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Primeiro dia do XXII Circuito Oceanico da Ilha de Santa Catarina

 

A classe S40 conta apenas com o barco Crioula, do veleiros do Sul, sob o comando de Samuel Albrecht.

Assessoria ICSC

São 30 barcos inscritos e aproximadamente 210 tripulantes disputando o Campeonato Brasileiro da Classe BRA-RGS, e a 1ª etapa do Campeonato Brasileiro das Classes ORC-Internacional e ORC-Club. Nesse primeiro dia de regata, o percurso realizado foi o médio, sendo que as classes ORC- Internacional e ORC-Club tiveram o percurso de 36 milhas com tempo estimado em seis horas. Já o BRA-RGS teve uma média de 23 milhas de distancia completadas em cinco horas. A velocidade do vento variou entre seis e 12 nós.

FGsvo45


FGsvo15

Resultado Provisório:

ORC - Geral

1° lugar -

2° lugar - Zeus

3° lugar – Best Fellow

4° lugar - Katana

5° lugar - SanChico2

6° lugar - Absoluto

7° lugar - Lucky

8° lugar - Miragem

9° lugar - Angela Star

10° lugar - Parru

Geral - RGS

1° lugar - Feitiço

2° lugar – Tigre II

3° lugar - Zephyrus

4° lugar - Magia

5° lugar – Jylic II

6° lugar - Plancton

7° lugar - Bruxo

8° lugar - Scirocco

9° lugar - Argonauta

10° lugar – Garrotilho

11° lugar - Nemo

12° lugar – Inaê/Trnasbrasa

13° lugar - Missionário

14° lugar - Brascola

15° lugar – Bom Abrigo

16° lugar – Banzai

Bico de Proa A

1° lugar – Taura

Bico de Proa B

1° lugar – Ces’t La Vie

Multicasco

1° lugar – Verde Amarelo

2° lugar – Belga

S40

1° lugar - Crioula (VDS)

FGsvo18

Brasileiro da classe 470 encerrou no RJ

 

O Campeonato Brasileiro da Classe 470 começou na sexta e terminou nesta segunda-feira no Iate Clube do Rio de Janeiro. A vitória foi da dupla Fábio Pillar e Gustavo Thiesen. Na vice-colocação geral e primeiro lugar feminino ficaram Fernanda Oliveira e Ana Barbachan. “Foi bom o resultado porque vamos com alguma vantagem sobre as nossas adversárias para a Pré-Olimpica em SC”, disse Ana. A Pré-Olímpica começa dia 21 em Florianópolis.

1ºFábio Dutra Pillar/Gustavo Canal Thiesen (CDJ)

2º Fernanda Oliveira/Ana Luiza Barbachan (CDJ)

3º Alexandre Paradeda/Bernardo Arndt (CDJ)

4º Martine Soffiatti Grael/Isabel Marques Swan (ICRJ)

5º Carlos Wanderley / Marco Brancher (YCSA)

6º Henrique Haddad/ Nicolas Castro(ICRJ)

7º Alexandre M. Muto/Felipe Brito (ICRJ)

8º Breno Osthoff /Ricardo Carvalho (ICRJ)

Mudança nas regras no Brasileiro RGS de 2011 em SC

 

Por Tarcísio Mattos
Comandante do Zephyrus e jornalista
Em Florianópolis (SC)

Juntamente com o 22º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, que inicia nesta terça feira, 8 de fevereiro e termina no próximo sábado, dia 12, em Florianópolis, será disputado o Campeonato Brasileiro de BRA-RGS 2011. Planctom, Magia e Tigre estarão na raia defendendo os títulos brasileiros conquistados em 2010, também em Florianópolis, nas suas respectivas divisões A, B e C. Porém, este ano o Brasileiro será corrido em uma nova configuração, que elimina as subdivisões e todos correm contra todos. Assim o pequeno Tigre/Mormaii, de 21 pés, terá como adversário direto o Inaê/Transbrasa, de 50 pés.

