Aumenta a tensão no começo da etapa francesa do Extreme Sailing Series
Fonte: Excom
Quatro dias de corridas estão programadas para o final da temporada europeia do Extreme Sailing Series, com oito equipes se preparando para disputar uma penúltima etapa muito acirrada, até mesmo para o atual líder da competição, Leight McMillan, da The Wave, Muscat. A equipe inclusive terá reforço da vice-campeã olímpica Hannah Mills, que diz que participar é uma oportunidade enorme de aprendizado. “Eu não gostaria de decepcioná-los e espero trazer novas habilidades para a equipe. Acredito que posso aprender com Leigh sobre catamarãs, o que pode ser útil para a minha próxima campanha olímpica”, disse Hannah.
McMillan lidera a classificação geral e conquistou três vitórias neste ano, mas apenas sete pontos os separam da Oman Air, que chegam como vencedores do última etapa no País de Gales. O capitão da Oman Air, Morgan Larson, é cuidadoso antes da próxima competição. "A nossa vitória em Cardiff nos deu a oportunidade de avançar para as finais nos últimos meses. Nós não nos vemos como favoritos ou que vamos ganhar em Nice, pois nesta competição qualquer equipe pode ganhar. Para ter uma chance na etapa final, no Rio, uma vitória em Nice para as equipes que estão entre os quatro primeiros, é essencial”, explica Larson.
Groupe Edmond de Rothschild volta com força total com o retorno de Hervé Cunningham e Bernard Labro, que ficaram ausentes no ato de Cardiff. O capitão Pierre Pennec é determinante para colocar a equipe em uma boa classificação. “Nós aprendemos muitas lições nas últimas etapas. Precisamos levar isso adiante e apagar os resultados do Porto e de Cardiff para coroar a temporada de 2012. Os dois dias de treino agendados antes da competição serão muito importantes”, afirma Pennec.
Depois de uma competição de verão no World Match Racing Tour, Ian Williams, que é o atual líder da WMRT, está de volta ao controle da GAC Pindar e após uma estreia sensacional em Cardiff, a campeã olímpica Anna Tunnicliffe, dos EUA, retorna à equipe. Williams destacou que está ansioso para voltar para o comando em Nice. “Walshy (Andrew Walsh) fez um ótimo trabalho nas duas últimas regatas, e ficamos muito perto do pódio na China e em Cardiff. Este ano eu realmente sinto que é apenas uma questão de tempo”, disse.
A equipe de Williams lidera atualmente a segunda metade da frota. Apenas 10 pontos separam o quarto colocado GAC Pindar de Zoulou, que está em oitavo lugar. Curiosamente, para representar a cidade local, nesta etapa a equipe se chamará Extreme Ville de Nice. O time dinamarquês Sailing Team SAP Extreme e suíço Alinghi estão entre as duas.
Equipe / País / Pontos
1. The Wave, Muscat (OMAN) 48 pontos
2. Oman Air (Oman) 41 pontos
3. Red Bull Sailing Team (Austria) 41 pontos
4. Groupe Edmond de Rothschild (France) 36 pontos
5. GAC Pindar (GBR) 29 pontos
6. SAP Extreme Sailing Team (Denmark) 24 pontos
7. Alinghi (Switzerland) 22 pontos
8. ZouLou (France) 19 pontos