Primeiro Volvo Ocean 65 passa por teste antes da regata de volta ao mundo
Da redação da nautica.com.br
Barco da equipe sueca foi colocado num ângulo de 50 graus. |
O primeiro Volvo Ocean 65, novo barco idealizado para as próximas duas edições da Volvo Ocean Race, foi praticamente aprovado após passar por um rígido teste no Reino Unido, nesta quarta-feira (25).
O veleiro desenhado pela Farr Yacht Design e construído por um consórcio de estaleiros da Europa passou pela avaliação de segurança estrutural, chamada pull-down.
"Este é um teste fundamental para a estrutura do barco", disse James Dadd, elogiando o trabalho dos projetistas. Segundo o especialista, o modelo é superior ao da edição passada. "Provamos isso com o processo de inclinação. Foi colocada uma carga superior ao das regatas na avaliação". O barco foi colocado num ângulo de 50 graus.
No mesmo teste foram verificados o casco, motor e os sistemas de arrefecimento, óleo e combustível. O pull-down, que simulou uma possível falha do sistema de inclinação da quilha, está longe de ser a única análise feita pelos projetistas antes de entregar o modelo à equipe SCA, a primeira a confirmar a participação na Volvo Ocean Race.
As suecas do SCA deverão navegar pela primeira vez até o fim da semana e farão o percurso da britânica Southampton, local de construção do modelo, até Lanzarote, na Espanha, base da equipe 100% feminina na regata de volta ao mundo. O barco foi projetado para mesclar desempenho e resistência, além de atender aos últimos requisitos tecnológicos e de comunicação presentes na área náutica.
O novo barco, que é de 65 pés, será usado pra valer na 12ª edição da Volvo Ocean Race, que começa em 4 de outubro de 2014, em Alicante, na Espanha. O modelo também está garantido na edição de 2017-18.