Velejadores do Yacht Club de Santo Amaro buscam vaga para o Mundial da Juventude

Fonte: YCSA

A promissora equipe de vela do Yacht Club de Santo Amaro (YCSA) leva para o sul do País a esperança da classificação para um campeonato internacional, a exemplo de Robert Scheidt e Alex Welter, ilustres associados que se formaram no clube da Represa de Guarapiranga para se tornarem campeões olímpicos e mundiais. O YCSA terá 15 velejadores na raia da Praia de Jurerê, sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC), também conhecido como Veleiros da Ilha, para a disputa da Copa da Juventude, com velejadores de até 19 anos.

martin lowy

O YCSA terá representantes nas classes 420 (masculina e feminina), Laser Radial e 29er, sendo que apenas o campeão de cada classe garante a vaga para o Mundial da Juventude, em julho, na cidade de Tavira, Portugal. Os representantes do clube paulista integram o Audi YCSA Sailing Team, formado nesta temporada para oferecer o suporte necessário às classes consideradas ‘de base’ para a vela olímpica. A competição organizada pelo ICSC incluirá também a classe RS:X, modelo de prancha a vela, e deverá reunir cerca de 40 embarcações de quinta (20) a sábado (22). Para esta quarta está prevista uma regata, como evento-teste.

O responsável técnico da delegação do YCSA em Florianópolis é o vice-campeão Pan-Americano de Hobie Cat, Bernardo Arndt, o Baby, prata nos Jogos de Guadalajara, em 2011, com Bruno de Oliveira. "As chances de classificação para os nossos velejadores são reais em todas as classes. Mesmo as meninas da 420, apesar de iniciantes , demonstram que estão adquirindo potencial para competir em alto nível". A 420 é a única classe com participação feminina do YCSA.

Giuliana Tozzi formará dupla com Marina Arndt, acostumada a competir com o pai e também treinador, Baby, enquanto Helena de Marchi estará ao lado de Elisa von Fritsch, atual campeã brasileira júnior de 420. Ambas vêm treinando com Claudio Biekarck, maior medalhista da vela brasileira em Jogos Pan-Americanos. "Giuliana e Marina têm treinado comigo em Ilhabela e a evolução é nítida. São muito leves e vão andar bem principalmente no vento fraco", prevê Baby.

A classe 420 contará ainda com outros sete velejadores do YCSA, candidatos a conquistar a vaga para competir em Portugal. Eric Belda e Rodrigo Dabus são campeões brasileiros da categoria júnior, Gabriel Elstrodt e Alexander Essle venceram o Orange Bowl na 420 Club em 2013. Gabriel também foi campeão brasileiro de Optimist em 2012. Thiago Brito (Veleiros do Sul), atual campeão mundial júnior, terá como proeiro Philipp Essle (YCSA). "As três duplas são muito fortes, mas não podemos esquecer o Leonardo Lombardi, do Rio de Janeiro", analisa Baby. Luis Dotta e Marcelo Peek, também do YCSA, buscam experiência na raia de Jurerê.

O Audi YCSA Sailing Team terá outros velejadores entre os favoritos na Copa da Juventude, como Martin Lowy na Laser Radial e a dupla Antonio Aranha e Stephan Kunath na classe 29er. Martin traz no currículo os títulos brasileiros de Opitimist, Laser 4.7 e Laser Radial Sub 19, além de um ouro e um bronze em Mundiais da Juventude na classe SL16 (catamarã). Antonio e Stephan são os atuais campeões sul-americanos júnior de 29er. Nicolas Garcia também confirmou presença na Laser Radial.

Yacht Club de Santo Amaro - Fundado em 1930, o YCSA consolidou-se ao longo de oito décadas como um celeiro de campeões da vela à margem da Represa de Guarapiranga, extremo sul de São Paulo. Conhecido também por Clube dos Alemães, devido à origem de seus fundadores, o YCSA sustenta como principal missão revelar os talentos para a vela brasileira. Campeões e medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos como Robert Scheidt, Alex Welter, Cláudio Biekarck, Reinaldo Conrad, Peter Ficker, Gunar Ficker e Marcelo Batista elevaram o Brasil em suas conquistas nas principais competições mundiais.

Mais informações no site

Fanpage no Facebook: www.facebook.com/yachtclubsantoamaro