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Sava Clube realiza regatas dos 73 anos em agosto

Fonte: Sava Clube

Nos dias 01 e 02 de agosto o Sava Clube de Porto Alegre comemora os seus 73 anos com regatas de aniversário. As regatas de monotipo largam no dia 01/08 (sábado) às 14  com as classes Laser Standard, Radial e 4.7, Dingue, Hobie Cat 16 e 14, Flash 135 Flash 165 (Geral)

Já para as classes de Oceano, haverá regatas para MicroTonner 19’,  Bruma 19’, Tchê 17’, O’day 23’, J24, e Cruzeiro 20 ( até 20’ pés), 23 (De 20,1 até 23 pés), 25’ pés (De 23,1 até 25 pés), 29 (De 25,1 até 29 pés ), 32 (De 29.1 até 32pés) e Força Livre no domingo, dia 02/08 a aprtir das 13h. A premiação ocorre no domingo às 19h.

As inscrições devem ser feitas na secretaria do Sava Clube, do Iate Clube Guaíba, do Clube dos Jangadeiros e do Veleiros do Sul, até as 12 horas do dia 01/08/2015 para os barcos monotipos e até as 12 horas do dia 02/08/2015, para os barcos de cruzeiro. Para se inscreverem os competidores deverão efetuar o pagamento de uma  taxa de R$ 25 por tripulante e receberão camiseta alusiva ao evento.

Líder do mercado de charter no Brasil, Wind Charter agora opera também em Portugal

Fonte: PecciCom

A Wind Charter, líder no mercado de aluguel de veleiros no Brasil, acaba de firmar uma parceria internacional. A partir de agora, todo o padrão de serviços oferecido por aqui, na região de Paraty, também poderá ser desfrutado em Portugal, nas lindas paisagens do Porto.

Por lá estarão disponíveis cinco barcos: dois de 33 pés e dois de 40 pés da marca Green Line, além de um catamarã Lagoon 39, que acomodam de quatro a oito pessoas no pernoite. Todos possuem aquecimento, televisão, sistema de som em todos os ambientes, além de uma cozinha super equipada.  Além disso, a energia a bordo vem de painéis solares, o que reduz a emissão de gases, protegendo a natureza.

No Porto, a temperatura média anual é de 16 graus, porém, no verão, ela pode chegar a 45 graus e a água fica quentinha, com 24 graus. Diferente de lugares como a Croácia, por exemplo, muito explorada por turistas, o charter no Douro é algo mais exclusivo, perfeito para curtir em família ou amigos, que queiram relaxar e curtir a vida a bordo.

Além disso, em terra, existem inúmeros passeios, como a região Alto Douro Vinhateiro, região vinícola mais antiga do mundo, o centro histórico da cidade do Porto, eleito melhor destino europeu de 2012 e 2014, e o Parque Arqueológico do Vale do Côa.

Experiência em Paraty com Amyr Klink: Para quem quiser ir se acostumando a dormir a bordo antes de embarcar para Portugal, Paraty é o destino perfeito. Por lá a Wind Charter oferece 8 veleiros, de 34 a 50 pés, que acomodam até oito pessoas a bordo no pernoite e também vêm super equipados. É só pegar a mala e curtir.

As águas claras e calmas são perfeitas para um passeio em família ou entre amigos em qualquer época do ano. E para quem não sabe navegar ou ainda não tirou a habilitação, os experientes skippers poderão te conduzir às mais belas praias da região, deixando o barco ancorado durante a noite e voltando no dia seguinte, garantindo assim mais privacidade.

Agora se a ideia é embarcar em uma aventura, a Wind Charter é a representante exclusiva do Paratii 2, barco de 100 pés que o lendário velejador Amyr Klink usou em diversas viagens para a Antártida. O roteiro é a Ilha Grande e por lá é possível mergulhar, fazer trilha a pé ou até de bicicleta (dá para levar a sua própria bike a bordo). Nesta viagem podem ir até 16 pessoas em regime de pensão completa e a única preocupação é a diversão.

Para saber mais sobre a Wind Charter, acesse www.windcharter.com.br

Vento impõe desafio extra aos velejadores da IIlhabela Sailing Week

Fonte: ZDL

As condições de vento exigiram novamente que a Comissão de Regatas buscasse todas as opções para realizar ao menos uma prova nesta quinta-feira (9). Foram duas horas e meia de espera, recompensadas por uma regata de percurso triangular que se tornou muito técnica diante das dificuldades impostas pela variação do vento, percurso reduzido e correnteza.

Na classe ORC Geral, a vitória no tempo corrigido foi do Itajaí Sailing Team, do Iate Clube de Santa Catarina. "Em regata de percurso a gente tem de cuidar muito da tática e da velocidade do barco. É muito difícil de gerenciar e qualquer erro é fatal. Vamos aguardar as regatas barla-sota (entre boias) que nivelarão mais as disputas", contou o comandante da equipe de Florianópolis, Marcelo Gusmão.

