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Argentina ordena evacuação de fragata apreendida em Gana

Fonte: Terra

A Argentina ordenou neste domingo que 300 militares abandonem uma fragata que está há 20 dias parada em um porto em Gana, apreendida por uma ordem da justiça local. Entre os tripulantes da embarcação Libertad - no porto de Tema - está o segundo-tenente brasileiro Lailton Souza Jorge, 26 anos. O ministério das Relações Exteriores da Argentina ordenou que apenas o capitão e poucos tripulantes continuem a bordo do navio.

A fragata funciona como escola, e sua tripulação é formada por chilenos, argentinos e uruguaios. Jorge é o único brasileiro a bordo. Ainda não está claro se e como os tripulantes deixarão Gana rumo a seus países de origem.


O navio-escola está fundeado em Tema desde o dia 1º de outubro. Um juiz de Gana acatou pedido de um fundo de investimentos, o NML, feito por meio da Justiça americana, que reclama que a Argentina lhe pague uma dívida referente aos títulos públicos do país.

Para liberar a embarcação, o governo argentino deveria pagar uma fiança de US$ 20 milhões (R$ 40 milhões). Uma comitiva de autoridades locais viajou para Acra, capital de Gana. Em um comunicado divulgado na noite desta sexta-feira, o Ministério argentino das Relações Exteriores disse que a "detenção da Fragata Libertad é ilegal" já que ela possui, afirma-se, "imunidade" internacional, reconhecida por Gana em acordos internacionais.

Como a Argentina não possui representação diplomática em Gana está contando com apoio da diplomacia brasileira, de acordo com fontes de Brasília. O ministro das Relações Exteriores da Argentina, Hector Timerman, prometeu levar o caso ao Conselho de Segurança da ONU.

Mercado náutico lança o ‘barco popular’

Fonte: Estadão

Se depender da vontade do mercado náutico, o próximo degrau de consumo a ser conquistado pelo brasileiro é o de lanchas e barcos para lazer. Com preços que podem chegar a R$ 9 milhões por unidade, é um segmento que tradicionalmente privilegia as classes mais ricas. Agora, contudo, já aparecem opções mais em conta e alguns empresários do setor se movimentam para abocanhar essa fatia de mercado.

No São Paulo Boat Show, evento do setor que começa na sexta-feira, 28, pelo menos dois estaleiros nacionais preparam lançamentos mais acessíveis, na casa dos R$ 30 mil. O evento é a principal data de vendas para o setor náutico, com expectativa de gerar R$ 250 milhões em negócios, um aumento de 15% perante 2011. Em todo o ano passado, o setor movimentou cerca de R$ 1,6 bilhão e a expectativa para 2012 é crescer 5%.

O Ventura Marine vai apresentar a lancha Comfort 160, de 4,8 metros de comprimento, cujo preço vai de R$ 26,9 mil a R$ 34 mil - o preço médio de um carro popular -, dependendo da motorização e do nível de equipamentos. De acordo com o gerente comercial da marca, Marco Garcia, é uma embarcação que pode ser carregada até por automóveis de pequeno porte. O fácil manuseio é um dos quesitos mais priorizados para os consumidores, principalmente entre os que estão conhecendo agora o mercado náutico.

"Antes, nossos produtos partiam R$ 40 mil, não tínhamos nada abaixo disso. Era um segmento com demanda mais amena e os estaleiros não investiam nesse nicho", afirma Garcia. Segundo o empresário, o gasto anual com uma embarcação desse tipo chega a R$ 4 mil.

A aposta em um público menos endinheirado é também a estratégia de quem está entrando no mercado agora, como a carioca LaLeman, cujos primeiros produtos serão negociados durante os seis dias de Boat Show. A estreia do estaleiro será com a LS 600 (4,85 metros de comprimento), que partirá de R$ 28 mil.

