Fonte: Revista Náutica Online
Parece que o verão não quer terminar em St. Tropez. Foi uma semana muito quente e com ventos fracos para os velejadores que disputaram a regata Les Voiles de Saint-Tropez. O calor foi causado por um sistema de alta pressão que ficou sobre o Mediterrâneo durante toda a semana. Neste domingo os barcos foram para a água disputar a final da regata e novamente nenhuma nuvem pode ser vista perto de La Citadelle, uma fortaleza do século 16, de onde pode se ver o antigo porto de St. Tropez.
Fonte: Excom Comunicação
O time francês Groupe Edmond de Rothschild comemorou a vitória suada ontem, em casa, na sétima etapa do Extreme Sailing Series, em Nice. Foi final um incrível, que teve poucos ventos, mas muita emoção. Os milhares de espectadores que estavam presentes no Promenade des Anglais, os convidados VIPS e a mídia ficaram todos eletrizados com a tensão final.
Fonte: Revista Náutica Online
O novo design dos barcos da America`s Cup tem feito as bases das equipes ficarem parecidas com laboratórios da Nasa, é o caso da equipe Artemis Racing, que montou sua base no Real Club Nautico de Valencia. Com orçamento alto, cerca de 80 milhões de euros, investidos pelo dono da equipe Torbjorn Tornqvist, a equipe vem adaptando o trimarã Orma 60 (ex Gitana), nos últimos quatro meses. A equipe sueca é composta por mais de 80 pessoas que procuram tirar o máximo de desempenho dos veleiros desenhados por Juan K., o designer de barcos mais requisitado do momento.
A nova edição da America`s Cup acontece nas águas de São Francisco, nos Estados Unidos, e tem desafiado cada equipe a construir o melhor barco, pois qualquer detalhe pode ser o diferencial para a conquista do troféu. O objetivo da equipe da Artemis Racing é colocar o trimarã todos os dias no mar e após os testes iniciais do casco o barco irá receber a vela-asa, para que o veleiro se torne finalmente o multicasco AC72 que disputa a America`s Cup. O trimarã é uma adaptação de um multicasco de 60 pés, que acabou virando o "gigante" de 72 pés.
Fonte: SPH
A Marinha do Brasil liberou a hidrovia para o trajeto Porto Alegre/Guaíba. O comunicado extra-oficial foi feito na manhã desta sexta-feira, 30 de setembro, ao superintendente Vanderlan Vasconselos. Com a liberação da hidrovia a Catsul, empresa que tem a concessão para explorar a travesia, está autorizada a dar início à prestação do serviço.
Fonte: Sobre as águas
A Volvo Ocean Race é a regata de volta ao mundo mais famosa do planeta, e há várias edições seu joguinho online é também o jogo de vela mais popular do mundo. Durante os nove meses da regata, velejadores virtuais podem competir contra os barcos reais via internet, fazendo trocas de vela, analisando a melhor estratégia e buscando surfar nas condições mais extremas de vento. A novidade neste ano é que o vencedor vai levar para casa um carro Volvo XC60, que aqui no Brasil chega a custar R$ 200 mil.
Fonte: ZDL
O circo da Volvo Ocean Race está quase todo preparado para a edição 2011/2012 da maior regata de volta ao mundo. Nesta semana chegaram à Alicante mais três barcos para os ajustes finais visando a largada: Groupama Sailing (França), Camper with Emirates Team New Zealand (Nova Zelândia) e Sanya (China). A 11ª edição da VOR está marcada para o dia 29 de outubro e termina em 7 de julho de 2012, na cidade irlandesa de Galway.
"Chegar em Alicante significa que entramos na fase final antes do início da Volvo Ocean Race. O campeonato já vai começar e nosso barco está rápido e pronto para o desafio", revelou Mike Sanderson, líder do Sanya após a viagem de Inglaterra à Espanha.
Os donos da casa, o Team Telefónica (Espanha), foram os primeiros a atracar no porto. Faltam mais dois veleiros - Abu Dhabi Ocean Racing (Emirados Árabes) e PUMA Ocean Racing (EUA) - para completar a flotilha que enfrentará 72 mil quilômetros (39 mil milhas náuticas) em oito meses.
Confiante, o comandante do Camper with Emirates Team New Zealand disse que a equipe está preparada para o evento. "Agora é com a nossa tripulação. O barco está 99% pronto. Esse tempo em Alicante vai nos ajudar a entender um pouco mais sobre o veleiro", contou Chris Nicholson.
Já o skipper do Groupama Sailing revelou que o segredo para enfrentar a desgastante Volvo Ocean Race é a interação entre os tripulantes. "É importante fazer com que todos trabalhem em conjunto e essa parte é uma das melhores do Groupama. Nossa equipe é muito unida. O importante é dar muitas risadas durante nove meses", revelou o irlandês, que comanda o time francês.
As equipes sairão de Alicante (Espanha) e passarão por Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí (Brasil), Miami (EUA), Lisboa (Portugal) e Lorient (França).
A parada brasileira -Itajaí, no litoral de Santa Catarina, foi escolhida para ser a Stopover da Volvo Ocean Race. A parada, prevista para abril de 2012, será a mais estratégica, já que os seis barcos percorrerão a maior distância da competição (6.705 milhas náuticas/12.424 quilômetros) da Nova Zelândia ao Brasil.
A vila da regata deverá ser aberta no dia 5 de abril, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata In-Port, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22.
Mais informações: www.volvooceanraceitajai.com
Fonte: Excom Comunicação
Ventos brandos dominaram a corrida de abertura da sétima etapa do Extreme Sailing Series, em Nice. O belo resort, no coração da Riviera Francesa, proporcionou sol forte e águas deslumbrantes para as 11 equipes que começaram a batalha. O time Red Bull Extreme Sailing, de Roman Hagara, dominou o dia, mas a maior surpresa veio do herói local, Jean-Pierre Dick. Antes da corrida começar, Dick, que está a frente do Team Extreme Nice Côte d’Azur disse: “Não treinamos muito e, honestamente, vamos fazer o nosso melhor, mas somos realistas sobre o que podemos conseguir. Eu tenho um pouco de conhecimento da corrida, mas sou um velejador de oceano. Meu estádio é muito maior do que esse”. A humildade dele era esperada, mas não o bom desempenho de sua equipe na água.
As quatro corridas aconteceram em águas abertas na Bay of Angels, mas foi perto o bastante dos banhistas que puderam ter uma ideia do que os barcos do Extreme Sailing Series fizeram na etapa de estreia na França. A sétima etapa será aberta ao público de sexta-feira a domingo.