Fonte: Velassessoria
Dois dias depois do término dos Mundiais Junior e Sênior de Snipe, disputados no Iate Clube do Rio de Janeiro entre os dias 14 e 28 de novembro, o Brasil ainda tem muito o que comemorar. Foram cinco medalhas conquistadas, sendo dois ouros, uma prata e dois bronzes, em uma disputa que envolveu mais de 200 velejadores.
Gaúchos na competição: Alexandre Paradeda e Gabriel Kieling
No primeiro evento, para atletas de até 21 anos, os niteroienses Lucas Mesquita e Douglas Gomm superaram as outras 26 duplas para subir no lugar mais alto do pódio. Os baianos Juliana Duque e Jonathan Lerke acabaram na terceira colocação, enquanto os japoneses Takuya Shimamoto e Keisuke Kushida ficaram em segundo. No total, sete duplas brasileiras ficaram entre os top 10.
“Não tem como descrever a sensação da vitória. Foi um ano de trabalho duro, treinando todo final de semana a abrindo mão de muita coisa para poder treinar”, disse Douglas.
Apesar de estarem há menos de um ano no Snipe, Lucas e Douglas vêm de um clube com muita tradição na classe. O Rio Yacht Club, também conhecido como Sailing, tem nada menos que cinco ouros em mundiais: os irmãos Axel e Erik Schmidt foram tricampeões em 1961, 1963 e 1965 e Torben Grael, seu sobrinho, foi bi em 1983 e 1987.
Mas a conquista mais importante destes últimos dias foi, com certeza, o bicampeonato dos cariocas Bruno Bethlem e Dante Bianchi. A dupla, que veleja junta há mais de dez anos, foi muito aplaudida por parentes e amigos quando cruzou a linha de chegada da última regata do Mundial Sênior, neste sábado.
“Nós não tivemos esta torcida quando conquistamos o Mundial em San Diego em 2009. Foi uma sensação incrível”, disse Bruno.
O evento reuniu nada menos que 80 duplas de 15 países e foi considerado o maior Mundial de todos os tempos. E para manter a tradição, mais uma vez os brasileiros dominaram a competição, com oito equipes entre as dez primeiras. Novamente os baianos mostraram que a flotilha do Yacht Clube da Bahia está forte na classe, conquistando o segundo lugar com Maru Urban e Foguinho. Alexandre Paradeda, campeão mundial em 2001, e Gabriel Kieling, ambos de Porto Alegre, completaram o pódio.
Com o final do Mundial, o Iate Clube do Rio de Janeiro se prepara agora para receber uma das mais tradicionais competições de vela oceânica do país: o 44º Circuito Rio. Serão três dias de regatas, a partir de 1º de novembro, com a participação dos principais velejadores do país.
Top 10 no Mundial Sênior após onze regatas e dois descartes:
1. Bruno Bethlem e Dante Bianchi, BRA, 47 pontos perdidos
2. Maru Urban e Foguinho, BRA, 63 pp
3. Alexandre Paradeda e Gabriel Kieling, BRA, 70 pp
4. Alexandre Tinoco e Matheus Gonçalves, BRA, 74pp
5. Luis Soubie e Diego Lipszyc, ARG, 81 pp
6. Rafael Gagliotti e Henrique Winsiewski, BRA, 81 pp
7. Mateus Tavares e Daniel de Seixas Claro, BRA, 83 pp
8. Juninho de Jesus e Binho, BRA, 90 pp
9. Raul Santaella e Antolin Oña, ESP, 93 pp
10.Henrique Haddad e Rodrigo Lins, BRA, 112 pp
Top 10 no Mundial Junior após nove regatas e dois descartes:
1. Lucas Mesquita e Douglas Gomm, BRA, 26 pontos perdidos
2. Takuya Shimamoto e Keisuke Kushida, JPN, 27 pp
3. Juliana Duque e Jonathan Lehrke, BRA, 30 pp
4. Bernardo Assis e Pedro Leão, BRA, 32 pp
5. Leonardo Lombardi e Victor Sabino, BRA, 39 pp
6. Nicholas Grael e João Pedro Moreira, BRA, 41 pp
7. Tiago Brito e Breno Abdulklech, BRA, 49 pp
8. João Bulhões e João Barreto, BRA, 50 pp
9. Brenda Quagliotti e Agustin Goiri, ARG, 55 pp
10.Yuri Reithler e Mateus Melo, BRA, 57 pp
Fonte: CBVela
Entre os dias 04 a 11 de Janeiro de 2014 a Confederação Brasileira de Vela e a Prefeitura Municipal de Niterói realizam a Copa Brasil de Vela para Classes Olímpicas. Acesse aqui o aviso de regatas.