"É uma empresa nova, voltada para uma nova classe média que está conhecendo agora opção de lazer náutica", afirma Leonardo Aleman, empresário e dono do estaleiro. "O Boat Show é a nossa primeira ação concreta de vendas", afirma. As operações começaram efetivamente em julho. Com apenas 29 anos, ele conta que a paixão por barcos motivou a criação de um estaleiro. "Apostamos fortemente que o público do interior vai ser nosso maior comprador", diz. A estratégia parece semelhante à da Ventura Marine. "Nossos dois maiores mercados são os Estados de São Paulo e Minas Gerais (que não tem mar)", afirma Marco Garcia, o presidente da empresa.

Paixão pelos barcos


despachante José Luiz Zaniratto, morador de Olímpia, no interior paulista, cultiva a paixão por barcos há 15 anos, mas em água doce, como lagoas ou represas. Recentemente, ele adquiriu uma lancha Focker 160, de cerca de 7 metros, e hoje considera que, pelo tamanho compacto do produto, é a melhor opção para quem usa o veículo para o lazer nos fins de semana com a família. "É bom porque você não fica dependendo de veículo grande para carregá-la", afirma.

Ele conta que o hobby pela náutica começou por incentivo de um amigo. A primeira aquisição, uma moto aquática, veio em seguida. Entre diversas aquisições, hoje ele tem três embarcações. Por conta da praticidade, ele diz que tem dado preferência à última aquisição. "Tenho outra lancha, mas ela pesa uma toneladada e é difícil de manusear", afirma.

Em patamar superior de preço, mas ainda mais acessível que o mercado náutico de alto luxo, está a catarinense Fibrafort. "Nossa percepção é que, à medida que o brasileiro supre suas necessidades mais básicas, ele pode buscar novas opções de lazer", afirma Márcio Ferreira, presidente da empresa.

O estaleiro prepara dois lançamentos. Uma será a Focker 265, de cerca de 8 metros de comprimento, e capacidade para até dez pessoas. A embarcação custará R$ 150 mil já equipada. Outra aposta do Boat Show é o barco F400 Sport. Mas este será menos acessível: sairá por R$ 850 mil.

Navio-escola argentino Libertad está apreendido em Gana há 20 dias

Fonte: G1

Um oficial da Marinha brasileira está entre os quase trezentos militares argentinos, uruguaios e chilenos que há quase 20 dias não podem deixar o porto de Tema, em Gana, na África - porque a fragata argentina no qual eles viajavam foi apreendida pela justiça local. O segundo-tenente Lailton Souza Jorge, de 26 anos, embarcou em maio no navio-escola Libertad - um veleiro argentino de grandes proporções, usado para instrução de futuros oficiais e marinheiros. Ele é o único brasileiro integrante da tripulação.


O vice-almirante Paulo Maurício Farias Alves, diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha brasileira, disse que um brasileiro está no navio, mas não confirmou sua identidade. Contudo, a participação dele na 43º Viagem de Instrução do Navio-Escola Libertad consta em portaria publicada em maio deste ano do Diário Oficial a União e foi confirmada pela BBC Brasil com parentes do militar.

Artemis Racing quebra seu AC72 durante testes

Fonte: Murillo Novaes

A semana dos velejadores da America´s Cup foi marcada por acidentes. Primeiro o AC72 do Oracle Racing capotou enquanto treinava em São Francisco e ficou extremamente danificado. Agora foi a vez do Artemis Racing, que quebrou o travessão da proa em sua fase de testes.

 

A equipe de designers, liderada por Juan K. está avaliando o tamanho do estrago, mas tudo indica que tantos suecos quanto americanos ficarão um bom tempo sem velejar nos catamarãs gigantes. Bom para os neozelandeses do ETNZ, que já estavam bem mais acostumados com o barco e agora ganharam um tempo sem concorrentes para seguir treinando.

Primeiro dia da etapa francesa é cancelado por mau tempo

Fonte: Excom

“No limite e além dele” – essa foi a descrição do diretor de corridas do Extreme Sailing Series, Phil Lawrence, a respeito das condições do tempo em Nice no primeiro dia de corridas da etapa, o que resultou no cancelamento das corridas do dia.

A previsão do tempo para hoje era entre 14 e 17 nós, mas a Riviera Francesa foi além, com ventos de, em média, 25 nós, chegando a até 30 no final do dia. A combinação com a maré alta e ondas fortes ocasionou que os barcos saíssem de suas rotas, fazendo-os manter um grande esforço para deixar os catamarãs em pé.

