Fonte: ZDL
Um dos maiores nomes da vela nacional mostrou em Ihabela que é multidisciplinar. Com dois ouros pan-americanos e três títulos mundiais na classe J/24, além de grande experiência em campeonatos de Match Race, Maurício Santa Cruz é peça chave na equipe de HPE do Relaxa Next, segunda colocada no Warm Up, competição válida pela segunda etapa da Copa Suzuki Jimny. O talento de Santinha foi comprovado em sua estreia: nas cinco primeiras regatas, atuando como tático, levou sua equipe a resultados consistentes, mostrando que pode brilhar na categoria, uma das mais populares one-design da vela nacional País.
Fonte: Murillo Novaes
Faltando pouco mais de 300 milhas para a chegada dos barcos da Volvo Ocean Race em Lisboa, todos os barcos ainda têm chances reais de vencer a regata. A flotilha está separada por apenas 49 milhas.
A troca de posições nesta etapa foi intensa e com a previsão de vento fraco daqui para frente, isto poderá voltar a acontecer. Na manhã desta quarta-feira os líderes Abu Dhabi e Groupama eram os mais lentos, velejando na casados 15 nós.
O Sanya, último colocado, era um dos mais rápidos, fazendo 17 nós de velocidade. A previsão é que os barcos cruzem a linha de chegada na quinta-feira à noite.
Fonte: ZDL
A Rolex Ilhabela Sailing Week, considerada a maior regata oceânica da América Latina, chega à sua 39ª edição e contará com 1.400 atletas divididos em 150 barcos nas classes S-40, ORC, HPE 25, C30 e BRA-RGS. As inscrições começaram no dia 1º de maio. As provas contarão com veleiros dos principais estados do País com tradição náutica, como Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A flotilha nacional medirá forças com os estrangeiros, que lotam as águas do litoral norte paulista no inverno. Equipes de Minas Gerais e Brasília já sinalizaram a intenção de alugar barcos para correr a competição em julho.
Fonte: Revista Náutica Online
Já estão abertas as inscrições para a décima edição do Encontro Nacional da Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro (ABVC), que acontece entre os dias 7 e 10 de junho, na Marina Porto Bracuhy, em Angra dos Reis, litoral sul do Rio de Janeiro. Além de uma extensa programação de workshops e palestras e do tradicional churrasco, uma clinica de vela para crianças será oferecida durante o evento.
Fonte: Blog Sobre as águas
Esse espanhol que fala no vídeo é o galego Chunny Bermudez, esteve a bordo do Brasil 1 em 2005/2006, quando Torben Grael capitaneou o barco brasileiro na Volvo Ocean Race. Agora a bordo do Camper, Chunny mostrou mais uma vez seu valor, ao conseguir ver e desviar de uma enorme baleia no meio da etapa entre Miami e Lisboa. Colisões com baleias são relativamente comuns nas regatas oceânicas e normalmente acabam mal para os dois lados. Além de ferir (e às vezes matar) a baleia, o barco normalmente também sai destruído. Tripulantes a bordo podem se ferir (é uma causa comum de fratuas, especialente nas costelas), a quilha, o leme ou o mastro podem quebrar nessas colisões.
Fonte: Murillo Novaes
AIsaf divulgou nesta segunda-feira o edital para a compra do skiff feminino 49er FX e do multicasco misto Nacra 17. Os interessados em fazer campanha olímpica deverão seguir o seguinte procedimento:
- Solicitação Formal: O atleta deverá enviar uma carta assinada para a CBVM solicitando que a mesma requisite um equipamento junto a ISAF. Em anexo à carta, deverá ser anexado um breve currículo de conquistas e experiências em classes de multicasco e/ou skiff. A carta deverá ser enviada através de e-mail para o endereço jonatas.goncalves@cbvm.org.br até o dia 11 de junho de 2012.
- Informe a ISAF: No dia 12 de Junho de 2012, a CBVM informará à ISAF a quantidade de equipamentos que tem interesse em adquirir; da própria CBVM e dos atletas interessados.
- Resposta da ISAF: Havendo a confirmação da ISAF acerca de quantos equipamentos serão liberados para o Brasil, a CBVM irá definir através de critérios técnicos, análise do currículo esportivo, como será alocada a ordem da distribuição dos equipamentos.
- Confirmação de Compra: Após deliberação da CBVM acerca dos atletas contemplados, os mesmos deverão estar preparados para arcar com os pagamentos pertinentes conforme determinado no documento encaminhado pela ISAF – http://www.sailing.org/38545.php.
Fonte: Blog sobre as águas
Quando o barco espanhol Telefónica, líder da Regata Volta ao Mundo, começou a quebrar em pleno Oceano Pacífico há dois meses, o diretor técnico do projeto espanhol, Horácio Carabelli, teve de desenhar rapidamente um plano de socorro. Carabelli, que nasceu no Uruguai e mora em Florianópolis há mais de 20 anos, sabia que o barco tinha uma delaminação séria na proa, numa área de mais de três metros de comprimento. Uma parada emergencial e um reparo urgente seriam necessários. Havia tempo para acionar outras empresas pelo mundo, mas Carabelli buscou consultoria de uma empresa brasileira, a Barracuda Advanced Technologies.
Fonte: ZDL
O medalhista olímpico Lars Grael concorre, nesta quinta-feira (dia 31), ao cargo de presidente da Associação Brasileira de Vela Oceânica (ABVO). A chapa conta com nomes importantes do esporte brasileiro, como Torben Grael, Eduardo Penido, Horácio Carabelli e Nelson Ilha. Sócio da ABVO e um dos principais organizadores de eventos da modalidade no País, José Manuel Nolasco manifestou publicamente seu apoio às propostas do grupo. "Não posso deixar de me solidarizar e apoiar plenamente todas as intenções da plataforma de Lars Grael para a ABVO, com as quais plenamente concordamos e apoiamos. Será a modernização e valorização da vela oceânica".
Fonte: Murillo Novaes
O Abu Dhabi continua na liderança da flotilha da Volvo Ocean Race durante a travessia do Atlântico. Na manhã desta segunda-feira o time comandado por Ian Walker estava a 63 milhas do segundo colocado, o Puma. O barco americano está posicionado mais a norte da flotilha, velejando a 21.7 nós.
“Até agora fizemos uma boa velejada e todos a bordo estão determinados a defender a nossa liderança pelo máximo de tempo possível. Enquanto a flotilha segue para o leste com boa velocidade, sabemos que podemos perder parte da nossa liderança. Estou me preparando mentalmente para o fato de que os barcos que estão atrás de nós têm mais vento por causa de uma frente fria que está vindo por trás da flotilha”, disse Walker.
Fonte: Marinha do Brasil
A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) intensificou a inspeção de embarcações no litoral gaúcho. A fiscalização tem o propósito de desencorajar irregularidades que atentem contra a Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA) e consiste, sobretudo, na análise da documentação dos condutores e de embarcações, de equipamentos obrigatórios (inclusive de salvamento) e condução da embarcação.