Santinha faz estreia na Copa Suzuki Jimny
Fonte: ZDL
Um dos maiores nomes da vela nacional mostrou em Ihabela que é multidisciplinar. Com dois ouros pan-americanos e três títulos mundiais na classe J/24, além de grande experiência em campeonatos de Match Race, Maurício Santa Cruz é peça chave na equipe de HPE do Relaxa Next, segunda colocada no Warm Up, competição válida pela segunda etapa da Copa Suzuki Jimny. O talento de Santinha foi comprovado em sua estreia: nas cinco primeiras regatas, atuando como tático, levou sua equipe a resultados consistentes, mostrando que pode brilhar na categoria, uma das mais populares one-design da vela nacional País.
"É uma classe nova pra mim. Mais um desafio na minha carreira. Aprendo muito com o barco, conhecendo os ângulos e velocidade. Estou supercontente com as regatas, bastante disputadas e com as raias lotadas (20 barcos disputaram a competição)", diz Maurício Santa Cruz, que tem o objetivo de levar a equipe de Roberto Mangabeira ao título brasileiro, que será disputado em setembro, no Iate Clube do Rio de Janeiro .
No próximo fim de semana (2e 3 de junho), a competição termina no Yacht Club de Ilhabela (YCI) e o carioca Maurício Santa Cruz espera manter a regularidade. Se levar o Relaxa Next ao título, entra na galeria de campeões no HPE, que conta com Robert Scheidt e Bruno Prada. "O objetivo é manter uma boa média e tentar sair com o título do Warm Up. A competição é sempre muito equilibrada e os resultados precisam ser bons em todas as provas", revela o atleta, que foi ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e 2011.
As disputas de HPE em Ilhabela estão empolgantes, com regatas definidas no finalzinho. Nenhum barco conseguiu vantagem folgada nesse Warm Up. Entre os 20 da flotilha, a liderança está com o Jimny/Takeashauer (Marcos Ashauer), empatado com o Relaxa Next (Eduardo Mangabeira). Os critérios de desempate dão vantagem ao Jimny/Takeahauer. O Ginga (Breno Chvaicer), campeão de 2011, caiu para terceiro lugar.
Santinha, que além do Pan venceu os campeonatos mundiais de J/24 de 2006, 2007 e 2009, espera lutar também pelo título da Rolex IlhabelaSailing Week, que será disputada entre os dias 7 e 14 de julho. "A Copa Suzuki Jimny é encarada como um treinamento para que, em julho, tenha mais entrosamento e entenda mais sobre o barco".
Sócios do YCI prestigiam evento - Além do Relaxa/Next de Roberto Mangabeira, outros 15 barcos inscritos na Copa Suzuki Jimny são de sócios do Yacht Club de Ilhabela. Além de inscrever os barcos na competição, os representantes do YCI ajudam a organizar de maneira exemplar e profissional os eventos.
A capacidade de organização é o grande diferencial dos eventos realizados o clube. Todos os anos, o clube realiza competições de alto nível nas raias, com os melhores velejadores do País e os barcos mais modernos. "A organização faz a diferença. O YCI fez investimentos em infraestrutura, temos uma juria de alto padrão, divulgação e patrocinador de verdade. São condições encontradas em eventos internacionais de ponta. Além disso, as datas próximas a feriados favorecem a todos", relata Sérgio Keplacz, do Asbar.
Veja os barcos de sócios inscritos na Copa Suzuki Jimny:
Asbar (Sérgio Keplacz)
Aventura (José Vitta)
Bixiga (Pino Di Segni)
BSS (Marcelo Christiansen)
Coccon (Marcelo Caggiano)
Fit to fly (Eduardo Mangabeira)
For sale (Décio Goldfard)
Hélios II - Hospital Sírio Libanês (Marcos Lobo)
Inaê Transbrasa (Bayard Umbuzeiro Filho)
Laranja (Rubens Sabino)
Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva)
Palmares (José Romariz)
Relaxa/Next (Roberto Mangabeira)
Skua (Gonzalo Cardonelli)
Touché/Tomgape (Ernesto Breda)
Zeppa (Diego Zaragoza)
Mais resultados - Na ORC, o Tomgape (Ernesto Breda) lidera com apenas cinco pontos perdidos em quatro regatas. Atrás vem o Tembó Guaçu com 10 perdidos. A liderança da BRA-RGS A está com o Jazz (Valéria Ravanni). Na subdivisão B, o Nomad (Márcio Dottori) venceu três das quatro provas do calendário. Na C, destaque para o Rainha (Leonardo Pacheco). Na Cruiser, o melhor do Warm Up é o Helios II - Hospital Sírio Libanês (Marcos Lobo) com 100% de aproveitamento em quatro regatas. NaC30, o Loyal (Marcelo Massa) é o primeiro colocado
Resultados acumulados do Warm Up:
HPE após cinco regatas e um descarte
1º - Jimny/Takeashauer (Marcos Ashauer) - 10 pp (1+7+2+5+2)
2º - Relaxa Next (Roberto Mangabeira) 10 pp (3+1+8+2+4)
3º - Ginga (Breno Chvaicer) - 12 pp (2+3+3+4+15)
A Copa Suzuki Jimny / XII Circuito Ilhabela de Vela Oceânica tem organização do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio máster da Suzuki Veículos e co-patrocíno da SER Glass. Os apoiadores são a Prefeitura Municipal de Ilhabela, Brancante Seguros, Ancoradouro e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.