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Polícia japonesa encontra barco com corpos em decomposição

Fonte: IG

Pelo menos cinco corpos em decomposição foram encontrados em um barco com inscrições coreanas que encalhou em uma ilha japonesa, indicou nesta quarta-feira a polícia local. A embarcação de 13 metros foi descoberta na Ilha de Sado, situada no Mar do Japão, chamado de Mar do Leste pelos coreanos.


"Os corpos estão muito decompostos, ainda não podemos determinar a nacionalidade das pessoas, tampouco podemos saber o número exato de mortos", afirmou um porta-voz da polícia local.

Segundo a agência de notícias Kyodo e o jornal Yomiuri Shimbun, há cinco corpos. Além disso, as inscrições em coreano da embarcação estão borradas e não podem ser lidas. Em janeiro, a guarda costeira japonesa resgatou três pescadores norte-coreanos que sofreram um acidente.

Renata Decnop e Isabel Swan serão as representantes da vela no Time Nissan

Fonte: Murillo Novaes

Nesta terça-feira a Nissan, patrocinadora dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio 2016, apresentou em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro os 25 atletas que farão parte do Time Nissan. As representantes do iatismo serão as niteroienses Renata Decnop e Isabel Swan, da classe 470. A iniciativa visa fomentar o desenvolvimento técnico e social de atletas com reais chances de medalha na competição.


Um dos favoritos, Vincent Riou se choca com objeto metálico e desiste da Vendée Globe

Fonte: Murillo Novaes

Depois de seis desistências parecia que tudo ia bem na Vendée Globe. Mas não é bem assim. Na madrugada de sábado o francês Vincent Riou, vencedor da edição 2004-05 e herói da edição 2008-09 e grande favorito ao título, se chocou com uma boia de metal e teve a proa do seu PRB bastante danificada. Com isso ele entra para a lista dos desistentes desta edição.

 



No momento da colisão ele estava no posto de comando e não se machucou. Ao sair do barco ele viu que a proa ficou dividida em dois e possuía um buraco de aproximadamente um metro. Imediatamente ele avisou a organização da regata para que mais nenhum velejador passasse por ela. Ele se retirou da regata quando estava na terceira colocação, a menos de 70 milhas do líder Armel Le Cleac’h.


Rio de Janeiro receberá pela primeira vez na história o Extreme Sailing Series

Fonte: Revista Náutica Online

O Rio de Janeiro se prepara para assistir os melhores velejadores do mundo na oitava e última etapa do Extreme Sailing Series entre os dias 06 e 09 de dezembro. O percurso que será realizado pela primeira vez na Cidade Maravilhosa, terá a Praia do Flamengo e de Copacabana como palco. O evento que alia o glamour das velas e da arena VIP, com a emoção das disputas de catamarãs Extreme 40 e que já passou por Omã, China, Turquia, Portugal, Reino Unido e França, será o consagrador do time campeão da temporada 2012, que já passou por Omã, China, Turquia, Portugal, Reino Unido e França.

 


O diferencial do Extreme Sailing para outros campeonatos náuticos, é a proximidade da regata à costa, as disputas podem ser vistas de terra firme, bem próximo aos percursos, na praia do Flamengo a partir do dia 07 de dezembro. Assim, o público presente pode acompanhar de perto os nove barcos multicasco envolvidos nos embates, e enquanto assistem a competição, DJ’s estarão presentes dando som ao ambiente. Quem estiver presente, ainda pode ser escolhido para velejar a bordo das embarcações durante as disputas.

Ben Ainslie anuncia aposentadoria na vela Olímpica

Fonte: Almanautica

Ben Ainslie anunciou sua aposentadoria da vela olímpica. Em Londres 2012 Ainslie ele obteve sua quarta medalha de ouro consecutiva em 16 anos. “Quando eu olho para trás há tantas memórias especiais, desde a primeira medalha em Atlanta há 16 anos. Londres foi uma Olimpíada incrivelmente especial, onde competi em casa e na frente de uma multidão… Mas você tem que se mover para a frente e é hora de passar para o próximo desafio na minha carreira”.


Ainslie não consegue mais “aguentar” as exigências físicas da classe Finn e vai agora concentrar-se exclusivamente na disputa da America’s Cup com a equipe Ben Ainslie Racing AC45, patrocinada pelo JP Morgan. Este anúncio marca o início de um novo capítulo em sua carreira e ele agora muda seu foco para ganhar a America’s e trazer o mais antigo troféu em volta do esporte à Grã-Bretanha. Idealizado pelos britânicos em 1851, a America’s Cup é o único troféu internacional esportivo Grã-Bretanha nunca ganhou.

Dupla carioca vence o Campeonato do Hemisfério Ocidental da Classe Snipe

Fonte: Revista Náutica Online

A mais importante competição do ano para a classe Snipe, o Campeonato do Hemisfério Ocidental da Classe Snipe, um dos mais tradicionais da Vela Esportiva mundial, teve vitória brasileira.

