Torben Grael ganha estátua no Museu Olímpico de Lausanne
Fonte: Assessoria
Em noite de gala para a vela brasileira, o 1º Grand Sam da Star Sailors League (SSL) foi aberto nesta terça (8) no Museu Olímpico de Lausanne. O espaço da vela foi inaugurado junto com as estátuas dos bicampeões olímpicos da classe Star, Torben Grael e Mark Reynolds (EUA). Ambos estão entre as mais de 70 tripulações que disputam até sábado as regatas válidas pelo Grand Slam da SSL no lago suíço de Neuchatel.
"É uma conquista não apenas para mim, mas principalmente para a vela, modalidade disputada desde a primeira edição dos jogos da era moderna e que ainda não possuía um espaço neste local tão importante para o esporte. Nunca imaginei que teria uma estátua, principalmente no Museu Olímpico", declarou humilde, o ganhador de cinco medalhas em olimpíadas.
A cerimônia contou com a participação do norte-americano Dennis Conner, membro honorário da SSL e também conhecido como Mister America’s Cup, pelos quatro títulos conquistados na principal competição da vela oceânica entre nações. O medalhista olímpico francês, Xavier Horart, atual campeão mundial de Star e presidente da SSL, deu as boas vindas aos velejadores no auditório do Museu Olímpico de Lausanne.
Torben disputa o Grand Slam com o proeiro Guilherme de Almeida. A outra dupla brasileira é formada por Jorge Zarif, que representará o País na classe Finn nos Jogos Rio 2016, e pelo vice-campeão olímpico de Star, Bruno Prada. Reynolds correrá com Hal Haenel. Outro campeão olímpico na raia do Centro de Vela de Grandson é o polonês Mateusz Kusznierevicz, entre 12 medalhistas olímpicos e mais de 20 campeões mundiais.