Fonte: Murillo Novaes
Entre os dias 19 e 23 de março o Iate Clube de Santa Catarina irá sediar a Copa da Juventude. O evento é válido como seletiva para o Mundial da Juventude, que será realizado em Tavira, Portugal, entre os dias 12 e 19 de junho, e podem se inscrever os velejadores que tenham nascido depois de 31 de dezembro de 1995.
Estão convidadas as classes Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), RS:X (Masc. e Fem.), Hobie Cat 16 (Aberto) e 29er (Aberto), desde que haja no mínimo dois barcos em cada classe. Até o momento apenas as classes Radial Masculino, 420 e RS:X masculino terão regatas. As outras ainda estão pendentes.
O barco Alvimedica disputará a Volvo Ocean Race 2014-15. O veleiro, patrocinado por uma empresa de medicina turca e idealizado por dois norte-americanos, é o quinto confirmado para a Volta ao Mundo, que começa em outubro deste ano. No anúncio oficial, que ocorreu nesta quinta-feira (30), em Istambul, sede da companhia, os idealizadores definiram que o time terá atletas de até 30 anos apenas.
O novo barco da regata é nada mais nada menos que um sonho de dois jovens fanáticos pela vela oceânica: Mark Towill e Charlie Enright. Os norte-americanos, do Havaí e de Rhode Island, respectivamente, se conheceram num set de filmagens para um longa metragem da Disney e, desde então, dividiram o sonho de correr a Volvo Ocean Race.
Nas gravações do filme Morning Light, em 2007, os dois recorreram a veteranos de Volvo Ocean Race, como Mike Sanderson e Jerry Kirby para ter subsídios para o longa, que contou a história de uma travessia pelo Oceano Pacífico. ”Nós nos conhecemos durante a preparação do filme e o sonho começou a tomar forma. Os veteranos da regata montaram a base do projeto pra gente”, disse Charlie Enright.
“Tudo isso nos serviu de motivação”, acrescentou Mark Towill, que ao lado do parceiro Charlie Enright montou a All-American Ocean Race, que tem sede em Rhode Island, uma das paradas da Volvo Ocean Race. “Não foi fácil chegar até aqui, mesmo com a realização do filme da Disney. Tentamos viabilizar essa campanha por bastante tempo. Também tivemos muita ajuda de muitas pessoas que fizeram nosso sonho se tornar realidade”.
O sonho, literalmente, começou a ganhar forma em 2011, quando o CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad, convidou os jovens velejadores para assistir a largada da regata passada, em Alicante, na Espanha. Motivados, os dois deixaram compromissos e foram atrás dos patrocinadores, chegando num denominador comum, a Alvimedica. O objetivo da empresa é dominar o mercado global de tecnologia médica e a Volvo Ocean Race é um dos caminhos.
O próximo passo da equipe Alvimedica será testar os atletas no mar. “Vamos recrutar velejadores jovens dos Estados Unidos inicialmente e depois abrir o leque para os estrangeiros, incluindo Turquia e Itália”, disse Mark Towill, que será um dos tripulante do Alvimedia. O comandante será Charlie Enright.
“Este é um dos projetos mais interessantes que vi desde que comecei na Volvo Ocean Race. O Team Alvimedica é tudo o que eu sonhava para a regata desde 2008, quando assumi o cargo. Foram os jovens que tomaram a iniciativa de liderar um projeto como esse”, destacou Knut Frostad, CEO da Volta ao Mundo.
“Saudamos também um novo patrocinador vindo da Turquia. Tem havido um grande interesse do país na regata. A vela está crescendo por lá. A empresa é de tecnologia médica focada no coração. Acho que a Volvo Ocean Race é um dos mais difíceis desafios físicos e cardíacos do mundo. Será um estudo de causa interessante”.
O presidente da Alvimedica, Dr. Cem Bozkurt, acrescentou: “Como uma empresa jovem, nós temos ambição no mercado global. Temos os mesmos objetivos na vela também. A Volvo Ocean Race é um evento rápido e dinâmico, que utiliza a tecnologia mais recente, assim como Alvimedica. Estamos orgulhosos de ter a bandeira turca pela primeira vez na regata”.
