Red Bull Extreme Sailling vence corrida de abertura na etapa francesa
Fonte: Excom Comunicação
Ventos brandos dominaram a corrida de abertura da sétima etapa do Extreme Sailing Series, em Nice. O belo resort, no coração da Riviera Francesa, proporcionou sol forte e águas deslumbrantes para as 11 equipes que começaram a batalha. O time Red Bull Extreme Sailing, de Roman Hagara, dominou o dia, mas a maior surpresa veio do herói local, Jean-Pierre Dick. Antes da corrida começar, Dick, que está a frente do Team Extreme Nice Côte d’Azur disse: “Não treinamos muito e, honestamente, vamos fazer o nosso melhor, mas somos realistas sobre o que podemos conseguir. Eu tenho um pouco de conhecimento da corrida, mas sou um velejador de oceano. Meu estádio é muito maior do que esse”. A humildade dele era esperada, mas não o bom desempenho de sua equipe na água.
As quatro corridas aconteceram em águas abertas na Bay of Angels, mas foi perto o bastante dos banhistas que puderam ter uma ideia do que os barcos do Extreme Sailing Series fizeram na etapa de estreia na França. A sétima etapa será aberta ao público de sexta-feira a domingo.
Jean-Pierre Dick e a tripulação composta por Jérémie Beyou, Billy Besson e Arnaud Jarlegant descobriram a tática correta e pegaram velocidade no barco quando precisaram, de modo que conseguiram um 2º, um 3º e um 4º lugar, terminando o dia na terceira colocação final. “Meu primeiro dia foi ótimo e com bons resultados. Nos divertimos muito e não esperávamos ir tão bem como fomos. É ótimo estar em Nice, minha cidade natal, rodeada por todos esses capitães. Mal posso esperar pelas competições no estádio em frente ao público”, disse Dick.
A equipe francesa Edmond de Rothschild, liderada por Pierre Pennec, navegou de forma consistente e ficou duas vezes na 3ª posição e uma em 4º, sendo o pior resultado um 7º lugar, o que garantiu o 2º lugar na classificação geral, com os rivais franceses do Team Extreme Nice Cote Azur em seguida.
Mas, sem dúvida, o dia foi da Red Bull Extreme Sailing. O capitão Hagara e sua tripulação venceram três das quatro corridas- claramente em forma e com condições de se manter no topo da tabela no segundo dia. “Foi um dia duro. Quase não tivemos vento e correr nessas condições é difícil. Apesar disso, tivemos ótimas largadas. Quando estivemos na frente da frota foi fácil para nos mantermos. Gosto dessas condições de vento”, orgulha-se Hagara.
Não foi um dia muito bom para Dean Barker, que voltou à equipe Emirates Team New Zealand, e alcançou o 9º lugar, deixando o topo do ranking. O The Wave, Muscat, vitorioso em Cowes e Trapani, também lutou contra os poucos ventos e terminou na 10ª posição. McMillan foi direto sobre as condições de vento e suas chances: “Será um evento muito difícil especialmente porque, com poucos ventos, a corrida se torna uma loteria. Vamos fazer nosso melhor, mas certamente haverá outros times na disputa”.
Extreme Sailing Series Sétima Etapa, Nice, França Classificação após 4 corridas (28.9.11)
Posição / Equipe / Pontos
1- Red Bull Extreme Sailing (AUT), Roman Hagara / Hans Peter Steinacher / Will Howden / Craig Monk 35 pontos
2- Groupe Edmond de Rothschild (FRA), Pierre Pennec / Christophe Espagnon / Thierry Fouchier / Hervé Cunningham 31 pontos
3- Team Extreme Nice Côte d’Azur (FRA), Jean-Pierre Dick / Jérémie Beyou / Billy Besson / Arnaud Jarlegant 31 pontos
4- Artemis Racing (SWE), Terry Hutchinson / Sean Clarkson / Morgan Trubovich / Julien Cressant, 29 pontos
5- Alinghi (SUI), Tanguy Cariou / Yann Guichard / Nils Frei / Yves Detrey 24 pontos
6- Niceforyou (ITA), Alberto Barovier / Stefano Rizzi / Daniele De Luca / Simone de Mari 24 pontos
7- Oman Air (OMA), Ben Ainslie / Kinley Fowler / David Carr / Nasser Al Mashari 22 pontos
8- Luna Rossa (ITA), Max Sirena / Paul Campbell-James / Alister Richardson / Manuel Modena 22 pontos
9- Team GAC Pindar (GBR), Ian Williams / Mischa Heemrskerk / Andrew Walsh / Brian MacInnes 21 pontos
10- The Wave, Muscat (OMA), Leigh McMillan / Kyle Langford / Nick Hutton / Khamis Al Anbouri 17 pontos
11- Emirates Team New Zealand (NZL), Dean Barker / Adam Beashel / Jeremy Lomas / Chris McAsey 8 pontos