Bel Swan e Renata Decnop são 8º no Norte-americano de 470


Por Antonio Alonso - Blog das Águas


O tempo está quente em Miami esta semana. Não se trata de veranico e nem de rolezinho da elite tupiniquim pelos shoppings e outlets, é a Miami Olympic Classes Regatta, que vai reunir as equipes favoritas para a Olimpíada do Rio em 2016. Alguns brasileiros célebres vão ficar de fora. Uma delas é a gaúcha Fernanda Oliveira, que acaba de ser mãe e ainda vai preparar seu retorno às raias. Enquanto isso a dupla Renata Decnop e Isabel Swan já está lá nos Estados Unidos, onde participou do Campeonato Norte-americano de 470. As niteroienses ficaram em oitavo lugar e agora partem para a competição principal, a Miami OCR (que, como nossa Semana de Ilhabela, não tem mais patrocínio Rolex).

Renata Decnop e Isabel Swan serão as únicas brasileiras na 470, já que a outra dupla da equipe permanente, Letícia Nicolino e Mareana Gouvea ainda não iniciaram o circuito internacional. A disputa na 470 feminina tem sido ferrenha nos últimos anos. Fernanda Oliveira segue um passo à frente das adversárias. Mas muita água vai rolar...

Foto: Fred Hoffmann

Por Mariana Peccicacco – Terminou nesta segunda-feira em Miami o Campeonato Norte Americano de 470. Únicas representantes femininas do Brasil, a dupla Renata Decnop e Isabel Swan foi 8ª colocada. A competição serviu como teste para o Miami Olympic Class Regatta (Miami OCR), válido como segunda etapa da Copa do Mundo de Vela, que terá início no próximo dia 26.

As oito regatas da série foram disputadas com vento fraco e muito rondado, o que dificultou a velejada das meninas de Niterói. Ainda assim elas seguem confiantes para o próximo evento

“A raia estava muito complicada, difícil de compreender, mas ainda assim foi um campeonato excelente, que serviu como treino para o Miami OCR, que é o nosso objetivo maior aqui nos Estados Unidos”, disse a timoneira Renata.

A partir do dia 23, elas contarão com a presença do técnico Rodrigo Amado, que ajudará a acertar todos os detalhes do barco e também na parte tática.

“A ideia é, com a chegada do Rodrigo, fazer treinos táticos e mexer na regulagem do barco para adaptar às condições da raia”, completa Isabel.

Esta é a segunda vez que as meninas velejam juntas em Miami e consideram esta uma das mais importantes competições do ano. “É a primeira competição internacional do ano, então é uma ótima oportunidade de avaliar o resultado da evolução do ano anterior e definir os pontos que precisamos focar daqui pra frente”, diz Renata.

“É em Miami que definimos quais as estratégias que teremos durante o ano para chegarmos o mais bem preparada possível no Mundial da classe, que este ano será disputado em Santander, na Espanha”, completa Isabel.

A Miami OCR é a segunda etapa da Copa do Mundo de Vela promovida pela Federação Internacional (ISAF). O evento reunirá as 10 classes olímpicas em uma competição com o mesmo formato do Rio 2016: dez regatas mais a regata da medalha. Na classe 470 participam do Miami OCR duplas do Brasil, Estados Unidos, Áustria, Espanha, Finlândia, França, Inglaterra, Eslováquia e Canadá.

Para acompanhar todas as novidades sobre a dupla, acesse www.timefenix.com.br ou siga a dupla no facebook.com/decnopswan470

Renata Decnop e Isabel Swan fazem parte do Time Nissan e contam com o patrocínio da Embratel e da Marinha do Brasil.