A competição na Copa Brasil de Vela 2014, será aberta aos seguintes eventos presentes: RS:X (Masculino), RS:X (Feminino), Laser Standard (Masculino), Laser Radial (Feminino), Finn (Masculino), 470 (Masculino), 470 (Feminino), 49er (Masculino), 49er FX (Feminino) e Nacra 17 (Misto). Os participantes devem se inscrever até 06/01/2014 com taxa de inscrição de R$ 100 por velejador. Mais informações no e-mail cbvela@cbvela.com.br.
Fonte: SPH
A recuperação das embarcações da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) foi intensificado nos últimos dias. Umas das principais embarcações que compões a frota da autarquia, o navio balizador Benjamin Constant – utilizado para a manutenção dos sinais náuticos nas hidrovias - passa por reforma geral de casco. Já a lancha São Sepé, embarcação de apoio para os trabalhos de balizamento e batimetria, também recebe reforma parcial de casco e pintura. O investimento ultrapassa R$ 1,2 milhão.
As duas obras foram acompanhadas de perto pelo Superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, em visita aos estaleiros de Triunfo. “Nossas embarcações são muito antigas e ficaram por um longo tempo em desuso, sem receber qualquer atenção. Nossa preocupação tem sido deixá-las em plena condição operacional, para garantir a segurança das equipes que trabalham na manutençãodas hidrovias”, explicou.
Os investimentos feitos na recuperação do parque de dragagem e das embarcações, segundo Obelar, são próprios da SPH. “O momento econômico do RS é de atenção ao setor naval e as hidrovias precisam estar em plenas condições. Para isso nossas embarcações precisam estar em prontas para atender a esta demanda”, explicou.
A visita ao Estaleiro de Triunfo aconteceu na semana passada, 18 de setembro e foi acompanhada pelo engenheiro Reinaldo Gambim.
Fotos: Cristiane Franco
Fonte: Rotas Comunicação
Silver Arrows Marine, em conjunto com Mercedes-Benz Style, anunciou ontem, 26, no Monaco Yacht Show 2013, o projeto final e especificações do iate "Silver Arrow of the Seas". Com muitas das características de design dos automóveis da Mercedes-Benz, combinadas com uma nova abordagem radical para a funcionalidade de um iate de luxo e estética, o iate de estréia é chamado ARROW460-Granturismo. Com encomendas abertas, Silver Arrows Marine confirma o preço do novo iate altamente contemporâneo.
ARROW460-Granturismo será lançado inicialmente com uma exclusiva edição limitada, uma versão totalmente equipada chamada de Edição 1, que vai custar 1.250.000 € acrescido de IVA, e os primeiros iates serão entregues aos clientes em 2015. O design final interior e exterior ao estilo Mercedes-Benz, juntamente com um modelo de dois metros em escala do barco acabado, estão sendo exibidos pela primeira vez no Mônaco Yacht Show. ARROW460-Granturismo será diferente de qualquer outra embarcação na água, fazendo jus ao seu faturamento como o "barco a motor de 14 metros desenhado e construído como um superiate".