Fonte: Murillo Novaes
O brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca, único brasileiro nesta edição da Volvo Ocean Race na equipe MAPFRE falou a Murillo Novaes sobre a dificuldade da primeira etapa entre a Espanha e a África do Sul. “Estamos fazendo muitas manobras e mudanças de vela. Esses procedimentos cansam os velejadores. As condições dos últimos dias foram difíceis até para comer”, disse Bochecha.
Depois de uma semana com os sete barcos navegando muito próximos, a flotilha começou a se separar na passagem por Cabo Verde. “Em um ou dois dias vamos ver os resultados das nossa decisões. Na manhã deste domingo (19) conseguimos avançar bastante. Velejamos rápido”, disse.
No domngo o MAPFRE estava em segundo lugar e a diferença para o líder Dongfeng era de apenas 7 milhas e sobre o Team Vestas, terceiro colocado, a diferença é de 5 milhas náuticas. Na sequência da tabela aparecem: Abu Dhabi (4º), Team Brunel (5º), Team Alvimedica (6º) e Team SCA (7º).
A primeira perna da VOR deve durar mais de 23 dias e vem rumo a território nacional. Os barcos passarão próximo a Fernando de Noronha antes de rumar para a Cidade do Cabo.
Fonte: Revista Náutica Online
Terminou nesse sábado (18) a primeira etapa da temporada 2014/2015 da Copa do Mundo de Vela. Disputado em Qingdao, na China, o evento reuniu alguns dos melhores competidores do mundo e o velejador do Iate Clube de Santa Catarina, Bruno Fontes, terminou a competição na sétima colocação, após um quinto lugar na Medal Race.
“A semana em Qingdao foi bastante positiva. Lutamos por medalha até o fim e o sentimento é de ter feito uma boa competição. A flotilha tinha um alto nível técnico e foi muito bom retornar a China para competir. Essa foi a primeira vez que participei da etapa da Copa do Mundo aqui”, explica Bruno.
Após quatro dias de regatas pela fase de classificação, Bruno sempre se manteve entre os top-10, posição que lhe rendeu uma das vagas na Medal Race. A chance de brigar por uma medalha existia para o velejador, mas ele precisaria de uma combinação de resultados que acabaram não acontecendo.
“Infelizmente não deu para trazer a medalha que era o principal objetivo, mas em um todo a competição foi muito boa. Velejei bem em diferentes condições de vento e fiz mais um bom resultado nesse ciclo olímpico”, ressalta.
Bruno retorna ao Brasil já no começo da semana, mas não terá muito tempo de descanso. Já nessa quinta-feira (23) terá início o Sul-Americano de Vela, em Paracas, no Peru, e o velejador do Iate Clube de Santa Catarina chega para as disputas defendendo o título conquistado em 2013.
“Será mais um campeonato difícil e com ótimos velejadores. Estou bastante motivado para tentar mais um bom resultado”, encerra Fontes.
Classificação final:
1º Tonci Stipanovic (CRO) – 28pp
2º Pavlos Kontides (CYP) – 36pp
3º Tom Burton (AUS) – 46pp
4º Wannes Van Laer (BEL) – 53pp
5º Daniel Mihelic (CRO) – 57pp
6º Michael Bullot (NZL) – 60pp
7º Bruno Fontes (BRA) – 63pp
8º Karl-Martin Rammo (EST) – 63pp
9º Felipe Jurisic (CRO) – 66pp
10º Hermann Tomasgaard (NOR) – 70pp
A Marinha do Brasil divulgou novo aviso nesta sexta comunicando aos navegadores que auxiliem na busca ao veleiro argentino Tunante II que está à deriva há 50 dias na costa do RS.
No aviso, a Marinha pede que procurem avistar, assistir e informar, além de darem a última posição da embarcação 131931 UTC OUT: 29-23.43S 046-21-64W.
Fonte: Facebook VOR
Registrado o primeiro acidente da Volvo Ocean-Race 2014-2015 com o time Dongfeng Race bateu contra um objeto desconhecido em alto mar que provocou grande estrago quando a equipe liderava a disputa.
