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Manutenção das hidrovias garante qualidade na navegação

Fonte: SPH

Garantir a segurança da navegação é uma das mais importantes tarefas da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH). No último trimestre, a Divisão de Operação e Fiscalização (DOF/SPH) intensificou as atividades de recuperação dos sinais qualificando as condições para a navegação na principal hidrovia do Estado.


De acordo com o chefe do setor, o engenheiro Edson Machry, o trabalho de recuperação dos sinais é constante. “Esta é uma atividade que fazemos sempre, mas este ano estamos conseguindo executar um trabalho que há algum tempo planejávamos, que é restabelecer o índice de eficácia da sinalização definido pela Marinha do Brasil”, explicou.
A meta, segundo Machry, é executar manutenção em todos os sinais náuticos da hidrovia Porto Alegre-Rio Grande, seja ela corretiva ou preventiva.

De abril a junho, os técnicos da SPH realizaram 81 intervenções em sinais náuticos em quase 300 quilômetros de extensão de hidrovia. No trecho entre o Delta do Jacuí e o Canal do Setia, em Rio Grande, a equipe trabalhou na remoção de alguns equipamentos e também em consertos executados no local onde as boias estão instaladas. “Parte dos equipamentos foram levados para oficinas da SPH, mas outros precisaram ser consertados no local.”, disse o engenheiro Reinaldo Gambim, responsável pelo serviço de manutenção.

MANUTENÇÃO - Gambim informou que a recuperação dos equipamentos é feita com mão de obra própria. Naqueles que não podem ser retirados da hidrovia, o trabalho conta com embarcação e equipe capacitada. “A manutenção é muito mais complexa do que se imagina, pois os sinais náuticos não contam apenas com a estrutura que fica na superfície”, disse. “A parte fundamental para seu posicionamento no canal fica submersa e, para mantê-as, é preciso muita técnica e prática por parte de quem vai executar o serviço”


Segundo o engenheiro, a manutenção dos sinais náuticos é permanente e a Marinha do Brasil fiscaliza periodicamente, em especial da localização dos equipamentos nos pontos mais críticos dos canais. “A recuperação destes sinais implica não apenas na troca dos equipamentos, mas na sua restauração com jateamento e pintura, bem como instalação de novos sistemas de segurança para que se mantenham no canal após o reposicionamento”, explicou.

VISTORIAS – Conforme relatório da DOF, nos últimos dois meses foram feitas cinco vistorias, sendo duas delas durante a noite, para garantir as características do projeto para balizamento noturno. As boias luminosas contam com placas solares que garantem o abastecimento das lanternas.

Em alguns trechos do sistema hidroviário mantido pela SPH estão sendo utilizadas boias de PEAD – polietileno de alta densidade - com a anuência da marinha. Entre os pontos que receberam estes equipamentos estão parte da hidrovia do Delta do Jacuí, em Porto Alegre, e Canal de São Gonçalo, em Pelotas.

No Delta do Jacuí foram reposicionados 13 sinais. Nos Canais Navegantes e Gravataí, foram 10 intervenções, todas para recolocação dos novos equipamentos.

QUALIFICAÇÃO
O superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar ressalta que a manutenção permanente da sinalização nas hidrovias garante uma navegação segura para os cargueiros que chegam até o porto de Porto Alegre. “E neste sentido não estamos tratando apenas da navegação de longo curso ou de cabotagem, que conta com navios de grande porte. Estamos falando da navegação interior, que movimenta uma quantidade expressiva de produtos e que poucas pessoas reconhecem sua importância”, avalia. “A recuperação dos sinais náuticos tem este objetivo, manter as hidrovias em plenas condições de navegação.”

Fotos: Reinaldo Gambim/DOF

Federação Internacional de Vela aposta em Scheidt e Prada como favoritos ao ouro olímpico

Fonte: Local Comunicação

Os atuais tricampeões mundiais da classe Star Robert Scheidt e Bruno Prada foram apontados nesta semana pela Federação Internacional de Vela (ISAF) como favoritos ao ouro olímpico, ao lado dos ingleses Iain Percy e Andrew Simpson. A dupla brasileira, que desembarcou na capital inglesa nesta segunda-feira, esteve invicta por mais de um ano e meio e chegou a liderar o ranking mundial somando apenas primeiros lugares em competições do circuito mundial de vela, fato que nunca havia acontecido anteriormente.

