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Felipe Rondina e Luis Felipe Boani são vice no Mundial Júnior de Snipe

Fonte: Mar Brasil

Com seis duplas brasileiras na disputa do Campeonato Mundial Júnior de Snipe em Talamone, na Itália, três ficaram entre as dez melhores colocadas. Felipe Rondina e Luis Felipe Boani, do Iate Clube de Brasília, venceram uma das seis regatas, em duas cruzaram a linha em segundo, e completaram 21 pontos perdidos na classificação geral, garantindo o vice-campeonato.

 

Os campeões foram os espanhóis Antonio Lopez Montoya e Gregorio Belmonte, com 19pp, e os italianos Michele Meotto e Alberto Cassandro ficaram em terceiro lugar, com 22pp. A quinta colocação também foi do Brasil, com Nicholas Pellicano Grael e Fabio Kohler (RYC/ICB­DF), que venceram a última regata e terminaram com 26pp. Pelo país, também entre os dez melhores ficou a dupla Lucas Tavernard Gama e Matheus Augusto Silva Steytler (IateBSB), com a 10ª colocação.

Com 36 barcos de 11 países na raia, o Brasil foi representado ainda por outras três duplas: Gustavo Andrade Macedo Christian Lacerda Shaw (ICB­-DF), em 11º no geral; Lucas de Almeida Abreu Faria e Caio Queiroz Uchôa (ICB­-DF), em 17º; e Rafael Newlands Fontoura e Bernardo Shogo Okada Ahmed (ICRJ), em 21º.

 

CBVela realiza Seminário Nacional de Juízes de Regata em Fpolis

Fonte: CBVela

A Confederação Brasileira de Vela realiza entre os dias 16 e 18 de Outubro de 2015 em Florianópolis, SC o Seminário Nacional de Juízes de Regata. O juiz internacional de Regatas e membro da ISAF Nelson Ilha será o instrutor do Seminário.

O evento é uma iniciativa da Federação de Iatismo do Estado de Santa Catarina com o total apoio da Confederação Brasileira de Vela e suporte do Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 com vistas a atualização e formação dos recursos humanos.
 

Jorge Zarif reforça Copa Swift Sport em Ilhabela

Fonte: Assessoria Ary Pereira Jr.

Há menos de um ano dos Jogos Olímpicos de 2016, a classificação antecipada tem exigido esforço intenso do campeão mundial da classe Finn, Jorge Zarif (23), que acabou de retornar da Suíça onde disputou o 1º Grand Slam da Star Sailors League no Lago de Neuchatel. Assim que desembarcou no Brasil, Jorginho seguiu para treinar no Rio de Janeiro por três dias na raia olímpica e antes do fim de semana (19 e 20/9), irá direto do Rio para Ilhabela, onde disputará a terceira etapa da Copa Swift Sport de vela oceânica na recém-lançada classe HPE 30.

“O importante é manter o ritmo de regata. Qualquer classe oferece aprendizado, principalmente em relação à tática”, considera Jorginho que veleja como tripulante único na classe Finn, formou dupla na Star com o vice-campeão olímpico Bruno Prada na Suíça e será timoneiro, ao lado de outros cinco tripulantes, na HPE 30 em Ilhabela. A penúltima etapa do ano da Copa Swift Sport será disputada nos dois próximos finais de semana (19 e 20, 26 e 27), com sede no Yacht Club de Ilhabela (YCI).

“Vi o barco pela primeira vez há dois meses em Ilhabela e constatei que há pessoas muito competentes envolvidas no projeto HPE 30. O barco parece interessante e me trará experiência bastante útil”, afirma o velejador já familiarizado com a similar HPE 25 após a inédita velejada, também como timoneiro, no Carioca Fiote na Ilhabela Sailing Week em julho deste ano. Jorginho venceu a competição em 2004 no barco Áries IV, comandado pelo pai e velejador olímpico Guga Zarif.    

Jogos Olímpicos – O fato de ter conquistado a vaga olímpica com antecipação, proporciona uma reflexão relevante ao mais jovem campeão mundial da classe Finn em todos os tempos. “A Itália, por exemplo, classificou toda a equipe de vela para os Jogos de 2012 com mais de um ano de antecedência para focar na preparação. Não obtiveram uma medalha sequer em Londres. Tenho a certeza de que eu, Martine (Grael), Robert (Scheidt) e demais classificados, estamos plenamente cientes do que é preciso ser feito até a olimpíada”.

