os renomados especialistas do Grupo Italiano.
“Nosso objetivo é continuar investindo no Estado de Santa Catarina que pode se tornar referência brasileira na atividade náutica e, para isso, a base é mostrar e qualificar às pessoas e o próprio governo sobre a importância desse segmento, para a geração de novos negócios e criação excelentes oportunidades”, explica.
Segundo ele, a atividade náutica no Brasil é muito expressiva, principalmente, em função de suas condições naturais (clima agradável o ano todo, belezas, costa litorânea extensa...), e a fabricação de iates de luxo movimenta uma série de setores e cria oportunidades para diferentes tipos de profissionais, dentro do estaleiro e fora dele (turismo, hotelaria, comércio, logística, atividade portuária, marinas, eventos e muitos outros).
AZIMUT RECEBE HOMENAGEM DA PREFEITURA DE ITAJAÍ
Em função do empenho e dos expressivos investimentos realizados pela Azimut do Brasil em prol ao desenvolvimento de Itajaí e do mercado náutico de Santa Catarina, a fábrica foi homenageada na última semana pela Prefeitura de Itajaí/Feapi. A contribuição da qualificação da mão de obra do município oportunizando novos conhecimentos e a significativa geração de empregos no setor náutico foi o destaque divulgado na ocasião pelo prefeito Jandir Bellini e pelo superintendente da Feapi Julio de Souza. A placa de homenagem foi entregue pelo prefeito à supervisora de RH da Azimut, Gabriela Pauli que, na ocasião, representou o CEO da Azimut Luca Morando e o diretor de RH Francisco Ernst.
A parceria entre a Azimut e a Feapi iniciou no começo de 2011 para formar profissionais nas áreas de Laminação e Acabamento em Fibra de Vidro. Os alunos têm a oportunidade inédita de aprenderem direto com os profissionais especializados do maior fabricante de iates de luxo do mundo, realizarem aulas práticas dentro do próprio estaleiro e, ainda, têm acesso à todo material didático desenvolvido pela empresa. Em contrapartida, a Feapi realiza divulgação, as inscrições (gratuitas e abertas a toda a comunidade) e a certificação dos participantes. Dependendo do desempenho nas aulas teóricas e práticas, os alunos saem dos cursos com uma proposta de trabalho imediata para atuarem na empresa.
A Azimut do Brasil já anuncia que a parceria será mais fortalecida em 2012 com o desenvolvimento de novos cursos para a população, entre eles: Montagem de Móveis Navais, Montagem Geral, Mecânica Naval, entre outras. Além disso, outras novidades em investimentos também estão sendo articuladas como a vinda de outras empresas italianas para atuarem no pólo náutico, o estudo para a viabilização de uma completa marina no país e outras políticas de incentivo com apoio do governo para o desenvolvimento do setor náutico.
O diretor de RH Francisco Ernst esclarece que, “por Itajaí não ter ainda uma cultura voltada ao setor náutico de lazer (e sim ao naval), o desafio é muito grande no que diz respeito à qualificação e requer muito esforço e investimentos para os próximos anos, pois este segmento está com objetivos de crescimento bastante agressivos em Itajaí e região”.
O CEo Luca Morando complementa que a empresa “continuará empenhada com o fortalecimento econômico do Estado assim como tem a convicção de ações produtivas por parte dos Governos Estadual e Municipal, dos órgãos assistenciais e da iniciativa privada”. “A vinda da maior regata mundial, a Volvo Ocean Race e o projeto da Marina no Saco da Fazenda em Itajaí já são passos importantes realizados pela prefeitura”, finaliza.