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Corrosão: as 9 dúvidas mais comuns que quase todo mundo tem sobre este problema

Fonte: Regina Hatakeyama, Revista Náutica 277

1– Corrosão e oxidação são a mesma coisa?
Não. Oxidação é uma reação química, na qual um material ou elemento se une ao oxigênio, formando um novo composto — um óxido. E nem toda oxidação de metal gera corrosão. Ela só ocorre quando esta reação química provoca a perda de material de uma das partes envolvidas;

 

Motor diesel ou gasolina? Leia e escolha o melhor para você

Fonte: Revista Náutica, Nicola Getschko

Motor diesel ou gasolina? Qual deles é melhor ter? Tudo depende de quantas horas você pretende gastar navegando, da potência e da autonomia desejadas. Só assim dá para fazer cálculos e descobrir qual tipo de motor é mais vantajoso. Também há muitos mitos sobre motores e seus combustíveis. Ainda hoje, persiste a lenda de que aqueles a gasolina são mais propensos a incêndios, o que é pura balela, como mostra uma das respostas para as dúvidas mais freqüentes sobre este assunto. Confira.

Tina Boabaid finaliza em sexto lugar no Mundial da Juventude ISAF 2012

Fonte: Mar Aberto

Esperança de medalha para o Brasil, a catarinense Tina Boabaid não repetiu as boas atuações no último dia da regatas e terminou na sexta colocação na classe Laser Radial, na Four Star Pizza ISAF Youth Sailing Worlds, o Mundial de Vela da Juventude, disputado em Dublin, na Irlanda.


A velejadora do Iate Clube Santa Catarina - Veleiros da Ilha (IASC-VI), que chegou a estar em segundo lugar na metade da competição, finalizou a primeira regata desta sexta-feira na sétima posição, mas teve o seu pior resultado na 12ª e última, com o 32º lugar, que acabou descartado. A campeã da classe foi a sueca Julia Carlsson, com 58 pontos perdidos, seguida na norueguesa Line Flen Host, com 76, e da italiana Cecilia Zorzi, com 99. Tina somou 116 pontos perdidos.

Com vídeo: Artemis lidera a etapa sueca do campeonato de RC44

Fonte: Murillo Novaes

Com vento fraco e chuva os locais do Artemis Racing mostraram para a flotilha de RC44 como se veleja em flotilha em Martsrand, na Suécia.

Com Torbjorn Tornqvist, dono da equipe, no leme, o time venceu com facilidade a primeira regata do dia, deixando o AEZ, segundo colocado, 300 metros para trás. Depois de seis regatas a equipe lidera a competição com 15 pontos, contra 25 do Team Aqua, segundo colocado.

Organização divulga o formato da America´s Cup World Series 2012-13

Fonte: Murillo Novaes

A partir do dia 21 de agosto as oito equipes que participam da America´s Cup World Series estarão alinhadas novamente em São Francisco, desta vez para a disputa da primeira etapa 2012-13. O evento terá cinco dias de competições, finalizando com o Super Domingo. A programação será a seguinte:

quarta-feira: Match Racing
quinta-feira: duas regatas de flotilha/ qualificação do Match Racing
sexta-feira: duas regatas de flotilha/ qualificação do Match Racing
sábado: duas regatas de flotilha/ qualificação do Match Racing
domingo: semi e final do Match Racing/ ACWS Championship Fleet Race


Os pontos ganhos no Super Domingo serão acumulados no decorrer do campeonato para determinar quem será o campeão. Os pontos do Match Race somados também determinarão o campeão do Match Race. Para aquelas equipes que serão desafiantes da Copa América, estes pontos darão uma vantagem no começo da Louis Vuitton Cup, disputada em 2013.

Organização divulga o AR do Sul-Americano de Match Race e do Match Minas

Fonte: Murillo Novaes

O mês de agosto será agitado na Lagoa dos Ingleses, MG. Isto porque o Iate Clube Lagoa dos Ingleses será sede do Match Minas, nos dias 18 e 19 e do Sul-Americano de Match Race, entre os dias 23 e 26.


O primeiro evento, de grau 4, tem taxa de inscrição de R$ 300,00 e o pedido deve ser feito até o dia 3. Já o segundo tem taxa de inscrição de R$ 450,00 e o pedido deve ser feito até dia 10.