SPH recupera balizamento no Lago Guaíba

Fonte: SPH

O navio balizador Benjamin Constant, da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) voltou às operações para manutenção do balizamento no Lago Guaíba. O trecho atendido na manhã  desta quinta-feira, 18, foi o Canal do Leitão, quando foi recolocada uma boia cega e resgatada uma boia luminosa.


Durante a operação, os tripulantes da embarcação recolocaram a BCV 122, recuperada pelos técnicos do Estaleiro de Triunfo. Também foi feito o resgate de uma BLE 119 que estava a cerca de 500 metros do canal, depois de perder parte do equipamento de ancoragem.

Conforme o engenheiro Reinaldo Gambim, da Divisão de Operações e Fiscalização (DOF/SPH) ao trabalho foi considerado um sucesso. “A estratégia de recuperação dos sinais náuticos e do balizamento dos canais, estabelecida pela SPH, está correndo de acordo com o planejado. A recolocação dos sinais do Lago Guaíba se estenderão por cerca de 50 quilômetros, entre o Porto de Porto Alegre e o Canal de Itapuã”, explicou.


ECONOMIA
O restabelecimento dos índices de sinalização náutica exigidos pela Marinha do Brasil, é realizado pela SPH com mão de obra e equipamentos próprios. Conforme o Superintendente de Portos e Hidrovias, estas ações garantem uma economia de até 70%, se o serviço fosse contratado. A SPH tem corpo técnico e equipamentos capazes de realizar essa manutenção sem onerar os cofres públicos.

EMBARCAÇÃO
O Navio Balizador Benjamin Constant mede 36 metros de comprimento, 7,5 metros de largura e navega com calado de 2,40 metros de profundidade.

Fotos: Cristiane Franco