O CEO do Team Alvimedica será Bill Erkelens , um nome bem conhecido na vela dos Estados Unidos, participando de campanhas da America´s Cup.
No dia 2 de fevereiro, a Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, em Rio Grande, irá coordenar o cortejo marítimo da tradicional procissão em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes. A procissão terá início no cais de São José do Norte, contorna a Ilha de Terrapleno e percorre o canal do Porto Novo e do Porto Velho até o Rincão da Cebola, depois retornando ao cais de São José do Norte.
As lanchas e as Embarcações da Capitania, com auxílio das Embarcações Pneumáticas do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande, da Estação Naval do Rio Grande, do Grupamento de Patrulha Naval do Sul e do Serviço de Sinalização Náutica do Sul – e com o apoio especial da Polícia Federal, da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros – têm o objetivo de ordenar as embarcações durante o cortejo e proporcionar a salvaguarda da vida humana no mar. O 5° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral proporcionará o apoio aéreo com uma aeronave modelo “UH-12”, de modo a também contribuir para a segurança da procissão marítima.
Para tudo ocorrer, de forma segura e organizada, desde novembro de 2013, foram adotadas uma série de medidas, tais como: inscrição prévia das embarcações, distribuição por setores, além de uma campanha de conscientização da população local para a necessidade do uso de coletes, lotação correta, não ingestão de bebidas alcoólicas e outras precauções importantes para a segurança da navegação.
Confira as recomendações da Capitania quanto à Segurança da Navegação e Salvaguarda da Vida Humana no Mar:
a) Observe o Programa para a Segurança da Navegação para a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes distribuído para as Colônias de Pesca, Iates, Clubes, Marinas, Prefeituras e outros Órgãos;
b) Prepare adequada e previamente sua embarcação, antes de se fazer ao mar, verificando os equipamentos de navegação, de salvatagem (coletes salva-vidas, boias), as condições gerais das máquinas e de outros compartimentos; abasteça a embarcação com a quantidade de combustível suficiente para acompanhar todo o percurso, mais reserva de um terço do total de combustível calculado para o trajeto;
c) Observe rigorosamente o limite de lotação da embarcação. Não trafegue se houver a bordo um número maior de pessoas do que o autorizado no documento de inscrição e/ou registro, que deverá estar de posse dos condutores das embarcações durante o evento;
d) Disponha a bordo de quantidade de coletes salva-vidas suficientes para todos os tripulantes e passageiros. Recomenda-se que todos a bordo da embarcação estejam com seus coletes devidamente vestidos;
e) Trafegue somente pelo canal sinalizado, em acompanhamento à procissão, mantendo a sua posição no dispositivo, conforme previsto no Programa para a Segurança da Navegação para a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes;
f) Mantenha velocidade moderada durante todo o trajeto. Está proibida a ultrapassagem entre embarcações no decorrer do percurso da procissão;
g) Mantenha distância segura entre as embarcações. Deve ser observada distância mínima, lateralmente e avante/a ré, de o equivalente a duas vezes o tamanho da embarcação;
h) Não permita que os passageiros embarcados subam nas casarias, coloquem partes do corpo para fora da borda ou se concentrem em um só bordo da embarcação, devendo-se evitar, a todo custo, movimentações desnecessárias no interior dos barcos;
i) Não conduza a embarcação se ingerir bebida alcoólica. Conduzir embarcações sob efeito de bebidas alcoólicas não é somente ilegal, é uma atitude irresponsável;
j) Não realize qualquer tipo de manobra que coloque em risco a segurança das embarcações, quer seja a sua, quer seja as dos demais participantes.
Durante a procissão, a autoridade estará empenhada em verificar o cumprimento dessa legislação.O descumprimento das normas previstas na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário e Regulamento para Evitar Abalroamento no Mar poderão determinar a aplicação de penalidades, que ocasionarão a retenção da embarcação e a notificação do seu condutor pela Capitania dos Portos, sem prejuízo da aplicação de outras sanções previstas em lei.