Entre os 15 barcos inscritos no Campeonato Brasileiro estará o Zephyrus/Tempo, segundo colocado no Brasileiro do ano passado na divisão B, que foi vencida pelo Magia. “Sem as subdivisões nosso barco ficou no meio da Flotilha. Só teremos bons resultados se o regime de ventos desta semana for extremamente favorável para o Zephyrus. Se prevalecerem ventos fracos, os pequenos levam vantagem, se forem fortes, os grandes serão imbatíveis”, analisa Rogério Capella, tático da equipe que torce para que os humores de Éolo resultem em sopros entre 12 e 18 nós de intensidade com ondulação baixa.

Além da nova fórmula de disputa, os veleiros inscritos na classe BRA-RGS correrão a primeira competição sob regras atualizadas, o que alterou os cálculos de correção de tempo de regatas de todos os barcos. “Com as novas medições nossa hora de regata foi acrescida substancialmente em relação à maioria dos concorrentes. Isto faz uma grande diferença, principalmente numa disputa de elevado nível como o Campeonato Brasileiro, onde as tripulações correm com as escotas nos dentes e o coração na ponta dos mastros”, diz Tarcísio Mattos, comandante do Zephyrus/Tempo, que em 2010 venceu, em sua classe, a Semana de Vela de Ilhabela (SP), a Copa Veleiros de Oceano, a Copa Flotilha e, pela terceira vez consecutiva, a Volta à Ilha de Santa Catarina.

Neste primeiro dia de regatas deverá ser realizada a prova de percurso longo, que levará os veleiros até a costa Leste da Ilha de Santa Catarina e proporcionará um belo e colorido espetáculo para os veranistas que lotam as praias de Florianópolis nesta época do ano. A chegada será em Jurerê, junto ao Iate Clube de Santa Catarina, sede das competições.

O Zephyrus, veleiro patrocinado por Tempo Editorial e Made in Floripa, terá a sua tripulação completada com o retorno de Samirah Bastos, que em 2010 correu regatas de veleiros de oceano no circuito europeu, e com os velejadores Paulo Cesar de Barros Pinto, Fabrício Ness e Luzia Eicke.

Maxitrimarã Banque Populaire V, desistiu da tentativa de conquistar o troféu Julio Verne

 

Trimarã de 40 metros bateu em um objeto não identificado e abandonou a tentativa

Por Rosângela Oliveira
Da redação da www.nautica.com.br


BanqueMesmo velejando 324 milhas à frente do atual recorde de volta ao mundo, maxitrimarã Banque Populaire V, desistiu da tentativa de conquistar o troféu Julio Verne devido a uma colisão com um OFNI (Objeto Flutuante Não Identificado) na madrugada do dia 3 de fevereiro, o que causou a quebra de uma das bolinas do barco. O troféu Julio Verne é dado ao detentor do recorde da volta ao mundo a vela. A marca atual é do trimarã Groupama 3 comandado pelo francês Frank Cammas, que completou a volta ao mundo em 48 dias, 7 horas e 44 minutos em 2010.
Segundo o capitão Pascal Bidegorry foram 24 horas de esforços para o conserto da peça, que teve de ser cortada e ficou com dois metros em vez dos 5,8 metros habituais.
O capitão declarou que com essas condições o barco perde muito potencial de competitividade e com os ventos das Ilhas Kerguelen pela frente o comprimento total da bolina é essencial.
O Banque Populaire V estava no mar há 14 dias em busca do recorde e deixou a prova neste sábado dia 5 de fevereiro.

Velux 5 Oceans deixa a Nova Zelândia rumo a Punta del Este

 

Um começo selvagem, molhado e ventoso, assim foi a largada da 3ª etapa da VELUX 5 OCEANS, regata solo de volta ao  mundo que partiu no domingo com quatro barcos do porto de Wellington, Nova Zelândia. Com os fortes ventos, de 25-30 nós os comandantes zarparam para Punta del Este, no Uruguai, a terceira de cinco etapas que compõem  a The Ultimate Challenge Solo.