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Pouco depois da frota deixar o cais, o director de dorrida Phil Lawrence pediu adiamento de uma hora do início corrida, mas as condições do vento não mostraram nenhum sinal de melhora, o que resultou no cancelamento. Foi apenas a segunda vez nos seis anos de história do Extreme Sailing Series que uma corrida foi cancelada; a última foi em Cowes, Reino Unido, em 2011. Phil Lawrence explicou que quando chegaram ao local, já havia ventos de 20 nós que chegaram até 30 nós no momento da corrida. “Nós adicionamos sessões no sábado de manhã e domingo para não prejudicar os pontos em jogo", disse.

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Rumo à Antártida, navio da Marinha faz parada em Rio Grande

Fonte: G1

Um navio da Marinha atracou nesta quinta-feira (18) no porto de Rio Grande, na Região Sul do Rio Grande do Sul. A embarcação será abastecida e carregada com equipamentos antes de partir em missão para ajudar na reconstrução da base brasileira na Antártida, conforme reportagem do RBS Notícias.



É a primeira vez que o navio de socorro submarino Felinto Perry fez uma parada no porto gaúcho. A embarcação vai participar da 31ª operação brasileira no continente gelado.

A missão será ajudar outros dois navios polares da Marinha Brasileira a desmontar a Estação Comandante Ferraz, destruída por um incêndio em fevereiro. O navio, que também vai abrigar pesquisadores, deve chegar na Antártida no dia primeiro de novembro.

SPH recupera balizamento no Lago Guaíba

Fonte: SPH

O navio balizador Benjamin Constant, da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) voltou às operações para manutenção do balizamento no Lago Guaíba. O trecho atendido na manhã  desta quinta-feira, 18, foi o Canal do Leitão, quando foi recolocada uma boia cega e resgatada uma boia luminosa.


Durante a operação, os tripulantes da embarcação recolocaram a BCV 122, recuperada pelos técnicos do Estaleiro de Triunfo. Também foi feito o resgate de uma BLE 119 que estava a cerca de 500 metros do canal, depois de perder parte do equipamento de ancoragem.

Conforme o engenheiro Reinaldo Gambim, da Divisão de Operações e Fiscalização (DOF/SPH) ao trabalho foi considerado um sucesso. “A estratégia de recuperação dos sinais náuticos e do balizamento dos canais, estabelecida pela SPH, está correndo de acordo com o planejado. A recolocação dos sinais do Lago Guaíba se estenderão por cerca de 50 quilômetros, entre o Porto de Porto Alegre e o Canal de Itapuã”, explicou.


ECONOMIA
O restabelecimento dos índices de sinalização náutica exigidos pela Marinha do Brasil, é realizado pela SPH com mão de obra e equipamentos próprios. Conforme o Superintendente de Portos e Hidrovias, estas ações garantem uma economia de até 70%, se o serviço fosse contratado. A SPH tem corpo técnico e equipamentos capazes de realizar essa manutenção sem onerar os cofres públicos.

EMBARCAÇÃO
O Navio Balizador Benjamin Constant mede 36 metros de comprimento, 7,5 metros de largura e navega com calado de 2,40 metros de profundidade.

Fotos: Cristiane Franco

Match Race Brasil: disputa chega aos dez anos

Fonte: ZDL

O Match Race Brasil, tradicional competição barco contra barco, chega à décima edição em 2012. As principais equipes e velejadores consagrados, como Torben Grael, Bruno Prada e Maurício Santa Cruz, disputam as regatas na Baía de Guanabara entre os dias 9 e 11 de novembro. Mais uma vez, o Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) será o anfitrião das provas com veleiros rigorosamente iguais para todos os participantes: um Beneteau First 40.7. O evento deste ano será emblemático para a competição que contribuiu para o crescimento da vela nacional, contribuindo para o profissionalismo do esporte e atraindo patrocínios, além de preparar os atletas do País para a Volvo Ocean Race.