Foi danificado leme do veleiro e um membro da equipe precisou mergulhar para tentar recuperar o equipamento. O veleiro foi ultrapassado pelas equipes Abu Dhabi e Campos Mapfre, mas já retornou à competiição
Fonte: Revista Náutica
O iate conceito Bairim, ou Anjo da Água, foi desenhado por Timon Sager, um designer suíço que já desenhou aviões e helicópteros com design bastante inovador, tem formas únicas e um visual pra lá de futurista. O iate conceito foi projetado para navegar muito rápido mesmo em água mais agitadas.
O projeto prevê enormes janelas no costado que proporciona uma vista deslumbrante para os ocupantes da cabine. O interior tem amplos espaços, pé-direito alto e o conceito de grandes espaços abertos está presente em todo o projeto.
O cockpit é coberto por teca e o acesso para a cabine é feito por uma grande escada central. O posto de comando é central e fica no flybridge do iate.
Ainda não há previsão para a construção deste iate surpreendente.
Fonte: ZDL
Os velejadores do Audi YCSA Sailing Team, formado pela vela jovem do Yacht Club Santo Amaro (YCSA), obtiveram resultados considerados positivos na Semana de Buenos Aires, principal competição de monotipos do continente. Entre os 25 barcos da classe 420 inscritos no Yacht Club Argentino (YCA), cinco representaram o clube da Represa Guarapiranga, dono da segunda maior flotilha no Rio da Prata, atrás apenas do anfitrião YCA, com 13 embarcações.
A dupla Eric Belda e Rodrigo Dabus, obteve o melhor resultado da delegação paulistana de 420, com o quarto lugar na classe. Os dois velejadores estiveram entre os três primeiros até o último dia, que teve as regatas prejudicadas pelo vento e rondou de nordeste a noroeste, sem ultrapassar a marca dos cinco nós, menos de 10 km/h. Eric competiu em Buenos Aires pela quinta vez e conquistou sua melhor colocação.
Caçulas da equipe que competiu na Argentina com atletas entre 14 e 17 anos, Olívia Belda e Marina Arndt ficaram em 13º lugar geral, o que lhes rendeu a segunda colocação entre as tripulações femininas. Clara e Sofia Videla (YCA) foram as primeiras mulheres na classificação. Os argentinos Agustín Romero e Fermin Jacobs, também do YCA, foram os campeões da classe 420, com quatro vitórias em dez regatas.
Depois de Eric e Rodrigo, a dupla mais bem colocada do Audi YCSA Sailing Team foi Antonio Aranha e Alexander Essl, em oitavo. André Fiuza e Staphan Kunath ficaram em 11º lugar, enquanto Helena de Marchi e Elisa von Fritsch acabaram na 15ª posição. A 24ª Semana de Buenos Aires reuniu 635 barcos de 17 classes, sendo que para Laser Standart e Radial, assim como para J24, foi válida como seletiva para os Jogos Pan-americanos de 2015, em Toronto.
"Um evento de dimensão sul-americana como este, com 25 barcos na raia, oferece experiência aos brasileiros. As tripulações argentinas tradicionalmente têm um elevado nível técnico. Foi uma excelente oportunidade para o constante aprimoramento técnico de nossos velejadores", considerou o coordenador da classe 420 para o Estado de São Paulo, Erik von Fritsch.
Audi YCSA Sailing Team - Foi formado no início de 2014 com o objetivo de reforçar a missão de formar os futuros velejadores. O projeto abrange 40 atletas da Vela Jovem distribuídos entre as classes Optimist, 420, Laser, 29er e Byte. O apoio está voltado para a aquisição de barcos e velas, contratação de técnicos especialistas nas classes envolvidas e viabilização de viagens para intercâmbio e disputa das principais competições internacionais. Robert Scheidt, o maior atleta olímpico brasileiro em todos os tempos e ganhador de 14 títulos mundiais entre as classes Laser e Star, é o embaixador da marca no País.
Yacht Club Santo Amaro - Fundado em 1930, o YCSA consolidou-se ao longo de oito décadas como um celeiro de campeões da vela à margem da Represa de Guarapiranga, extremo sul de São Paulo. Conhecido também por Clube dos Alemães, devido à origem de seus fundadores, o YCSA sustenta como principal missão revelar os talentos para a vela brasileira. Campeões e medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos como Robert Scheidt, Alex Welter, Cláudio Biekarck, Reinaldo Conrad, Peter Ficker, Gunar Ficker e Marcelo Batista elevaram o Brasil em suas conquistas nas principais competições mundiais.
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