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Apesar do tempo, centenas de pessoas compareceram ao Queens Wharf  para assistir a cerimônia de despedida da largada que teve lugar a poucas centenas de metros da costa.
Com o tiro de partida  às 14h30, hora local, o capitão americano Brad Van Liew, o líder geral da competição, que foi primeiro, a bordo do Le Pingouin, a saiu na frente em direção a primeira marca da regata ainda no interior do porto, a duas milhas marítimas do início. Mas foi o polonês 'Gutek' , Zbigniew Gutkowsk Gutkowski no Operon Racing que roubou a cena ao montar por primeiro a marca.

Depois de uma dramática corrida antes da a saída, para consertar um vazamento de óleo a bordo do Active House, o canadense Derek Hatfield cruzou a linha de largada em terceiro lugar, mas superou Brad Van Liew no caminho para a primeira marca. No momento que os skippers iam pela Barrett Reef, no Estreito de Cook, os ventos atingiram 50 nós. O capitão britânico Chris Stanmore-Maior começou a corrida em quarto, depois de problemas com a genoa no Spartan.
A perna de 6.000 milhas náuticas de Wellington para Punta del Este, no Uruguai, vai levar a flotilha para o Oceano Austral, pela latitude 56 graus sul para contornar o Cabo Horn, no extremo sul da América do Sul . Ao longo do caminho os capitães vão enfrentar ondas que podem atingir até 25 metros de altura e ventos que sopram constantemente entre 25 e 40 nós - e muitas vezes mais.

00047509_tEles irão também passar pelo ponto Nemo, o lugar mais remoto do mundo, com mais de 2..000 milhas náuticas afastado da terra, em todas as direções. Depois de sobreviver a todo o Oceano Antártico eles cruzaram pelo Cabo Horn, onde milhões de toneladas de água são forçados através de um espaço de 400 milhas de largura entre o continente da América do Sul e Antártica .
A VELUX 5 Oceans começou a partir de La Rochelle, em França, em outubro e conta com cinco etapas oceano. Após a partida de La Rochelle foi na Cidade do Cabo, e depois de Wellington na Nova Zelândia. A frota está agora a caminho de Punta del Este, no Uruguai e depois para Charleston os EUA, antes de retornar para o outro lado do Atlântico para a França.

Para saber todas as novidades e manter-se atualizado visite: www.velux5oceans.com/

23ª Regata B. Aires – RJ largou com oito barcos da Argentina, Uruguai e nenhum do Brasil

 

Uma grande quantidade de barcos e público compareceu no sábado (5) próximo a linha de largada para acompanhar as primeiras milhas da 23º edição da tradicional Regata Oceânica Buenos Aires – Río de Janeiro, organizada pelo Yacht Club Argentino e Iate Clube do Río de Janeiro desde 1947.

BARJ1

A linha de largada foi montada nas imediações do Km 5 do Canal Sul do acesso ao Porto de Buenos Aires. Às 15 horas foi dada a partida da competição com vento Sul -Sudoeste de 18 nós de intensidade e com o nível do Río da Prata abaixando. Participam oito barcos, seis em regata e dois em cruzeiro. O veleiro “Esperanza” da Prefeitura Naval Argentina desistiu da regata.

BARJ

Após a largada os veleiros Bonanza e Abbey Sea Shipping Services foram os únicos colocarem spinnaker, porém derivaram demasiado e voltaram a Genoa 1. Os demais barcos navegaram até a costa de Quilmes para buscar a única marca de percurso, no km 19 do Canal de aceso ao Porto de Buenos Aires. Os barcos já então navegando com 18 nós de vento alcançaram boa velocidade buscando a saída do Rio da Prata.

BARJ2

Os participantes da regata são:

Bonanza - Diego Rafetto, do Club Naval de Uruguay

Fortuna II - Gustavo Lioi Pombo, da Armada Argentina

Abbey Sea Shipping Services - Esteban Kallay

María Maria - Juan Nacarato

Intrepid - Raúl Révora

Extra Brut - Pablo Swiecicki

Acompanham a regata os barcos: Fjord VI e Gitana del Sur

O recorde da regata no tempo real pertence ao veleiro Rambler, de 2008 sob o comando de Ken Read, com 4dias 09 horas 55 minutos 45 segundos. No entanto no tempo corrigido o recorde do Daphne de Germán Frers desde 1987.

