Franceses vencem em casa na sétima etapa do Extreme Sailing Series
Fonte: Excom Comunicação
O time francês Groupe Edmond de Rothschild comemorou a vitória suada ontem, em casa, na sétima etapa do Extreme Sailing Series, em Nice. Foi final um incrível, que teve poucos ventos, mas muita emoção. Os milhares de espectadores que estavam presentes no Promenade des Anglais, os convidados VIPS e a mídia ficaram todos eletrizados com a tensão final.
Chegando à corrida final de dobro de pontos, o Groupe Edmond de Rothschild estava em uma posição perigosa, com os suecos do Artemis Racing na cola, apenas três pontos atrás. Isso significava que se o Artemis Racing terminasse a frente do time francês, o time de Pierre Penec não poderia fechar a prova menos que uma posição atrás para garantir a vitória. Terry Hutchinson, que esta a bordo da Artemins Racing teve que recomeçar a prova por uma falha na largada inicial, porém, eles se recuperaram rápido e foram à frente do time de Pennc, deixando os franceses uma posição atrás. No fim, foi a equipe do Ben Ainslie do Oman Air que cruzou a linha de chegada ao final da corrida, mas o Groupe Edmond de Rothschild manteve a calma e terminou a corrida justamente uma posição atrás da Artemins Racing. Foi a segunda vitória da equipe na competição deste ano, o que garantiu a primeira colocação na classificação geral. Antes, eles haviam vencido a etapa inaugural em Muscat, Omã.
“Sinto-me muito feliz, especialmente depois do que alcançamos na etapa de Cowes. Melhoramos nossa comunicação e o jeito em que trabalhamos como time. Vencer com sorte é bom, mas vencer sabendo que o nível de nossa equipe subiu é muito melhor. Não sinto pressão por liderar a competição. Parei de me cobrar depois de Boston e Cowes. Tentei navegar o melhor que posso em cada etapa e não cometer erros e, acima de tudo, pensar em cada corrida e não no resultado da classificação geral. Nunca disse para mim mesmo que estávamos vencendo em Nice”, disse Pierre Pennec.
Foi difícil para o Artemis Racing engolir esse resultado, ainda mais por um ponto de diferença. Não é a primeira vez que o time de Hutchinson passa por essa situação. Em Boston, o cenário foi parecido quando disputaram pontos com o Emirates Team New Zealand.
O time suiíço Alinghi completou o pódio. ”De modo geral, a terceira posição é um bom resultado, mas estamos um pouco chateados. Estávamos melhor ontem e acho que tínhamos potencial para ir bem hoje também. Perdemos ritmo se compararmos com os primeiros colocados”, revelou Tanguy Cariou.
Para o tricampeão olímpico Ben Ainslie, da Oman Air, que venceu a corrida final, o evento foi frustrante, ainda que tenham saído da oitava para a quinta colocação no ranking final. Chateado por não estar no pódio, como na sexta etapa em Trapani, Ainslie vai comandar a equipe até a penúltima etapa, em Amería.
Para Jean-Pierre Dick, que competiu pela primeira vez no Extreme Sailing Series sob o comando do Team Extreme Cote d’Azur, a experiência foi ótima, ainda que o estádio seja bem menor que os locais em que compete. “Nos divertimos muito. Foi ótimo estar aqui, minha cidade natal, rodeado por todos esses capitães”, disse Dick.
Com sete das nove etapa concluídas, os competidores agora focam suas forças para a penúltima etapa, em Almería, Espanha (12 a 16 de Outubro) e para a última, em Singapura (7 a 11 de Dezembro).
Extreme Sailing Series Sétima etapa, Nice, França. Classificação apósr 29 corridas
Posição / Equipe / Pontos
1- Groupe Edmond de Rothschild (FRA), Pierre Pennec / Christophe Espagnon / Thierry Fouchier / Hervé Cunningham 229 pontos
2- Artemis Racing (SWE), Terry Hutchinson / Sean Clarkson / Morgan Trubovich / Julien Cressant, 228 pontos
3- Alinghi (SUI), Tanguy Cariou / Yann Guichard / Nils Frei / Yves Detrey 215.5 pontos
4- Luna Rossa (ITA), Max Sirena / Paul Campbell-James / Alister Richardson / Manuel Modena 209 pontos
5- Oman Air (OMA), Ben Ainslie / Kinley Fowler / David Carr / Nasser Al Mashari 185 pontos
6- Red Bull Extreme Sailing (AUT), Roman Hagara / Hans Peter Steinacher / Will Howden / Craig Monk 179.5 pontos
7- Emirates Team New Zealand (NZL), Dean Barker / Adam Beashel / Jeremy Lomas / Chris McAsey 163 pontos
8- Team GAC Pindar (GBR), Ian Williams / Mischa Heemrskerk / Andrew Walsh / Brian MacInnes 160 pontos
9- The Wave, Muscat (OMA), Leigh McMillan / Kyle Langford / Nick Hutton / Khamis Al Anbouri 156 pontos
10- Team Extreme Nice Côte d’Azur (FRA), Jean-Pierre Dick / Jérémie Beyou / Billy Besson / Arnaud Jarlegant 119 pontos
11- Niceforyou (ITA), Alberto Barovier / Stefano Rizzi / Daniele De Luca / Simone de Mari 118 pontos
Extreme Sailing Series 2011 Classificação geral após 7 etapas
Posição / Equipe / Pontos
1- Groupe Edmond de Rothschild 61 pontos
2- Luna Rossa 59 pontos
3- Emirates Team New Zealand 54 pontos
4- The Wave, Muscat 52 pontos
5- Red Bull Extreme Sailing 49 pontos
6- Artemis Racing 48 pontos
7- Alinghi 48 pontos
8- Oman Air 38 pontos
9- Team GAC Pindar 21 pontos
10- Niceforyou 16 pontos
11- Team Extreme 15 pontos