Velux 5 Oceans deixa a Nova Zelândia rumo a Punta del Este

 

Um começo selvagem, molhado e ventoso, assim foi a largada da 3ª etapa da VELUX 5 OCEANS, regata solo de volta ao  mundo que partiu no domingo com quatro barcos do porto de Wellington, Nova Zelândia. Com os fortes ventos, de 25-30 nós os comandantes zarparam para Punta del Este, no Uruguai, a terceira de cinco etapas que compõem  a The Ultimate Challenge Solo.

velux

Apesar do tempo, centenas de pessoas compareceram ao Queens Wharf  para assistir a cerimônia de despedida da largada que teve lugar a poucas centenas de metros da costa.
Com o tiro de partida  às 14h30, hora local, o capitão americano Brad Van Liew, o líder geral da competição, que foi primeiro, a bordo do Le Pingouin, a saiu na frente em direção a primeira marca da regata ainda no interior do porto, a duas milhas marítimas do início. Mas foi o polonês 'Gutek' , Zbigniew Gutkowsk Gutkowski no Operon Racing que roubou a cena ao montar por primeiro a marca.

Depois de uma dramática corrida antes da a saída, para consertar um vazamento de óleo a bordo do Active House, o canadense Derek Hatfield cruzou a linha de largada em terceiro lugar, mas superou Brad Van Liew no caminho para a primeira marca. No momento que os skippers iam pela Barrett Reef, no Estreito de Cook, os ventos atingiram 50 nós. O capitão britânico Chris Stanmore-Maior começou a corrida em quarto, depois de problemas com a genoa no Spartan.
A perna de 6.000 milhas náuticas de Wellington para Punta del Este, no Uruguai, vai levar a flotilha para o Oceano Austral, pela latitude 56 graus sul para contornar o Cabo Horn, no extremo sul da América do Sul . Ao longo do caminho os capitães vão enfrentar ondas que podem atingir até 25 metros de altura e ventos que sopram constantemente entre 25 e 40 nós - e muitas vezes mais.

00047509_tEles irão também passar pelo ponto Nemo, o lugar mais remoto do mundo, com mais de 2..000 milhas náuticas afastado da terra, em todas as direções. Depois de sobreviver a todo o Oceano Antártico eles cruzaram pelo Cabo Horn, onde milhões de toneladas de água são forçados através de um espaço de 400 milhas de largura entre o continente da América do Sul e Antártica .
A VELUX 5 Oceans começou a partir de La Rochelle, em França, em outubro e conta com cinco etapas oceano. Após a partida de La Rochelle foi na Cidade do Cabo, e depois de Wellington na Nova Zelândia. A frota está agora a caminho de Punta del Este, no Uruguai e depois para Charleston os EUA, antes de retornar para o outro lado do Atlântico para a França.

Para saber todas as novidades e manter-se atualizado visite: www.velux5oceans.com/