Mundial de Perth: Fernanda Oliveira e Ana Barbachan em 30º
Fonte: Final Comunicação
Esta quarta-feira, 14, foi de mais regatas para a classe 470 Feminina no Mundial de Perth, Austrália, com a realização das provas de número 5 e 6. Além da variação do vento, que oscilou entre 15 e 20 nós, novamente o dia foi marcado pelo troca-troca entre as primeiras colocadas. As japonesas Ai Kondo e Wakato Tabata subiram do terceiro para o segundo lugar, ocupando a posição das holandesas Lisa Wesrerhof e Lobke Berkhout que desceram um degrau. Já as espanholas Tara Pacheco e Berta Betanzos seguiram liderando o grupo, formado por 48 embarcações.
As brasileiras Fernanda Oliveira e Ana Barbachan enfrentaram mais um dia complicado. As atletas, atuais campeãs brasileiras, não conseguiram cruzar a linha de chegada entre as 20 primeiras e enceraram o dia na 30ª colocação. Se mantiverem este resultado provisório elas não conseguirão atingir a meta estabelecida para a competição: conquistar uma vaga para o país na classe 470 Feminina para a próxima Olimpíada. Para tanto, Fernandinha e Ana deverão colocar a bandeira verde e amarela entre as dos 13 primeiros países classificados no Mundial, que definirá cerca de 75% das vagas para os Jogos de Londres.
A expectativa agora recai sobre as quatro últimas regatas agendadas. As próximas serão realizadas na sexta-feira, dia 16, visto que o dia de amanhã será utilizado pela organização do evento como data reserva. Com este dia de folga, Fernandinha e Ana terão tempo de acertar as velas para correr em busca do objetivo calculado para a competição.
Fernanda Oliveira e Ana Barbachan contam com o patrocínio de Sul America, Olympikus, Bradesco e CPFL.