A próxima competição de Jorginho na classe Finn será a Copa do Mundo, para todas as classes olímpicas, na última semana de outubro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Um mês depois será disputado o Mundial de Finn em Auckland, na Nova Zelândia. Após o fim de semana em Ilhabela, ele retorna ao Rio para treinar com o técnico espanhol Rafael Trujillo, com o qual foi campeão mundial júnior e adulto de Finn em 2013, melhor momento já vivido em sua carreira.

Inscrições - Serão feitas na secretária náutica do YCI, nesta sexta-feira (18) das 18h00 às 21h00 e no sábado, das 8h00 às 11h30, ao valor de R$ 85,00 por tripulante, exceto tripulante-mirim, isento de taxa. A primeira regata do dia tem largada prevista às 12h00. A competição inclui as classes oceânicas: IRC, C30, HPE-30, HPE- 25, BRA-RGS e RGS Cruiser. A organização é do Yacht Club de Ilhabela, com o patrocínio de Suzuki Veículos e apoios de North Sails, Wind Charter, Revista Mariner, Ancoradouro, Antena 1, SailStation e Prefeitura Municipal de Ilhabela.

Schaefer Yachts forma novos profissionais da indústria náutica

Fonte: PalavraCom

O polo náutico catarinense ganhou 15 novos profissionais na última quarta-feira, todos em vulnerabilidade social da região de Biguaçu (SC), na Grande Florianópolis. Eles concluíram na última quarta-feira (15) o curso Iniciação à Produção Náutica, parceria inédita no setor entre o estaleiro catarinense Schaefer Yachts e o Projeto Pescar. Todos passaram um ano aprendendo sobre todos os setores das três unidades fabris da empresa e agora estão aptos a atuar na indústria. Segundo a orientadora Paula Hoffmann Costa, um dos aprendizados mais importantes foram as noções de cidadania. “Formamos não apenas mão de obra, mas pessoas éticas e interessadas no bem comum”, afirmou durante o evento.

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Com quase 40 anos de história, o Projeto Pescar já capacitou cerca de 27 mil pessoas e promove desenvolvimento pessoal e conhecimento técnico. Hoje, a iniciativa é presente em 11 estados brasileiros e também na Argentina, Paraguai e Angola.   

Sava realiza a 1ª etapa do estadual de Soling

A Federação de Vela do Estado do Rio Grande do Sul as regatas da 1ª etapa do estadual da classe Soling terá comissão de regatas a cargo do Sava Clube sob comando do juiz nacional de regatas Boris Ostergren.

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As regatas ocorrem nos dias 26 e 27 de setembro de 2015 a partir das 14 horas na raia da Pedra Redonda.

Bolsa-Atleta abre inscrições para modalidades que não integram Olimpíada

Fonte: Jornal do Brasil

O Ministério do Esporte publicou nesta segunda-feira (14/09), no Diário Oficial da União, o edital do programa Bolsa-Atleta para esportistas de modalidades que não integram os programas dos Jogos Olímpico e Paralímpico. As inscrições deverão ser feitas a partir da meia-noite desta terça-feira (15), pela internet, neste link. O prazo para se inscrever segue até as 23h59 do dia 25 de setembro.

O programa Bolsa-Atleta será concedido aos atletas que obtiveram resultados esportivos em 2014, nos eventos indicados pelas entidades de cada modalidade. Após efetuar a inscrição pela internet, os atletas terão prazo de até o dia 6 de outubro, deste ano, para enviar os documentos que comprovem a aptidão ao programa. O resultado final dos contemplados deverá ser publicado no dia 24 de novembro. Leia mais detalhes do edital.