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Inscrições abertas para o II Cruzeiro Costa dos Tamoios, que percorre litoral de SP e RJ

Fonte: Revista Náutica Online

Em continuidade à sua programação de cruzeiros pela costa brasileira, a Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro (ABVC) realizará no próximo dia 10 de novembro a 2ª edição do Cruzeiro Costa dos Tamoios.

A flotilha sairá de Ubatuba – litoral de SP – com destino a Paraty, no Rio de Janeiro. Pelo caminho passarão por diversas praias e ilhas, contornando a Ponta da Joatinga, adentrando o Saco do Mamanguá e a Ilha da Cotia. O objetivo do Cruzeiro Costa dos Tamoios, além de integrar navegadores experientes com aqueles que ainda não têm grande experiência em navegação, é também o de desmistificar a passagem pela Ponta da Joatinga.

Aumenta a tensão no começo da etapa francesa do Extreme Sailing Series

Fonte: Excom

Quatro dias de corridas estão programadas para o final da temporada europeia do Extreme Sailing Series, com oito equipes se preparando para disputar uma penúltima etapa muito acirrada, até mesmo para o atual líder da competição, Leight McMillan, da The Wave, Muscat. A equipe inclusive terá reforço da vice-campeã olímpica Hannah Mills, que diz que participar é uma oportunidade enorme de aprendizado. “Eu não gostaria de decepcioná-los e espero trazer novas habilidades para a equipe. Acredito que posso aprender com Leigh sobre catamarãs, o que pode ser útil para a minha próxima campanha olímpica”, disse Hannah.

McMillan lidera a classificação geral e conquistou três vitórias neste ano, mas apenas sete pontos os separam da Oman Air, que chegam como vencedores do última etapa no País de Gales. O capitão da Oman Air, Morgan Larson, é cuidadoso antes da próxima competição. "A nossa vitória em Cardiff nos deu a oportunidade de avançar para as finais nos últimos meses. Nós não nos vemos como favoritos ou que vamos ganhar em Nice, pois nesta competição qualquer equipe pode ganhar. Para ter uma chance na etapa final, no Rio, uma vitória em Nice para as equipes que estão entre os quatro primeiros, é essencial”, explica Larson.

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Groupe Edmond de Rothschild volta com força total com o retorno de Hervé Cunningham e Bernard Labro, que ficaram ausentes no ato de Cardiff. O capitão Pierre Pennec é determinante para colocar a equipe em uma boa classificação. “Nós aprendemos muitas lições nas últimas etapas. Precisamos levar isso adiante e apagar os resultados do Porto e de Cardiff para coroar a temporada de 2012. Os dois dias de treino agendados antes da competição serão muito importantes”, afirma Pennec.

Depois de uma competição de verão no World Match Racing Tour, Ian Williams, que é o atual líder da WMRT, está de volta ao controle da GAC Pindar e após uma estreia sensacional em Cardiff, a campeã olímpica Anna Tunnicliffe, dos EUA, retorna à equipe. Williams destacou que está ansioso para voltar para o comando em Nice. “Walshy (Andrew Walsh) fez um ótimo trabalho nas duas últimas regatas, e ficamos muito perto do pódio na China e em Cardiff. Este ano eu realmente sinto que é apenas uma questão de tempo”, disse.

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A equipe de Williams lidera atualmente a segunda metade da frota. Apenas 10 pontos separam o quarto colocado GAC Pindar de Zoulou, que está em oitavo lugar. Curiosamente, para representar a cidade local, nesta etapa a equipe se chamará Extreme Ville de Nice. O time dinamarquês Sailing Team SAP Extreme e suíço Alinghi estão entre as duas.


Equipe / País / Pontos
1. The Wave, Muscat (OMAN) 48 pontos
2. Oman Air (Oman) 41 pontos
3. Red Bull Sailing Team (Austria) 41 pontos
4. Groupe Edmond de Rothschild (France) 36 pontos
5. GAC Pindar (GBR) 29 pontos
6. SAP Extreme Sailing Team (Denmark) 24 pontos
7. Alinghi (Switzerland) 22 pontos
8. ZouLou (France) 19 pontos