Saiba como navegar em segurança

Fonte: Revista Náutica Online

Um condutor de embarcação precisa saber que a qualquer momento pode ser preciso parar ou guinar para evitar uma colisão ou outros perigos. Para isso não acontecer, é fundamental navegar na “velocidade de segurança”. Essa velocidade não pode ser expressa como um número máximo ou mínimo de nós, pois depende das circunstâncias e condições enfrentadas. O condutor deve sempre avaliar como navegar para agir com segurança. A “velocidade de segurança” depende da capacidade de avistar por parte do condutor, na presença de névoa, neblina e chuva, a velocidade baixa é a única segura, além de sempre notar as condições de ondas, correntes e ventos.

 


A rapidez com que a embarcação pode guinar, de quantas e de quais tipos de embarcações estão nas proximidades e pedras e altos fundos também são cuidados que devem ser tomados para navegar em segurança.

Para embarcar em períodos noturnos, a atenção deve ser dobrada porque muitos perigos potenciais podem não ser facilmente avistados por falta de iluminação. É importante considerar que a luz da linha da costa pode confundir o condutor.

O condutor deve ser consciente dos efeitos da esteira de sua embarcação se não assumir uma velocidade adequada, pois ela pode danificar barcos, píeres, trapiches e linhas de costa, além de ser um risco para banhistas, mergulhadores e pessoas em embarcações miúdas.