Os atletas contemplados serão subdivididos nas categorias: Internacional (atletas a partir de 14 anos que integraram a seleção nacional de sua modalidade, representando o Brasil em campeonatos ou jogos sul-americanos, pan-americanos ou mundiais, obtendo até a terceira colocação em competições referendadas pela confederação como principais eventos e que continuem treinando para futuras competições oficiais internacionais); e Nacional (atletas a partir de 14 anos que participaram do evento máximo da temporada nacional, sendo tais competições referendadas pela confederação como principais eventos, ou que integrem o ranking nacional da modalidade, obtendo, em qualquer caso, até a terceira colocação e que continuem treinando para futuras competições oficiais nacionais). As categorias serão subdivididas em etárias principal, intermediária e iniciante, também conhecidas, respectivamente, por adulta, juniores/juvenis e infantil.

 

Abaixo cronograma para a Segunda Fase do Pleito:

15/09 a 25/09/2015

Inscrição on line

15/09 a 06/10/2015

Envio de documentos comprobatórios

07/10 a 05/11/2015

Complementação de Documentos (se for o caso)

24/11/2015

Publicação da lista de Contemplados no D.O.U

25/11 a 04/12/2015

Recurso

23/12/2015

Publicação no D.O.U da lista de atletas que tiverem o recurso deferido

 

 

Plano Hidroviário Metropolitano é apresentado em reunião pública

Fonte: Portal PMPA

O projeto para implantação de 12 novas estações hidroviárias ao longo dos 75 quilômetros da orla de Porto Alegre foi apresentado nesta segunda-feira, 14, durante reunião pública, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB - av. Coronel Marcos, 1.000). O projeto técnico compõe o Plano Hidroviário Metropolitano e está sendo elaborado pela prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan/RS), foi apresentado pelo arquiteto da Supervisão de Desenvolvimento Urbano (SDU) da Smurb, Marcelo Allet, e pelo técnico da Metroplan, Hélio Schreinert Filho.



O secretário municipal de Urbanismo, Valter Nagelstein, informou que o objetivo é construir, em parceria com a comunidade, meios para a implementação desse novo modal de transporte, e integrar a zona Sul da Capital ao Centro Histórico e Região Metropolitana. “Precisamos retomar a convivência com os nossos mananciais hídricos e integrar Porto Alegre com toda a Região Metropolitana”, destaca.

O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, destacou a necessidade de haver um sistema de equilíbrio de custo. “O grande desafio é fazer o que fizemos com o transporte rodoviário, com tarifa única.” Para Cappellari, o transporte hidroviário é uma alternativa qualificada, que junto com outros modais, irá reduzir o número de carros nas ruas, que já chega a 815 mil.

Programa Hidroviário Municipal Segundo o técnico da Metroplan, Hélio Schreinert, foi formado um Grupo de Trabalho para definir as demandas, que foram estimadas em 94 mil passageiros. “O transporte hidroviário não só transporta, mas qualifica o turismo. O objetivo não é resolver o problema do transporte, e sim criar mais uma alternativa”, destaca. De acordo com o arquiteto da Smurb, Marcelo Allet, a prefeitura está formulando critérios e parâmetros para a concepção arquitetônica e a inserção urbanística das estações hidroviárias deste novo sistema de transporte público, concebido para atender inicialmente 16 cidades da Região Metropolitana, incluindo a Capital.

Segundo Allet, o próximo passo será identificar os locais para instalação das hidrovias e realizar estudos arquitetônicos preliminares para serem utilizados como referência no projeto final. O arquiteto destaca que como haverá impactos nos locais, será implementada também uma Operação Urbana Consorciada ao final do processo, com o objetivo de qualificar o entorno das hidrovias.

A reunião também contou com a presença do vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, do secretário de Meio Ambiente, Mauro Moura, do chefe de Governança Metropolitano da Metroplan, Pablo Melo, além de Associações de Moradores da zona Sul da Capital.

Azimut 60 decorada por Missoni Home será apresentada pela primeira vez no Brasil

Fonte: Rotas Comunicação

Transportar o mesmo conforto e o aconchego que se tem em casa para dentro dos iates. Essa foi a proposta da Azimut Yachts ao estabelecer recentemente parceria com a mundialmente conhecida grife da alta moda italiana Missoni Home.

A nova coleção da famosa designer Rosita Missoni, que integra simplicidade, sofisticação e vivacidade através de uma visão ampla de elementos, poderá ser vista de perto no Brasil durante o São Paulo Boat Show 2015, de 1 a 6 de outubro, no Transamérica Expo Center na capital paulista.  Também estará presente durante o salão náutico, o representante da marca no Brasil, Jonas Aloise.