Na classificação geral da ORC o barco catarinense ocupa a quinta colocação. A liderança é do Seu Tatá (RJ), seguido pela tripulação uruguaia do Cristabella. A situação passou a indicar a possibilidade de um duelo equilibrado na classe C30. O Loyal CA Technologies chegou em segundo, atrás do vencedor +Realizado, resultado que leva o barco de Ilhabela à liderança do Campeonato Brasileiro e da Ilhabela Sailing Week, com dois pntos de vantagem sobre o Caballo Loco em ambas as disputas.

"Fizemos as três boias em primeiro lugar e no final, de contravento, o +Realizado chegou antes do que a gente no vento e venceu a regata. A CR salvou mais um dia com uma bela regata", relatou o timoneiro do Loyal, Marcelo Massa, atual campeão brasileiro de C30. "Tudo ainda pode acontecer, mas a tendência a partir de agora é de que a briga fique entre nós e o Caballo Loco. Não partiremos para match race, vamos continuar velejando com tranqüilidade. Existe respeito na água e amizade fora dos barcos entre as duas tripulações", assegurou Marcelo.

Domínio na classe RGS - O dia também foi favorável ao Asbar II, do Yacht Club de Ilhabela (YCI). O veleiro de Sérgio Keplacz venceu a única regata da quinta-feira e assumiu a liderança na classificação geral da RGS. "A regata foi excepcional. Na largada todos foram para o lado da CR e nós optamos pela boia, de vela à direita. Velejamos à frente dos adversários de ponta a ponta", comemorou o comandante do Asbar II.

O Inaê Transbrasa aproveitou a oportunidade para permanecer entre os primeiros colocados da RGS. O outro barco do YCI é o líder na divisão A e quarto colocado na geral. "Fizemos manobras casco a casco com o Kalymera numa regata de ventos muito rondados. Nosso barco é pesadão e o percurso foi encurtado. Não deu para abrir muito tempo em relação aos adversários", relatou o tático do Inaê, Gereba Carvalho.

Dia da família Bellotti - Na estreante classe HPE 30, Renata Bellotti assumiu o leme no lugar do irmão Marcelo, que passou a competir de Star. A velejadora levou o Capatosta à primeira vitória em Ilhabela. "Foi meio na sorte. Os outros dois barcos nos ultrapassaram e achei que tudo estava perdido. Mantivemos a calma, conversamos muito a bordo e conseguimos fazer as regulagens necessárias. A chegada foi estonteante. Vencemos o Tahiti Nui por alguns centímetros", respirou Renata, aliviada.

Para completar o vitorioso dia em família, Marcelo Bellotti estreou na classe Star com duas vitórias em duas regatas ao lado de Pedro Bolder. A dupla paulista lidera a competição, seguida pelos argentinos Torkel Borgstrom e Juan Pablo, com os campeões sul-americanos Marcelo Fuchs e Ronald Seifert em terceiro lugar. A HPE 25 também correu suas duas primeiras regatas com vitórias de Atrevido, com Fábio Bocciarelli, e Repeteco Take Ashawer, com Marcos Ashawer. Entre os barcos de oceano, pelo segundo dia seguido o Magia Energisa com Lars Grael e família foi o fita azul, primeiro a cruzar a linha de chegada.

Líderes de cada classe até esta quinta-feira

ORC Geral e ORC A - Seu Tatá (Paulo Cesar Haddad.)
ORC B - Santa Fé (Nelson Avila Thomé Jr.)
ORC C To Nessa (Renato Faria)
IRC - Santa Fé (Nelson Avila Thomé Jr.)
C30 - Loyal/CA Technologies (Marcelo Massa)
Brasileiro de C30 - Loyal/CA Technologies (Marcelo Massa)
HPE 30 - Thaiti Nui (Juninho de Jesus)
HPE 25 - Atrevido (Fábio Bocciarelli)
Clássico - Cangrejo (Ricardo Carvalho)
Mini - Jacaré (Pedro Fukui)
RGS Geral - Asbar II (Sérgio Klepacz)
RGS A - Inaê/Transbrasa (Bayard Umbuzeiro Filho)
RGS B BL3 Urca (Pedro Rodrigues)
RGS C De Boot (Robert Van Horn)
RGS Cruiser Boccalupo (Claudio Melaragno)
Bico de Proa A - Viveree (Atanawe Boechat)
Bico de Proa B Cocoon (Luiz Caggiano)
Star - Marcelo Bellotti/Pedro Bolder

* Resultados completos no site oficial:
http://www.ilhabelasw.com.br/2015/resultados/?y=2015

Abertas inscrições para Exame de Capitão Amador

Fonte: Marinha do Brasil

A Capitania Fluvial de Porto Alegre informa que estão abertas até o dia 31 de julho, as inscrições para Exame de Capitão Amador. O Exame será realizado no dia 22 de outubro às 14h.

