Fonte: Sail World
Uma das regatas mais belas do mundo teve a data da edição de 2013 anunciada. Les Voiles de St. Barth ocorre entre 8 e 13 de abril.
Fonte: Sail World
Uma das regatas mais belas do mundo teve a data da edição de 2013 anunciada. Les Voiles de St. Barth ocorre entre 8 e 13 de abril.
Fonte: Sava Clube
Após o vendaval que cancelou o evento a 8ª Regata Nelson Piccolo realizada pelo Sava Clube foi transferida para o próximo final de semana. Confira o programa abaixo:
PROGRAMA:
Fica alterada a data das regatas canceladas no dia 14/04/2012, passando para o dia 21 de abril de 2012 – 13h30min.
1.1. Em caso de impossibilidade de realização da regata no dia 21 de abril, esta ficará, automaticamente, transferida para dia 22 de Abril de 2012 às 13:30 hs.
A premiação de todas as classes ( monotipos e oceano) será realizada no dia 22 de abril de 2012, domingo às 19hs no SAVA Clube.
Fonte: Zero Hora
O forte vendaval registrado na tarde de hoje atingiu uma regata promovida pelo Sava Clube, em Ipanema, na Zona Sul de Porto Alegre. Embarcações foram viradas e participantes foram jogados na água. Três velejadores foram arrastados na direção sudoeste e resgatados na água próximo ao Iate Clube Guaíba por pessoas que estavam no local.
Baleeira Mãe DÁgua sai do VDS para auxiliar no resgate
O presidente do Sava Clube, Ademir Pires, informou que todos os inscritos na regata festiva foram resgatados. Ele diz que haviam entre 30 e 40 embarcações na disputa com um ou dois velejadores em cada veículo. Cerca de 30 minutos após o início da regata, por volta de 15h30min, o forte vento fez tombar os barcos.
— São embarcações pequenas. Com a velocidade do vento, muitos não conseguiam manobrá-las — diz Pires.
Três participantes foram levados para próximo de Guaíba, acionando grupos de salvamento dos bombeiros da cidade e da Capital. No início da noite, eles foram localizados próximo ao Iate Clube e resgatados na água com o apoio de embarcações civis. O capitão Marcelo Soares, do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre, afirma que eles foram levados para atendimento, mas passam bem:
— Devem estar com frio e com problemas em decorrência do tempo que ficaram na água. Mas só agora vamos ver se tiveram crise de hipotermia ou algo assim.
* Todos os velejadores foram resgatados e o VDS auxiliou o Sava Clube no trabalho.
Fonte: Marinha do Brasil
Fragata "Liberal" suspende em direção a Beirute
|
A Marinha do Brasil enviou, no dia 10 de abril, a Fragata "Liberal", com uma aeronave, para integrar a Força Tarefa-Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). Fonte: ZDL Na quinta perna, entre Auckland e Itajaí, foi registrado o maior índice de problemas na flotilha até o momento. A etapa teve a desistência do Sanya, que está sendo despachado de navio diretamente para os EUA, e do Abu Dhabi, que é rebocado por um navio para Santa Catarina. Vale lembrar que o Camper ainda não chegou. Com apenas um barco percorrendo todo o caminho sem parar (Puma), a organização promete tomar providências.
Fonte: Techmundo (Fonte da imagem: Reprodução/National Geographic) Foi por volta de 11:40 da noite do dia 14 de abril de 1912 – exatos cem anos atrás – que o navio RMS Titanic atingiu um iceberg e causou uma das maiores fatalidades navais de toda a história. Apesar de o filme Titanic (de James Cameron, lançado em 1997) ter alcançado imenso sucesso, ele não foi o primeiro a homenagear o navio transatlântico. E o que poucas pessoas sabem é que muitos dos relatos mostrados nos filmes não condizem com a realidade vivida pelos tripulantes e passageiros do navio. Confira agora quais são os cinco maiores mitos que o cinema ajudou a divulgar, mas que podem ser apenas histórias fantasiosas criadas para aumentar a atmosfera mitológica do Titanic. 1. “Nem Deus pode afundar o Titanic”Apesar de essa frase ser muitas vezes repetida para mostrar que os grandes nomes da White Star Line (a empresa responsável pelo navio) e o comandante da embarcação estavam superestimando o poder do Titanic – e que, claramente, haviam se enganado –, ela pode não ser real. Pelo menos é o que afirma Richard Howells, especialista do Kings College de Londres. Ele afirma que esse mito pode ter sido introduzido no imaginário popular após o acidente. Segundo o pesquisador, a White Star Line nunca disse que o navio era invulnerável. Há também relatos de que havia muito menos publicidade em torno do Titanic do que se imagina, pois o grande nome da construção naval na época era o Olympic – um navio-irmão do Titanic criado pela mesma empresa e responsável pelo mesmo trajeto em anos anteriores. Fonte: Isto é Cem anos depois do naufrágio do maior e mais luxuoso transatlântico já construído, em sua viagem inaugural, a partir de Southampton (sul da Inglaterra) em direção a Nova York, a história do "Titanic" ainda cativa a imaginação do mundo. A história do navio que afundou na madrugada de 15 de abril de 1912 depois de bater num iceberg, mistura suntuosidade, proeza industrial, desastre, heroísmo e uma boa dose de horror.
Fonte: Arquivo Estadão The Graphic London News, 1912 No dia 13 de abril de 1912, o comandante do Titanic, Capitão Smith, recebeu avisos de rádio sobre icebergs avistados na sua rota. Achou prudente traçar um novo curso, mas, confiante na potência e na segurança oferecida por uma embarcação do porte do seu transatlântico, seguiu a prática comum à época e não reduziu sua velocidade, manteve o Titanic a pleno vapor. Favorecido pelo bom tempo encontrado até então, o Titanic vinha cumprindo sua promessa de ser um dos navios mais velozes do seu tempo. Nos três dias de viagem, desde seu último embarque, já cruzara 200 milhas a uma velocidade média de 21 nós.
Fonte: blog Sobre as águas Um vídeo da ZDL revelou que o caríssimo mastro do Groupama, transportado com todo o cuidado pela equipe até o Brasil, chegou ileso, mas não escapou a uma trapalhada na chegada: Abaixo, confira o vídeo da VOR sobre o transporte do mastro:
Fonte: ZDL Um dos maiores desafios de logística das últimas edições da Volvo Ocean Race foi concluído nesta quinta-feira (12): após quatro dias de operação, o mastro do veleiro francês Groupama está em Itajaí. A chegada do equipamento a Santa Catarina mobilizou mais de 30 profissionais no Aeroporto de Curitiba e recebeu a escolta das polícias Federal e Rodoviária no caminho até a cidade-sede do maior evento náutico do mundo.
Fonte: Local Comunicação Líderes do ranking mundial da Star, Robert Scheidt e Bruno Prada terão mais um parceiro na busca pelo ouro nos Jogos de Londres 2012. Os velejadores anunciaram nesta quinta-feira (12/4) a Gocil como sua nova patrocinadora, ao lado do Banco do Brasil.
|