Está prevista, também, a utilização do bafômetro para os condutores de embarcações que apresentarem sinais de embriaguez. Caso seja constatada a presença de álcool no organismo do condutor, serão adotadas medidas como: apreensão da embarcação, retenção da CIR/CHA e a entrega do condutor à autoridade policial.
O Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul lembra que a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica são atribuições da Autoridade Marítima. “Cabe a todos aqueles que estejam direta ou indiretamente envolvidos zelar pela manutenção de uma navegação segura”, finalizou.
Fonte: Afinal de contas, Lurdete Ertel
Quem está de volta à costa do Brasil, depois de 16 anos de ausência, é o majestoso veleiro de cinco mastros e sete velas do Club Med.
Com 187 metros de comprimento, o Club Med 2 tem 184 cabines de luxo distribuídas em oito conveses e capacidade para 368 passageiros.
Graças ao baixo calado, o resort flutuante consegue navegar bem pertinho da costa, onde outros navios de cruzeiro não conseguem chegar. Construído em 1992, o veleiro foi totalmente reformado em 2006 para levar as mordomias do Club Med para alto-mar. Em sua temporada brasileira, a embarcação vai cumprir cinco roteiros, que o farão singrar de Pernambuco ao Rio Grande do Sul. Até abril, o veleiro também vai fazer tours a portos no Uruguai, Argentina e Chile. Depois retorna à Europa.
Fonte: Sobre as águas
O Team SCA, único time 100% feminino da Volvo Ocean Race, fez um vídeo para comemorar os dois anos do anúncio da entrada da equipe na regata de Volta ao Mundo. Os suecos decidiram inovaram colocando apenas velejadoras a bordo e, desde o início, estão treinando regularmente para não fazer feio.
Treinos de musculação, simulação de situações de regata e outros testes são aplicados às atletas faltando nove meses para a largada, que ocorre em outubro em Alicante, na Espanha. O brasileiro Joca Signorini é um dos treinadores das meninas.
- LANCHA VENTURA 23 PÉS - 1998
- COR BRANCA
- SUPORTE PARA SKY
- MOTOR EVINRUDE 225 HP – OCEANPRÓ – 1998
- CARRETA RODOVIARIA 2 EIXOS BRANCA – PLACA KEM8297- SÃO JOSÉ-SC – CHASSIS 9A9LC12801GCN2589
Informações com Ricardo Montenegro: 48 9117-5346, 11 9 9241-9690, email: ricardo@angelgres.com.br e rsmontenegro@ig.com.br
A Confederação Brasileira de Vela está lançando um programa para buscar e capacitar voluntários para trabalhar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. São bem-vindos quem tem experiência na Vela, mais de 18 anos em maio de 2016, ensino fundamental e tiver disponibilidade. O cadastro pode se feito aqui.
Fonte: Rotas Comunicação
O ano iniciou com bom movimento em vendas e em produção de novos iates da marca Azimut fabricados na unidade do Brasil. A estimativa é que até setembro, quando finalizar o ano náutico, haja um crescimento de 50% no volume de vendas em relação à temporada anterior e 80% de aumento em termos de dimensões de barcos a motor de luxo.
“Os clientes brasileiros buscam barcos de tamanhos cada vez maiores, tanto os que querem se atualizar e trocar por um iate novo e até mesmo os que adquirem pela primeira vez”, explica o CEO da Azimut do Brasil Davide Breviglieri.
“A economia brasileira passa por um processo de desaceleração e enxergamos que se trata de um momento de maior equilíbrio e de mais análise na hora das aquisições. Mesmo assim, o sucesso e o crescimento nas nossas vendas são contínuos, resultado de investirmos em produtos de alta qualidade e da solidez e da força da empresa no mercado. A Azimut Yachts é uma marca italiana reconhecida mundialmente, traz a experiência e a tradição de mais de 40 anos no setor”, complementa o gerente comercial Francesco Caputo.