 

Tabla de Posiciones

YATE

FECHA

HORA GMT

LATITUD

LONGITUD

RUMBO

ABBEY SEA BACCARAT

6-Feb

12:09:05

34 58.70

055 59.55

80

BONANZA

6-Feb

12:10:36

34 57.73

056 01.20

90

EXTRA BRUT

6-Feb

11:09:05

34 50.20

057 55.32

120

FJORD VI

6-Feb

12:08:50

33 36.20

052 47.33

70

FORTUNA II

6-Feb

12:09:05

34 58.23

056 00.57

85

GITANA DEL SUR

6-Feb

12:07:59

34 57.85

056 02.18

85

INTREPID

6-Feb

12:09:20

34 55.90

056 21.78

110

MARIA MARIA

6-Feb

12:09:05

34 57.98

056 06.46

75

 

Acompanhe as posições no site do Yacht Club Argentino: www.yca.org.ar

Troféu Julio Verne: trimarã Banque Populaire atrás do recorde

 

O maxi trimarã Banque Populaire continua sua corrida na tentativa de quebra de recorde em volta ao mundo no Troféu Julio Verne – 2010 – 2011. Vale a pena dar uma olhada no live tracking: Clique aqui .Tem fotos, vídeos e todas as informações da navegação do skipper Pascal Bidégory e seus 13 tripulantes.


Livro “A História do Transporte Hidroviário no Interior no RS"

 

 

O livro “A História do Transporte Hidroviário no Interior no RS” é um importante registro sobre esta atividade que tem suas raízes na formação socioeconômica e cultural do estado. Os autores Manoel Ramalho Campelo e Paulo Antonio Dutra Duhá deram uma importante contribuição para conhecermos o desenvolvimento da navegação gaúcha, com riqueza de informações. Além de ser uma obra apresentada em especial edição. A biblioteca do VDS recebeu um exemplar do autor Ramalho Campelo.

 

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Nasce a Associação de Match Race do Paraná

 

 

Da Redação da Nautica Oline - www.nautica.com.br

Um grupo de velejadores paranaenses criou a Associação de Match Race do Paraná. A associação começa com 24 sócios e a idéia de fazer eventos mensais, com seis equipes. Nessas competições, os capitães de cada barco serão sorteados entre os membros da associação e as equipes serão montadas por escolha individual, “como fazíamos na época das peladas de rua”, explica Luciano Gubert, um dos idealizadores do projeto.
O campeonato estadual será composto por duas ou quatro equipes capitaneadas pelos melhores do ranking anual, e mais duas equipes convidadas. As equipes já podem contar com dois Velamar 22 para os treinamentos, e quem não comparecer em algum mês será substituído por outro velejador a critério dos capitães de cada equipe.
O Match Race é a disputa de barco contra barco com regatas curtas e dinâmicas.

ISAF publicou ranking de match race atualizado. Veja as colocações dos brasileiros

 

ISAF publicou ranking atualizado. Henrique Haddad - Gigante - pulou para 22º lugar.

Parabens a equipe!

Nelson Ilha
Prsidente da Associação Brasileira de Match Race

Brasileiros no ranking:

22 Henrique Haddad BRA
8 49 22 7595
143 Felipe Echenique BRA
6 293 143 3738
185 Nelson Ilha BRA
7 167 111 3222
194 Ricardo Lobato BRA
7 248 130 3130
231 Samuel Albrecht BRA
4 178 178 2622
246 Juliana Senfft BRA
4 332 246 2490
275 Daniel Glomb BRA
3 275 26 2184
281 Rafael Pariz BRA
5 279 162 2135
309 Marco Grael BRA
4 198 80 1947
323 João Hackerott BRA
3 485 323 1887
362 Torben Grael BRA
2 354 121 1644
383 Robert Scheidt BRA
3 370 267 1533
422 Juliana Poncioni Mota BRA
3 330 330 1352
425 Guilherme FranÇa BRA
5 419 253 1338
446 Alexandre Saldanha BRA
3 445 185 1251
462 Marina Jardim BRA
3 463 462 1194
465 Rodrigo Carvalho Mendonca BRA
2
465 1188
474 Martha Rocha BRA
4 477 401 1170
480 José Armando Faria BRA
3 482 480 1146
485 Felipe Marques BRA
3 729 485 1131
497 Manfred Kaufmann, Jr. BRA
2 499 497 1107
586 Bernardo Low-beer BRA
3 579 219 933
597 Renata Decnop BRA
3 551 551 911
601 Lucas Ostergren BRA
3 597 597 894
611 Alan Adler BRA
1 608 174 876

Ranking completo em:
http://www.sailing.org/15_9490.php?includeref=ranking3760&rankdiscipline=1&ranktype=1&rankclass=0&rankdate=latest



Nelson Ilha

Semana de Vela de Santa Catarina abre hoje no ICSC

 

Site - ICSC

A partir desta quinta-feira, Florianópolis, através do Iate Clube de Santa Catarina terá a Semana de Vela de Santa Catarina na praia de Jurerê Internacional. Com competições de 37° Campeonato Sul Brasileiro de Hobie Cat, Sul Americano da Classe Tornado, 1ª Etapa da Copa Veleiros de Monotipos, a Semana de Vela realiza também o XXII Circuito Oceânico de Santa Catarina.
Com a previsão de mais de 120 barcos durante todo o evento, a Semana de Vela entra oficialmente para o calendário de competições de Santa Catarina. As inscrições devem ser feitas no dia 03 e 04 de fevereiro na sede de Jurere Internacional. No Sul-Brasileiro de HC 16 o Veleiros do Sul estará presente com a dupla Adriano Schneider/Guilherme Borges.

Abaixo a programação completa da Semana de Vela de Santa Catarina:

Hobie Cat e Tornado
03/02 (quinta) - 9h às 18h - Recepção, Inscrições e verificações de equipamentos
04/02 (sexta) - 9h às 11h - Recepção, Inscrições e verificações de equipamentos
13h - Sinalização de partida para três regatas
05/02 (sábado) - 13h - Sinalização de partida para três regatas
06/02 (domingo) - 12h - Sinalização de partida para duas regatas
06/02 - 17h Premiação e jantar de encerramento da categoria de Hobie Cat
Monotipos
04/02 (sexta) - 9h às 18h - Recepção, Inscrições e verificações de equipamentos
05/02 (sábado) - 8h30 às 10h - Recepção, Inscrições e verificações de equipamentos
10h – Sinalização de partida para três regatas
06/02 (domingo) - 12h - Sinalização de partida para três regatas
06/02 - 18h Premiação e jantar de encerramento da categoria de Monotipos
Técnica Oceano
08/02 (terça-feira) - 8h30 às 10h
Recepção, Inscrições, verificações de equipamentos e Pesagens
09/02 (quarta-feira) - Regatas
10/02 (quinta-feira) - Regatas
11/02 (sexta-feira) - Regatas
12/02 (sábado) – Regatas
12/02 - 18h Premiação e jantar de encerramento Oceano

Coville busca quebra de recorde de volta ao mundo

03/02/11

sodebo1

O francês Thomas Coville está tentando bater o recorde de volta ao mundo em solitário. Ele partiu no dia 29 de janeiro de Quessant, na França, com o seu trimarã Sodebo, de 105 pés. Nos primeiros cinco dias já percorreu 2.903 milhas, e se encontra no meio do Atlântico em direção ao Sull Vale a pena acompanhá-lo pelo site: http://sodebo-voile.geovoile.com/tourdumonde/2011/ que traz todas as informações online. O recorde a ser batido pertence a Francis Joyon com de 57 dias, 13 horas, 34 minutos e 6 segundos, feito em 2008 a bordo do Idec.

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