Amyr Klink lança livro sobre a Antártica em sessão de autógrafos no Gasômetro
Marina Klink e Jefferson Simões também participam do evento às 18h30
Fonte: zerohora.com
O seminário Antártica, 2048 - Mudanças Climáticas e Equilíbrio Global, realizado na capital gaúcha no final de 2013, originou uma publicação que leva o mesmo nome. Trata-se de um inédito painel das questões da Antártica e como elas se entrelaçam com o equilíbrio do planeta, por meio da reprodução de palestras de especialistas que participaram do encontro. O lançamento, com sessão de autógrafos, acontece nesta terça-feira, às 18h30, na Usina do Gasômetro, e é aberto ao público.
Em entrevista ao Planeta Ciência, Amyr Klink fala sobre o mar, Porto Alegre e arquitetura
As cerca de 120 imagens são de fontes diversificadas, com destaque para um ensaio fotográfico de autoria de Marina Bandeira Klink, fotógrafa de natureza e esposa de Amyr Klink, com quem foi inúmeras vezes para a Antártica.
- Este livro tem a grande qualidade de oferecer uma visão abrangente do continente antártico, reunindo temas que são usualmente tratados de forma dispersa. Ao reunir estas questões, ele apresenta uma Antártica poucas vezes vista em sua totalidade e riqueza - afirma Alfredo Nastari, editor e realizador do projeto.
No livro, são abordados temas como ordenamento jurídico do continente; a política e pesquisa científica brasileira; as mudanças climáticas e seus impactos no continente e na meteorologia do hemisfério sul (e em particular no Rio Grande do Sul); a biota austral; a presença humana e o turismo. A publicação, por não ser acadêmica, mas de divulgação científica, oferece linguagem acessível ao público em geral.
Assinam os textos um time de especialistas multidisciplinares, a maioria deles oriundos da UFRGS e FURG: Amyr Klink, Carlos Rafael Borges Mendes, Cristina Engel de Alvarez, Francisco Aquino, Janice Trotte Duhá, Jefferson Cardia Simnões, Leandro Bugoni, Leo Evandro de Figueiredo, Monica Muelbert, Rosane Gonçalves Ito e Suzana Machado D'Oliveira.