Clipper Race 2011-2012 termina no Reino Unido com vitória do Gold Coast Austrália


Jeni Andrade
Da Redação da www.nautica.com.br

Foto: OnEdition
Gold Coast Australia garante a vitória vencendo as 15 etapas

Milhares de pessoas estiveram na manhã de hoje (domingo) assistindo ao fim da Clipper Race 2011-2012, em Southampton, na costa sul do Reino Unido. Depois de uma disputa de 40 mil milhas (72 mil quilômetros), envolvendo dez tripulações amadoras, o invicto veleiro Gold Coast Australia garantiu a vitória na classificação geral.

O Visit Finland terminou em segundo, mas a disputa mais emocionante foi pela terceira posição. O Singapore terminou a briga final 20 segundos mais cedo que o holandês De Lage Landen e garantiu o pódio.

A frotilha cruzou a linha de chegada da 15ª e última etapa na manhã deste domingo. O fundador e presidente da Clipper Round the World Yacht Race, Sir Robin Knox-Johnston – primeira pessoa a fazer, sozinha, uma volta ao mundo sem escalas – liderou um desfile de embarcações no mar de Southampton para receber de volta as dez tripulações.

Os dez veleiros idênticos de 68 pés partiram de Southampton em 31 de julho de 2011, fazendo paradas no Arquipélago da Madeira, Brasil (Rio de Janeiro), África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Gold Coast, Cingapura e China. Da Califórnia, eles partiram para o Panamá, Nova Iorque, Nova Scotia, Derry-Londonderry (Irlanda do Norte) e Helder Den (Holanda), de onde retornam ao Reino Unido.

A vitoriosa equipe do Gold Coast Australia venceu as 15 etapas. Ao falar sobre o que chamou de inscrível aventura, o capitão Richard Hewsondisse que, desde o início, tinha planos de dominar a regata, que foi muito competitiva: "Nós conseguimos muito mais do que nos propusemos, atingindo tantas vitórias e pódios. Ficar aqui no palco como vencedores é incrível. Tive uma equipe maravilhosa que fez isso acontecer".