Mundial de Vela: Brasil pode confirmar mais uma vaga olímpica nesta sexta-feira
Fonte: ZDL
O Mundial de Vela de 2011 (ISAF Sailing World Championships), que qualifica 75% dos países para Londres 2012, está chegando ao fim e o Brasil caminha para bater o número de classes classificadas no mesmo evento há quatro anos em Cascais, Portugal, quando das classes olímpicas que disputavam vagas em Pequim apenas cinco obtiveram o posto no Mundial unificado do Isaf.
Neste ano, o País deve garantir presença em sete classes. Até o momento cinco delas já estão garantidas: RS:X Masculina e Feminina, Laser Radial e Standard (masculino e feminino) e Finn. O Star está virtualmente classificado com oito das dez regatas corridas e a liderança da dupla Robert Scheidt e Bruno Prada. E o 470 Feminino têm Martine Grael e Isabel Swan na 13ª posição geral faltando duas regatas para o fim da série de 10 provas (fora a Medal Race, onde só correm as 10 melhores colocadas).
"Sem dúvida é uma evolução neste ciclo olímpico. Eu acreditava até em um número maior, com uma vaga conquistada a mais, no 470 Masculino ou no 49er. Mas acho que ambos têm plena condição de assegurar o lugar noso Jogos Olímpicos nos mundiais do ano que vem. Assim também como o Match Race Feminino que evoluiu muito e mostrou que, com mais esta experiência aqui em Perth e os treinos que ainda virão, poderão sonhar com a vaga em 2012. Ainda não acabou, mas o balanço geral da participação brasileira já é positivo", afirma Ricardo Baggio, superintendente da CBVM - Confederação Brasileira de Vela e Motor.
De fato, com as regatas desta quinta-feira (15) nas raias de Fremantle, os velejadores brasileiros conseguiram se manter no alto da tabela. O destaque foi Ricardo "Bimba" Winicki que obteve um 5º, um 14º e um 7º e agora está em 12º geral da classe RS:X.
"Hoje foi um dia legal. Corremos na raia Leighton, que eu conhecia do ano passado, e na média acho que fui o melhor do dia porque todos tiveram resultados muito discrepantes. Fora a primeira regata, nas outras larguei bem e consegui meu objetivo que era me aproximar dos top 10. Na segunda do dia, o neozelandês me marcou muito forte e cai da 6ª para a 14ª posição. Não fosse isso já estaria na zona da Medal Race, mas estou muito confiante. Sexta (16) é dia de descansar e no sábado (17) volto com tudo para as duas regatas finais para tentar estar presente na Medal de domingo(18)", contou Bimba.
Outro que correu mais duas regatas na flotilha ouro nesta quinta-feira foi Bruno Fontes. Ele fez dois 24º e caiu para 19º lugar geral no Laser. "Foi um dia complicado. A raia estava difícil e com o vento muito rondado. Tive também um problema de direito de passagem e acabei fazendo duas regatas em posições médias. Meu objetivo é a Medal Race e no sábado temos as duas regatas finais da série onde vou tentar me garantir. De qualquer forma fico feliz que nosso primeiro objetivo que era classificar o Brasil para as olímpiadas e sair à frente na seletiva individual já tenha sido alcançado", comenta o velejador de Santa Catarina.
49er vence regata - Os outros brasileiros nas águas do Oceano Índico nesta quinta foram a dupla do 49er André "Bochecha" Fonseca e Marco Grael. O início de campeonato foi bastante tumultuado para a parceria que perdeu três das seis regatas da série classificatória. Com o resultado, eles acabaram na flotilha bronze, que reúne o terço final do total de barcos na classe. E foi na primeira e única regata da fase final que a dupla brasileira venceu em Perth.
"Eu nem comemoro porque, na verdade, isso foi quase um treino de luxo. Tivemos um começo de campeonato muito conturbado com aquele primeiro dia que acabamos saindo de um sexto lugar para um incidente que nos obrigou a nos retirar da regata. Logo no segundo dia uma peça do leme se quebrou e acabamos perdendo mais duas regatas. Fico chateado porque sou extremamente cuidadoso com o barco e com o equipamento e uma pecinha, junto ao nosso erro do primeiro dia, claro, acabou nos custando o trabalho de anos. Agora é seguir treinando e fazer o maior número de eventos possíveis em 2012 para chegar em maio, no Mundial da Croácia, e pegar uma das cinco vagas que ainda estarão em disputa lá", declara Bochecha.
Nesta sexta-feira, a classe 49er volta à água para mais três regatas. As classes 470 Feminino e Star têm mais duas provas programadas. A Star finalizará a série de 10 regatas. No sábado (17) será realizada a Medal Race da Star e no domingo (18) as Medal Races das demais classes.