Motor diesel ou gasolina? Leia e escolha o melhor para você
Fonte: Revista Náutica, Nicola Getschko
Motor diesel ou gasolina? Qual deles é melhor ter? Tudo depende de quantas horas você pretende gastar navegando, da potência e da autonomia desejadas. Só assim dá para fazer cálculos e descobrir qual tipo de motor é mais vantajoso. Também há muitos mitos sobre motores e seus combustíveis. Ainda hoje, persiste a lenda de que aqueles a gasolina são mais propensos a incêndios, o que é pura balela, como mostra uma das respostas para as dúvidas mais freqüentes sobre este assunto. Confira.
1- Motor a diesel consome menos do que a gasolina?
Sim. Primeiro, porque um litro de diesel gera mais energia do que um litro de gasolina. Além disso, o ciclo de trabalho de um motor diesel é mais eficiente e isso pode levar a uma redução no consumo superior a 40% (mais autonomia com o mesmo tanque). Por outro lado, por trabalhar em rotações mais baixas e com taxas de compressão quase duas vezes maiores, os esforços estruturais no motor a diesel são bem maiores e fazem com que ele pese mais. Isto diminui um pouco sua vantagem em termos de consumo pois, com o barco mais pesado, o arrasto aumenta e é necessário mais potência para movê-lo.
2- Motores a gasolina são mais propensos a incêndios?
Não. Essa má fama dos motores a gasolina vem de anos atrás, quando as adaptações precárias de motores de automóveis e o uso de carburadores levavam a acidentes deste tipo. Hoje, com a injeção de combustível e a ignição eletrônica, entre outros avanços, a segurança entre os motores com combustíveis diferentes é equivalente e tudo depende mais do projeto do barco e dos cuidados de manutenção.
3- O maior torque de um motor diesel compensa a menor potência em relação à gasolina?
Não. Torque e potência são características diferentes. Podemos associar o torque com a força disponível no eixo do motor. Já a potência tem a ver com a energia que ele fornece por segundo. A equação é simples: potência = torque x rotação. Um motor de baixa potência pode ter um torque elevado se girar devagar. Por isso, motores diesel são mais empregados no transporte de cargas, no qual é preciso muito mais de força do que velocidade. Por esta razão é que não há carro da Fórmula 1 com motor diesel nem trator a gasolina. Para um barco de lazer, não é tão diferente assim. Pelo menos para lanchas de até 44 pés.
4- Para um barco navegar com o dobro da velocidade precisa do dobro da potência?
Muito mais que isso. A potência necessária cresce exponencialmente como o aumento da velocidade. Para aumentar 30% na velocidade no planeio, pode ser preciso uma potência 70% maior. Isso é um dos motivos da falsa ideia de que um motor diesel de menor potência pode dar ao barco o mesmo desempenho. Quem navega no mar, quase sempre o faz abaixo da velocidade máxima da embarcação, por segurança e conforto. Nesta situação, um motor de menor potência máxima ainda pode fornecer o necessário para a navegação, mas convém lembrar que ele irá operar em condições mais críticas, por estar constantemente mais perto do seu limite máximo.
5- O menor consumo do motor diesel compensa o preço mais caro em relação a outro equivalente à gasolina?
Depende do número de horas que se pretende usar o barco. Imagine que uma lancha hipotética consuma, em média, 40 l/h de gasolina e 28 de diesel. Com os preços médios atuais, a economia seria de R$ 80/hora. Mas há o custo inicial maior do motor diesel. Digamos que esta diferença a mais seja de R$ 40 000 — embora, na hora da revenda do barco, receba-se de volta uns R$10 000, se comparado com outro equivalente, a gasolina. Neste caso, esquecendo custos de manutenção, seriam necessárias 375 horas de uso para amortizar o investimento de ter um motor diesel. Para quem usa o barco só dois finais de semana por mês, com média de quatro horas de navegação por passeio, isso equivaleria a 93 fins de semana ou cerca de quatro anos de uso do barco. Mais do que isso, vale a pena. Menos, nem tanto.
Nicola Getschko é engenheiro, professor da Escola Politécnica da USP e especialista em máquinas e automação