Vento arrastou velejadores pelo Guaíba no sábado
Fonte: Zero Hora
O forte vendaval registrado na tarde de hoje atingiu uma regata promovida pelo Sava Clube, em Ipanema, na Zona Sul de Porto Alegre. Embarcações foram viradas e participantes foram jogados na água. Três velejadores foram arrastados na direção sudoeste e resgatados na água próximo ao Iate Clube Guaíba por pessoas que estavam no local.
Baleeira Mãe DÁgua sai do VDS para auxiliar no resgate
O presidente do Sava Clube, Ademir Pires, informou que todos os inscritos na regata festiva foram resgatados. Ele diz que haviam entre 30 e 40 embarcações na disputa com um ou dois velejadores em cada veículo. Cerca de 30 minutos após o início da regata, por volta de 15h30min, o forte vento fez tombar os barcos.
— São embarcações pequenas. Com a velocidade do vento, muitos não conseguiam manobrá-las — diz Pires.
Três participantes foram levados para próximo de Guaíba, acionando grupos de salvamento dos bombeiros da cidade e da Capital. No início da noite, eles foram localizados próximo ao Iate Clube e resgatados na água com o apoio de embarcações civis. O capitão Marcelo Soares, do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre, afirma que eles foram levados para atendimento, mas passam bem:
— Devem estar com frio e com problemas em decorrência do tempo que ficaram na água. Mas só agora vamos ver se tiveram crise de hipotermia ou algo assim.
* Todos os velejadores foram resgatados e o VDS auxiliou o Sava Clube no trabalho.