Plano Hidroviário Metropolitano é apresentado em reunião pública

Fonte: Portal PMPA

O projeto para implantação de 12 novas estações hidroviárias ao longo dos 75 quilômetros da orla de Porto Alegre foi apresentado nesta segunda-feira, 14, durante reunião pública, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB - av. Coronel Marcos, 1.000). O projeto técnico compõe o Plano Hidroviário Metropolitano e está sendo elaborado pela prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan/RS), foi apresentado pelo arquiteto da Supervisão de Desenvolvimento Urbano (SDU) da Smurb, Marcelo Allet, e pelo técnico da Metroplan, Hélio Schreinert Filho.



O secretário municipal de Urbanismo, Valter Nagelstein, informou que o objetivo é construir, em parceria com a comunidade, meios para a implementação desse novo modal de transporte, e integrar a zona Sul da Capital ao Centro Histórico e Região Metropolitana. “Precisamos retomar a convivência com os nossos mananciais hídricos e integrar Porto Alegre com toda a Região Metropolitana”, destaca.

O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, destacou a necessidade de haver um sistema de equilíbrio de custo. “O grande desafio é fazer o que fizemos com o transporte rodoviário, com tarifa única.” Para Cappellari, o transporte hidroviário é uma alternativa qualificada, que junto com outros modais, irá reduzir o número de carros nas ruas, que já chega a 815 mil.

Programa Hidroviário Municipal Segundo o técnico da Metroplan, Hélio Schreinert, foi formado um Grupo de Trabalho para definir as demandas, que foram estimadas em 94 mil passageiros. “O transporte hidroviário não só transporta, mas qualifica o turismo. O objetivo não é resolver o problema do transporte, e sim criar mais uma alternativa”, destaca. De acordo com o arquiteto da Smurb, Marcelo Allet, a prefeitura está formulando critérios e parâmetros para a concepção arquitetônica e a inserção urbanística das estações hidroviárias deste novo sistema de transporte público, concebido para atender inicialmente 16 cidades da Região Metropolitana, incluindo a Capital.

Segundo Allet, o próximo passo será identificar os locais para instalação das hidrovias e realizar estudos arquitetônicos preliminares para serem utilizados como referência no projeto final. O arquiteto destaca que como haverá impactos nos locais, será implementada também uma Operação Urbana Consorciada ao final do processo, com o objetivo de qualificar o entorno das hidrovias.

A reunião também contou com a presença do vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, do secretário de Meio Ambiente, Mauro Moura, do chefe de Governança Metropolitano da Metroplan, Pablo Melo, além de Associações de Moradores da zona Sul da Capital.