Mercado náutico lança o ‘barco popular’
Fonte: Estadão
Se depender da vontade do mercado náutico, o próximo degrau de consumo a ser conquistado pelo brasileiro é o de lanchas e barcos para lazer. Com preços que podem chegar a R$ 9 milhões por unidade, é um segmento que tradicionalmente privilegia as classes mais ricas. Agora, contudo, já aparecem opções mais em conta e alguns empresários do setor se movimentam para abocanhar essa fatia de mercado.
No São Paulo Boat Show, evento do setor que começa na sexta-feira, 28, pelo menos dois estaleiros nacionais preparam lançamentos mais acessíveis, na casa dos R$ 30 mil. O evento é a principal data de vendas para o setor náutico, com expectativa de gerar R$ 250 milhões em negócios, um aumento de 15% perante 2011. Em todo o ano passado, o setor movimentou cerca de R$ 1,6 bilhão e a expectativa para 2012 é crescer 5%.
O Ventura Marine vai apresentar a lancha Comfort 160, de 4,8 metros de comprimento, cujo preço vai de R$ 26,9 mil a R$ 34 mil - o preço médio de um carro popular -, dependendo da motorização e do nível de equipamentos. De acordo com o gerente comercial da marca, Marco Garcia, é uma embarcação que pode ser carregada até por automóveis de pequeno porte. O fácil manuseio é um dos quesitos mais priorizados para os consumidores, principalmente entre os que estão conhecendo agora o mercado náutico.
"Antes, nossos produtos partiam R$ 40 mil, não tínhamos nada abaixo disso. Era um segmento com demanda mais amena e os estaleiros não investiam nesse nicho", afirma Garcia. Segundo o empresário, o gasto anual com uma embarcação desse tipo chega a R$ 4 mil.
A aposta em um público menos endinheirado é também a estratégia de quem está entrando no mercado agora, como a carioca LaLeman, cujos primeiros produtos serão negociados durante os seis dias de Boat Show. A estreia do estaleiro será com a LS 600 (4,85 metros de comprimento), que partirá de R$ 28 mil.
"É uma empresa nova, voltada para uma nova classe média que está conhecendo agora opção de lazer náutica", afirma Leonardo Aleman, empresário e dono do estaleiro. "O Boat Show é a nossa primeira ação concreta de vendas", afirma. As operações começaram efetivamente em julho. Com apenas 29 anos, ele conta que a paixão por barcos motivou a criação de um estaleiro. "Apostamos fortemente que o público do interior vai ser nosso maior comprador", diz. A estratégia parece semelhante à da Ventura Marine. "Nossos dois maiores mercados são os Estados de São Paulo e Minas Gerais (que não tem mar)", afirma Marco Garcia, o presidente da empresa.
Paixão pelos barcos
despachante José Luiz Zaniratto, morador de Olímpia, no interior paulista, cultiva a paixão por barcos há 15 anos, mas em água doce, como lagoas ou represas. Recentemente, ele adquiriu uma lancha Focker 160, de cerca de 7 metros, e hoje considera que, pelo tamanho compacto do produto, é a melhor opção para quem usa o veículo para o lazer nos fins de semana com a família. "É bom porque você não fica dependendo de veículo grande para carregá-la", afirma.
Ele conta que o hobby pela náutica começou por incentivo de um amigo. A primeira aquisição, uma moto aquática, veio em seguida. Entre diversas aquisições, hoje ele tem três embarcações. Por conta da praticidade, ele diz que tem dado preferência à última aquisição. "Tenho outra lancha, mas ela pesa uma toneladada e é difícil de manusear", afirma.
Em patamar superior de preço, mas ainda mais acessível que o mercado náutico de alto luxo, está a catarinense Fibrafort. "Nossa percepção é que, à medida que o brasileiro supre suas necessidades mais básicas, ele pode buscar novas opções de lazer", afirma Márcio Ferreira, presidente da empresa.
O estaleiro prepara dois lançamentos. Uma será a Focker 265, de cerca de 8 metros de comprimento, e capacidade para até dez pessoas. A embarcação custará R$ 150 mil já equipada. Outra aposta do Boat Show é o barco F400 Sport. Mas este será menos acessível: sairá por R$ 850 mil.