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Dia da água: conheça o ciclo da água em em vídeo da Nasa

Hoje é comemorado o Dia da Água.  Além de garantir nosso lazer e esporte a água é quem permite a vida no planeta Terra. 

Dois terços do planeta Terra é formado por ela, mas apenas cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, a data foi criada pela Organização das Nações Unidas no dia 22 de março de 1992. 

Conheça o ciclo da água (em inglês):

 

 

Como fazer a sua parte na preservação da água: não jogar lixo nos rios e lagos, economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc), reutilizar a água, respeitar as regiões de mananciais e divulgar práticas ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

 

Capitania do Portos anuncia novos horários para exame de arrais amador

Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre anuncia que a partir de 24 de março de 2014, o Exame de Habilitação de Amador passa a ser realizado às quartas-feira, no horário de 13horas e 45 minutosO portão será aberto às 13h35 e será fechado impreterivelmente às 13h50, com tolerãncia de até 5 minutos para atrasos. Não é permitido a entrada para fazer a prova e posteriormente para retirada da carteira de Amador de: bermuda, camiseta sem manga, chinelo e sandalia, boné, blusa decota, roupa transparente, saia acima de um palmo do joelho.

Somente poderão fazer a prova os candidatos portadores do protocolo de inscrição e documento oficial de identificação. A entrada de documentos e o agendamento para o Exame (prova) deverá ser feito em até 10 dias antes da data marcada para o Exame. 

1º Requerimento;
2º Atestado de Embarque para Arrais Amador (se for o caso);                                                       
3º Declaração de Frequência para Motonautas (se for o caso);
4º Cópia autenticada da identidade;
5º Cópia Autenticada do Comprovante de endereço;
6º Atestado Médico;
7º GRU com o recibo de pagamento e
8º Procuração (se for o caso).

Obs: Caso haja algum documento em desacordo com as NORMAS não será aceito o processo do candidato e, em não havendo tempo hábil para inscrição este será deverá agendar para Exames futuros. Erros correntes em documentos: Comprovante de endereço emitido a mais de 90 dias, cópia ilegível da identidade, atestado médico com o nome e CRM do médico ilegível, Anexo 5-F e 5-E faltando assinatura do instrutor e falta de assinatura no requerimento.

Trofeo Princesa Sofia tem número recorde de inscrições

Fonte: Revista Náutica Online

O Trofeo Princesa Sofia 2014, evento tradicional da Isaf (Federação Internacional de Vela), deve ser um dos mais importantes de sua história. A competição em Palma de Maiorca chega à sua 45ª edição e já tem confirmados 623 barcos inscritos, que representam 882 velejadores de 55 nações. As regatas serão disputadas de 29 março a 5 abril.

O número é surpreendente ainda mais, quando o principal patrocinador (Mapfre) cancelou o aporte apenas algumas semanas atrás. “Estamos muito satisfeitos com o número e a qualidade das inscrições recebidas este ano no Trofeo Princesa Sofia”, explica Ferran Muniesa, manager do evento. “Temos passado por semanas muito difíceis após a perda de nosso principal patrocinador”.

Destaque para a participação em massa nas classes Laser, Finn e Nacra 17. Com 70 barcos inscritos , a frota Nacra 17 , a nova classe multicasco misto olímpica, está entre os mais concorridos. O campeonato vale pontos para a Copa do Mundo de Vela Isaf.

 A classe 2.4mR Paraolímpico também competirá em Maiorca com um novo espaço no Real Club Náutico de Palma.

Foto: Jesus Renedo/SofíaMapfre

Velejadores do Yacht Club de Santo Amaro buscam vaga para o Mundial da Juventude

Fonte: YCSA

A promissora equipe de vela do Yacht Club de Santo Amaro (YCSA) leva para o sul do País a esperança da classificação para um campeonato internacional, a exemplo de Robert Scheidt e Alex Welter, ilustres associados que se formaram no clube da Represa de Guarapiranga para se tornarem campeões olímpicos e mundiais. O YCSA terá 15 velejadores na raia da Praia de Jurerê, sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC), também conhecido como Veleiros da Ilha, para a disputa da Copa da Juventude, com velejadores de até 19 anos.

martin lowy

O YCSA terá representantes nas classes 420 (masculina e feminina), Laser Radial e 29er, sendo que apenas o campeão de cada classe garante a vaga para o Mundial da Juventude, em julho, na cidade de Tavira, Portugal. Os representantes do clube paulista integram o Audi YCSA Sailing Team, formado nesta temporada para oferecer o suporte necessário às classes consideradas ‘de base’ para a vela olímpica. A competição organizada pelo ICSC incluirá também a classe RS:X, modelo de prancha a vela, e deverá reunir cerca de 40 embarcações de quinta (20) a sábado (22). Para esta quarta está prevista uma regata, como evento-teste.