Bruno Fontes ganha Catarinense de Laser no retorno às competições

Fonte: Mar Aberto

O velejador catarinense Bruno Fontes (Eletrosul/ Unimed/ AGE do Brasil/ Fundesporte) venceu neste fim de semana com uma campanha perfeita o Campeonato Catarinense de Vela – Classe Laser – disputado em Jurerê Internacional, Florianópolis. Essa foi a nona vez que Bruno conquistou o campeonato estadual.
O velejador venceu as quatro regatas da disputa e sagrou-se campeão em sua primeira competição após os Jogos de Londres.

 

Versatilidade das equipes é colocada à prova na Copa Suzuki Jimny

Fonte: ZDL

As equipes que participaram da abertura da última etapa da Copa Suzuki Jimny de Vela Oceânica mostraram versatilidade nas regatas disputadas neste fim de semana em Ilhabela. A organização fez dois tipos de provas: longa de percurso no sábado (24) e curta, entre boias, no domingo (25). O teste de fôlego começou cedo e terminou tarde com Volta a Ilhabela - Sir Peter Blake 2012. Para alguns casos, o percurso de 50 milhas náuticas (92 quilômetros) durou mais de 12 horas. No dia seguinte, as tripulações voltaram a correr no estilo barla-sota, quando a habilidade para fazer as manobras nas boias é determinante.

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Bruno Fontes está de volta às competições

Fonte: Mar Aberto

O velejador catarinense Bruno Fontes (Eletrosul/ Unimed/ AGE do Brasil/ Fundesporte) retorna neste fim de semana às competições após a participação nos Jogos Olímpicos de Londres, em agosto deste ano. O atleta disputa o campeonato estadual no Iate Clube Santa Catarina, em Jurerê, evento que marca o início da preparação de Bruno para a pré-temporada 2013.

Mesmo com um grande intervalo entre competições, neste período de tempo, Bruno preocupou-se bastante com a parte física e fez uma preparação intensiva visando as competições do ano que vem.

- Me dediquei muito na parte física. Comecei o trabalho de funcional e posso dizer que me sinto muito bem preparado - revelou o velejador.

Nestes últimos três meses muitas coisas aconteceram com Bruno Fontes. Mesmo fora das competições, o atleta teve uma rotina corrida. Além dos treinos fora d´água, o velejador tornou-se pai pela primeira vez, o que tem alterado um pouco sua rotina.

- Ser pai tem sido uma experiência um pouco cansativa, mas única. Lógico que o sono não é mais o mesmo, o que afeta um pouco o descanso do corpo. Mas ser pai é uma energia nova, é como ter super poderes - brinca Bruno.

Vídeo: treinamento funcional de Bruno Fontes

 

Com foco total na temporada 2013, Bruno tem um curto período de tempo para acertar os últimos ajustes para competições importantes. No começo de 2013, o atleta tem pela frente a Rolex Miami OCR (EUA), etapa da Copa do Mundo de Vela ISAF, além do Campeonato Brasileiro e a Seletiva Brasileira, que forma a equipe nacional, no mês de fevereiro, no Rio de Janeiro.

Alex Thomson recebe mensagens negativas após protesto contra sete barcos

Fonte: Murillo Novaes

Após entrar com um protesto contra os seus colegas de competição por passarem por uma zona não permitida, Alex Thomson, está recebendo mensagens negativas em seu site pessoal. No dia 12 ele jaibou para desviar de uma área próxima ao Cabo Finisterre e viu sete barcos o passarem.

 

Em contato com a organização ele foi informado que para que ele recebesse a reparação, teria que entrar com um protesto e foi isso que ele fez. O resultado foi uma penalização de duas horas para Synerciel, Mirabaud, Acciona, Initiatives Coeur e Energa, 30 minutos para o Gamesa e 20 minutos para Virbac Paprec 3.

Hoje ele ocupa a sexta colocação. Armel Le Cleac’h segue na liderança, seguido por François Gabart e Vincent Riou.

Saiba como navegar em segurança

Fonte: Revista Náutica Online

Um condutor de embarcação precisa saber que a qualquer momento pode ser preciso parar ou guinar para evitar uma colisão ou outros perigos. Para isso não acontecer, é fundamental navegar na “velocidade de segurança”. Essa velocidade não pode ser expressa como um número máximo ou mínimo de nós, pois depende das circunstâncias e condições enfrentadas. O condutor deve sempre avaliar como navegar para agir com segurança. A “velocidade de segurança” depende da capacidade de avistar por parte do condutor, na presença de névoa, neblina e chuva, a velocidade baixa é a única segura, além de sempre notar as condições de ondas, correntes e ventos.

 


A rapidez com que a embarcação pode guinar, de quantas e de quais tipos de embarcações estão nas proximidades e pedras e altos fundos também são cuidados que devem ser tomados para navegar em segurança.

Para embarcar em períodos noturnos, a atenção deve ser dobrada porque muitos perigos potenciais podem não ser facilmente avistados por falta de iluminação. É importante considerar que a luz da linha da costa pode confundir o condutor.

O condutor deve ser consciente dos efeitos da esteira de sua embarcação se não assumir uma velocidade adequada, pois ela pode danificar barcos, píeres, trapiches e linhas de costa, além de ser um risco para banhistas, mergulhadores e pessoas em embarcações miúdas.