O iate Azimut 60 by Missoni Home recebeu uma decoração de interiores “ensolarada” e criativa, típica da grife de moda italiana, retratada em almofadas, colchas além das cabeceiras personalizadas nas 3 cabines e no living da embarcação. Elementos abstratos e listras de cores vibrantes mescladas com tons suaves aliados à delicada e agradável textura dos tecidos remetem a tradições antigas e novos espaços.

Para o revestimento de mobiliários fixos como os sofás do salão principal a aposta foi a neutralidade das cores e a alta qualidade e complexidade dos fios dos tecidos. Propostas que não saem de moda e que constrastam com os elementos soltos e traduzem o conceito “Missoni Home”: “a casa está viva, em constante evolução”.

“A filosofia da Azimut Yachts é complementar a experiência única que se tem ao navegar, seja no design de nossos iates, na tecnologia, no desempenho, no mobiliário, nos acabamentos e na decoração. Combinar a experiência dessas duas grandes marcas italianas, Azimut e Missoni Home, retratam exatamente isso. E nossos clientes brasileiros poderão ver mais esta joia no salão náutico brasileiro em outubro”, conta o diretor comercial da Azimut do Brasil Francesco Caputo.

Além do interior da embarcação, os visitantes poderão conferir no estande da Azimut outros itens de decoração da coleção Missoni Home.

Azimut 60

Com mais de 18 metros de comprimento, a Azimut 60, que é sucesso de vendas no país, recebe agora uma nova proposta decorativa para escolha de seus clientes: a de Missoni. A embarcação, além da sofisticação em todos os detalhes, tem ampla aceitação pelo privilégio das áreas externas retratadas através do espaço gourmet na plataforma de popa (com direito à churrasqueira adicional e área para refeições) e pelo maior flybridge da categoria.

O deck principal traz uma sensação de amplitude pela perfeita integração entre o living, a área de jantar, a cozinha e o posto de comando principal. No deck inferior são três cabines, sendo uma do proprietário, outra VIP e cabine com duas camas de solteiro para convidados ou crianças. Luminosidade, mobiliário e acabamentos de alto padrão e tecnologia de ponta são mais diferenciais.

AZIMUT YACHTS

Instalado no Brasil em 2010, o estaleiro Azimut Yachts vem lançando novidades ao mercado náutico ano a ano. Atualmente a fábrica que ocupa uma área de 16 mil m² na cidade de Itajaí, SC, conta com produção de iates de 42, 50, 56, 60, 70 e 83 pés. É o único estaleiro do Brasil a receber a certificação ISO 9001.

Azimut Yachts é uma marca do Grupo italiano Azimut|Benetti com matriz em Avigliana, Itália, o maior e mais importante construtor de iates de luxo.

www.azimutyachts.com

 

Velejador da casa vence Grand Slam da classe Star na Suíça

Fonte: assessoria Ary Pereira Jr.

A experiência do americano campeão mundial da classe Star, George Szabo, somada ao conhecimento da raia do suíço Patrick Ducommun, levou a dupla ao título do 1º Grand Slam da Star Sailors League (SSL) encerrado neste sábado (12) no Lago de Neuchatel. Eles souberam como aproveitar o vento nordeste de fraca intensidade para passar pelas quartas de final, com dez barcos; semifinal, com sete e pela regata decisiva, com quatro tripulações.

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Patrick, natural de Grandson, fez com que a comemoração tomasse conta do Centro de Vela do vilarejo à margem do lago ao sudoeste da Suíça, com extensão de 38 km. O também campeão mundial, o alemão Robert Stanjek, ficou com a medalha de prata, junto com o proeiro Frithjof Kleen. Os americanos Mark Mendelblat e Brian Fatih, campeões da SSL Finals em dezembro nas Bahamas, levaram o bronze. Do prêmio total de 100 mil dólares, pago aos 20 mais bem colocados, os três primeiros receberam 25, 15 e 10 mil dólares, respectivamente. Os campeões somaram 3.000 pontos no ranking, pontuação máxima da SSL.