O responsável técnico da delegação do YCSA em Florianópolis é o vice-campeão Pan-Americano de Hobie Cat, Bernardo Arndt, o Baby, prata nos Jogos de Guadalajara, em 2011, com Bruno de Oliveira. "As chances de classificação para os nossos velejadores são reais em todas as classes. Mesmo as meninas da 420, apesar de iniciantes , demonstram que estão adquirindo potencial para competir em alto nível". A 420 é a única classe com participação feminina do YCSA.

Giuliana Tozzi formará dupla com Marina Arndt, acostumada a competir com o pai e também treinador, Baby, enquanto Helena de Marchi estará ao lado de Elisa von Fritsch, atual campeã brasileira júnior de 420. Ambas vêm treinando com Claudio Biekarck, maior medalhista da vela brasileira em Jogos Pan-Americanos. "Giuliana e Marina têm treinado comigo em Ilhabela e a evolução é nítida. São muito leves e vão andar bem principalmente no vento fraco", prevê Baby.

A classe 420 contará ainda com outros sete velejadores do YCSA, candidatos a conquistar a vaga para competir em Portugal. Eric Belda e Rodrigo Dabus são campeões brasileiros da categoria júnior, Gabriel Elstrodt e Alexander Essle venceram o Orange Bowl na 420 Club em 2013. Gabriel também foi campeão brasileiro de Optimist em 2012. Thiago Brito (Veleiros do Sul), atual campeão mundial júnior, terá como proeiro Philipp Essle (YCSA). "As três duplas são muito fortes, mas não podemos esquecer o Leonardo Lombardi, do Rio de Janeiro", analisa Baby. Luis Dotta e Marcelo Peek, também do YCSA, buscam experiência na raia de Jurerê.

O Audi YCSA Sailing Team terá outros velejadores entre os favoritos na Copa da Juventude, como Martin Lowy na Laser Radial e a dupla Antonio Aranha e Stephan Kunath na classe 29er. Martin traz no currículo os títulos brasileiros de Opitimist, Laser 4.7 e Laser Radial Sub 19, além de um ouro e um bronze em Mundiais da Juventude na classe SL16 (catamarã). Antonio e Stephan são os atuais campeões sul-americanos júnior de 29er. Nicolas Garcia também confirmou presença na Laser Radial.

Yacht Club de Santo Amaro - Fundado em 1930, o YCSA consolidou-se ao longo de oito décadas como um celeiro de campeões da vela à margem da Represa de Guarapiranga, extremo sul de São Paulo. Conhecido também por Clube dos Alemães, devido à origem de seus fundadores, o YCSA sustenta como principal missão revelar os talentos para a vela brasileira. Campeões e medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos como Robert Scheidt, Alex Welter, Cláudio Biekarck, Reinaldo Conrad, Peter Ficker, Gunar Ficker e Marcelo Batista elevaram o Brasil em suas conquistas nas principais competições mundiais.

Mais informações no site

Fanpage no Facebook: www.facebook.com/yachtclubsantoamaro 

Navio militar da 2ª Guerra Mundial vira floresta flutuante

Fonte: Eco Viagem

Abandonado desde o final da 2ª Guerra Mundial, o navio militar norte-americano se transformou num manguezal flutuante. Apelidado de "Floating Forest" (floresta flutuante), o SS Ayrfield foi construído em 1911 e utilizado por mais de 30 anos para o transporte de alimentos das tropas americanas na região do Pacífico.

Após o término da Guerra em 1945, a embarcação foi desmontada e o que sobrou ficou abandonado na baía de Homebush, em Sydney (Austrália). Com o tempo, o navio de 1,14 mil toneladas foi sendo tomado pela vegetação até se transformar numa verdadeira floresta.

A região é conhecida como um cemitério de navios da 2ª Guerra e possui outras embarcações abandonadas, como o SS "Mortlake Bank". Construído em 1934, a embarcação é bem semelhante ao "SS Ayrfield", mas é menos fotografada e visitada pelo acesso difícil.