Mais informaçõs no site da Capitania dos Portos do RS: http://www.mar.mil.br/cprs/

A prova compreende os seguintes tópicos Navegação Astronômica, Navegação Eletrônica, Estabilidade, Meteorologia, Oceanografia, Comunicações e Sobrevivência no Mar.

 

 

Mussulo III supera adversidades e garante 3º lugar na Regata Alcatrazes

Fonte: Virta Comunicação

As más condições climáticas no sábado, 4, marcaram a regata Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil, da 42ª Ilhabela Sailing Week. O cenário, que parecia tranquilo na largada da prova, em frente ao Yacht Club de Ilhabela virou completamente no decorrer da competição. Apesar de todos os desafios, o Mussulo III, patrocinado pela Angola Cables, conseguiu um ótimo resultado, ficando em terceiro lugar na classe IRC e em décimo na classificação geral, com tempo de 09:04:02.

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“Um fator importante contribuiu para que enfrentássemos com segurança as adversidades: a experiência que temos em navegar pelos mares africanos e em altas latitudes, afinal o Mussulo III competiu na Cape to Rio 2014, uma regata duríssima, em que houve até o naufrágio de uma embarcação devido ao mau tempo”, explica José Guilherme Caldas, comandante da embarcação.

Dos 119 barcos que largaram rumo ao sul para três percursos distintos, 59 desistiram por conta das péssimas condições climáticas e do mar. No caso da prova de Alcatrazes, a situação foi ainda mais dramática. Dos 60 veleiros que participaram, apenas 34 concluíram a regata.

Apontado como um dos favoritos da regata, o Mussulo III não decepcionou nem mesmo com os problemas enfrentados ao longo do percurso. “Largamos muito bem e, se não fosse por duas situações específicas, nossa colocação seria ainda melhor”, completa Caldas. Se por um lado o vento forte favorecia, por outro as condições inóspitas causaram avarias no Mussulo III. “A adriça da genoa – cabo que segura a vela de proa – quebrou e tivemos problemas para a montagem do balão. Uma sombra (região sem vento), ao dar a volta na Ilha, foi outro fator de atraso. Mas a equipe está muito satisfeita com o terceiro lugar na classe IRC. Afinal, terminar uma regata com o vento, mar e frio que enfrentamos já é uma vitória”, diz o comandante. 

Após conseguir o terceiro lugar na regata de Alcatrazes, o Mussulo III vai participar de outras provas da 42ª Ilhabela Sailing Week, na classe IRC/ORC, onde o barco compete. As novas regatas estão previstas para dias 8, 9 e 10 de julho.

É pelo mar que a Angola Cables chega ao Brasil

Há anos que o Mussulo III conta com o patrocínio da Angola Cables.  A empresa é especializada em operar cabos submarinos para transmissão de dados e voz à velocidade da luz. “Nosso patrocínio está totalmente ligado ao core business do patrocinador. Nesta Regata Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil, contamos não apenas com o apoio, mas com a experiência em velejar de António Nunes, CEO da Angola Cables”, afirma José Guilherme. Por ter sido convidado, António passou por todas as funções durante a prova, em vez de ficar em um posto específico. “Foi uma regata dura, cujas condições do tempo me lembraram às que passamos nos mares da África do Sul: frio, ventos fortes e o mar revolto. Mas a equipe estava em muita sintonia. Tanto que quando a adriça partiu, todos se uniram para trocá-la e resolver o problema, mas com serenidade. Em nenhum momento houve descontrole. Isso foi fundamental: sem uma equipe organizada não se consegue atingir os objetivos”, explica Nunes. 

Sobre a Angola Cables:

Angola Cables é uma empresa de telecomunicações, fundada em 2009, tendo como acionistas as principais operadoras de telecomunicações angolanas. A companhia dedica-se à comercialização de capacidade em circuitos internacionais de voz e dados por cabos submarinos de fibra ótica. O mais recente projeto da empresa é a construção de um cabo que vai ligar Angola e Brasil aos Estados Unidos até 2017, o SACS –South Atlantic Cables System. Movida a desafios, a empresa é associada ao projeto Kitabanga, que busca a conservação de tartarugas marinhas, além de apoiar o esporte náutico, por meio do patrocínio a embarcações de vela, como o barco Mussulo III, que está ancorado no Brasil, participando dos principais campeonatos de vela do país. Para mais informações, acesse: www.angolacables.co.ao