“Foi um grande campeonato, uma disputa diferente devido ao tamanho da flotilha, com 68 barcos. Tudo poderia acontecer na raia e eu estava ao lado de um exímio conhecedor do lago”, reconheceu o timoneiro Szabo em relação a Patrick, que atribuiu a vitória à harmonia a bordo. “Quase não entendo inglês e ele não fala a minha língua, o francês. O que ajuda é nossa amizade. Usamos algumas palavras e alguns sinais para nos entendermos. A tática é não estressar”, ensina o velejador suíço. Ambos correram um campeonato juntos em San Diego.   

Dia complicado - As duplas brasileiras chegaram às regatas finais, mas não se saíram tão bem no vento mais fraco. Torben Grael e Guilherme de Almeida foram à semifinal e terminaram em sétimo lugar, enquanto Jorge Zarif e Bruno Prada pararam nas quartas de final, em décimo. “A fase de classificação foi excelente. Vencemos três das sete regatas. Passamos sem problemas pelas quartas, mas na semifinal largamos mal e fica difícil a recuperação em uma regata curta com vento fraco. Mas estamos contentes”, disfarçou Torben, sempre acostumado às vitórias.

Guilherme de Almeida, parceiro de Torben foi enfático. “Velejamos muito bem nas quartas e muito mal na semifinal. Erramos na regata em que não podíamos errar. Faz parte do jogo”, resignou-se o proeiro. A dupla brasileira ficou em terceiro lugar no Mundial de Star deste ano na Itália. Como coordenador da equipe brasileira em plena campanha para os Jogos de 2016, Torben tem velejado pouco na classe que o consagrou como bicampeão olímpico.   

A outra dupla brasileira, com Zarif e Prada, passou para as quartas de final no limite da pontuação, mas não conseguiu avançar à semifinal. Ambos trouxeram à Suíça, a experiência da SSL Finals em Nassau. Prada venceu a competição em 2013 com Robert Scheidt. Zarif foi o melhor brasileiro no ano seguinte, com o quarto lugar ao lado de Henry Boening, o Maguila.

“Nas Bahamas fica mais fácil para os brasileiros. As regatas são disputadas no mar, com bombadas (jogo de corpo a bordo) e ondas grandes. No lago fica mais complicado, principalmente quando falta vento”, comparou Prada. “O campeonato foi muito bom. Mostrou que a SSL está evoluindo”, opinou o vice-campeão olímpico. Zarif também aprovou a competição. “Fomos consistentes na fase de classificação e alcançamos nosso objetivo: chegar às finais. Nas quartas não deu para nós”, analisou o velejador que segue em campanha olímpica na classe Finn para os Jogos Rio 2016. 

Falta de vento favorece brasileiros no Grand Slam, na Suíça

Fonte: Assessoria Ary Pereira Jr.

A Comissão de Regatas esperou por mais de seis horas, mas não houve em nenhum momento condições de se velejar no Lago de Neuchatel nesta sexta-feira (11). Teve sol, chuva, frio, calor e até arco-íris. Só faltou o vento, personagem principal da disputa. As duas duplas brasileiras mantiveram as classificações do dia anterior, com Torben Grael e Guilherme de Almeida em segundo e Jorge Zarif com Bruno Prada em 11º lugar, limite da nota de corte para a segunda fase do Grand Slam da Star Sailors League (SSL).

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Muitas entre as 57 tripulações eliminadas, de um total de 68, desejavam que o vento soprasse porque ainda possuíam chance de avançar para as regatas deste sábado (12), quando serão disputadas quartas de final, semifinal e final. A dupla líder da fase de classificação tem o privilégio de entrar na disputa a partir da semifinal. Com pontuação zerada, as quartas reunirão do segundo ao 11º colocado. Os seis mais bem colocados correm a semifinal junto com o líder. Quatro dos sete barcos seguem à final, na briga por ouro, prata e bronze e pela premiação total de 100 mil dólares.

O recomeço do campeonato nivela os velejadores que correrão três regatas com cerca de uma hora cada, em sequência, sob a pressão de serem eliminados. Guilherme de Almeida, o Madá, espera que ele e Torben acordem inspirados para a decisão. “Vamos ver se levantamos com a estrela neste sábado. A partir de agora todos têm praticamente a mesma chance. Até mesmo Jorge e Bruno, que entraram por último, podem vencer”.

Madá acredita que a redução na flotilha irá elevar o nível técnico das regatas finais. “Vai ficar mais interessante porque é muito difícil velejar com variação de vento em meio a tantos barcos. Porém, como dizia Nelson Falcão (bronze com Torben na Star nos Jogos de Seul): ‘o que é do homem o bicho não come’. Importante é o orgulho de colocarmos dois barcos brasileiros entre os melhores”, enfatiza Madá. A dupla campeão do Grand Slam somará 3000 pontos no ranking da SSL, a mais elevada pontuação entre todos os campeonatos.  

Os líderes da fase de classificação, Mendelblat e Fatih (EUA), entram direto na semifinal e levam para a raia o título da SSL Finals de 2014, conquistado em dezembro, nas Bahamas. Augie Diaz e George Szabo também representam os Estados Unidos. Serão mais duas duplas francesas, incluindo o campeão mundial e medalhista olímpico Xavier Rohart, outras duas da Alemanha, com participação do também campeão mundial Robert Stanjek, além do polonês campeão olímpico Mateusz Kusznierevicz e do croata Ivan Gaspic.

Knut Frostad deixa o comando da Volvo Ocean Race

Fonte: Almanáutica

O norueguês Knut Frostad anunciou que irá deixar o cargo de CEO da Volvo Ocean Race no fim da temporada 2015 por motivos familiares. O ex-atleta olímpico de 48 anos comandou a regata nas últimas três edições (2008-09, 2011-12 e 2014-15).

 

Um dos principais legados de Knut Frostad no cargo máximo da organização foi a introdução dos barcos rigorosamente iguais no evento anterior. ”Estou muito orgulhoso por ajudar a transformar a regata numa organização profissional e de alto nível. O evento consumiu quase metade da minha vida! Foi uma das decisões mais difíceis que tomei na minha carreira. Agora quero dedicar mais meu tempo para a minha família”.

 

Knut Frostad emendou: “A Volvo Ocean Race se inseriu no futuro da modalidade com o formato one-design dos barcos. Temos uma grande equipe em nossa sede em Alicante e os patrocinadores Volvo Car Group e Volvo Group continuam empenhados em elevar o nível da regata”.

 

Como velejador, Knut Frostad disputou quatro edições da Volvo Ocean Race. Em 2005-06 foi integrante do Brasil 1 (foto cima). Em 2001-02, o norueguês comandou o Djuice Dragons, em 1997-98 correu no Innovation Kvaerner e em 1993-94 no Intrum Justitia.

 

Integrantes do alto escalão do Volvo Ocean Race comentam a decisão de Knut Frostad.

 

“Knut tem feito um trabalho fantástico no comandando e desenvolvimento da Volvo Ocean Race. É um líder mais do que apaixonado. Nós compreendemos e respeitamos o seu desejo de passar mais tempo com sua família. Vamos sentir muita falta dele”, escreveram em uma declaração conjunta Henry Sténson, vice-presidente sênior do Volvo Group, e Per Löjdquist, presidente do conselho da Volvo Ocean Race.

 

“Knut é a cara e força motriz por trás da regata mais desafiadora de oceano e de prestígio no mundo. Lamentamos, mas, ao mesmo tempo, respeitamos sua decisão. Nós só podemos desejar o melhor pra ele e sua família”, acrescentou Alain Visser, vice-presidente sênior de marketing, vendas e serviços ao cliente da Volvo Car Group.

 

Knut Frostad resume bem a Volvo Ocean Race parafraseando o falecido Sir Peter Blake: “Não há nada como essa regata . Ela entra no seu sangue e você não pode se livrar dela! A Volvo Ocean Race é uma experiência única na vida e estou realmente grato por dedicar meu tempo como chefe da organização, mas também por todas as amizades que se formaram durante este tempo.

 

“Tem sido um privilégio trabalhar para a Volvo e estar envolvido com todas as partes da regata. Muitos se tornaram amigos pessoais”, disse Knut Frostad, que permanecerá no cargo de CEO até o final de 2015. O seu substituto ainda não foi definido.